Três objetivos para melhorar o sono até 2020

Dez 29, 2019 | CONSELHOS, DESCANSO

Ano novo, vida nova. Os Provérbios são sempre muito fiéis ao que vivemos na realidade, ou seja, quem não fez uma lista de propósitos a cada novo ano?

Chamar a esse amigo com quem ele nunca fica, viajar para a cidade que sempre esteve na lista de afazeres, ou provar comida japonesa estará certamente em muitas das listas de desejos de 2020. Muitas pessoas também tomam decisões sobre sua saúde: parar de fumar, fazer algum exercício ou melhorar a qualidade e o tempo de sono são outras coisas essenciais.

Três objectivos em 2020 para melhorar o sono

Descansar horas suficientes

Sim, é verdade que às vezes o dia não parece ter horas suficientes para fazer tudo o que queremos: trabalho, crianças, lazer … Em muitas ocasiões é difícil conciliar os horários e acabamos por ficar sem tempo para descansar.

Erro grave! Não dormir um mínimo de sete ou oito horas só fará com que o sono se acumule, o que está directamente relacionado com a redução da capacidade de realizar as actividades do dia-a-dia.

O primeiro objectivo para 2020 é garantir um compromisso seguro e firme de dormir as horas mínimas recomendadas. Talvez você deve reduzir o tempo de TV após o jantar e ir para a cama com um livro de alguns minutos para chamar para dormir. Depois de experimentá-lo por alguns meses, você verá os benefícios e não vai querer tirar um minuto de suas horas de sono.

Um livro sim, o telefone, o tablet e a TV não

Há alguns anos, o celular ganhou a batalha do livro e a maioria das pessoas usa os últimos minutos do dia para rever suas redes sociais e trocar mensagens na cama.

Segundo grande erro! Especialistas em repouso descobriram que a luminescência das telas não é apenas prejudicial à visão, mas é diretamente responsável por piorar a qualidade do sono.

E é que nossas experiências corporais mudam se estivermos com o celular, o tablet ou a TV até o último minuto antes de ir dormir. Está provado que as telas alteram a secreção de melatonina, que é o hormônio que gera o sono.

Estamos expostos a telas durante todo o dia e é por isso que entre os propósitos de 2020 recomendamos incluir deixar esses dispositivos fora do quarto durante a noite. Em troca, seria ideal voltar ao hábito de esperar para dormir com um bom livro nas mãos.

Mais desporto e menos jantar

A fim de contribuir para o sono, recomenda-se a prática de algum esporte. Não precisa de ir ao ginásio para levantar pesos: uma caminhada rápida durante uma hora por dia, correr alguns dias por semana ou fazer abdominais, abdominais ou flexões na sua sala de estar será mais do que suficiente.

Apostar no exercício irá melhorar a saúde, ajudar a regular o peso e melhorar a resistência, bem como melhorar o sono. Isso mesmo! Idealmente, o exercício deve ser feito, o mais tardar, no início da tarde. Depois disso, apenas a atividade será estimulada e pode ser contraproducente.

Por outro lado, é importante ter alguns jantares leves e não apenas antes de dormir. Os vegetais devem ser o centro da dieta nos jantares e a ingestão deve ser pelo menos uma hora antes de dormir. Evitar bebidas excitantes e beber uma infusão também são dicas a ter em mente.

Da mesma forma, tente não dormir com sede, pois isso será perturbador e pode ser uma dificuldade para adormecer. Como dica, ter uma pequena garrafa de água na cama pode resolver este problema.

Com estes objetivos em mente, você fará de 2020 um ano em que melhorará a qualidade do seu sono e verá os benefícios que ele traz para a sua vida. Não há nada melhor do que viver descansado e enfrentar cada novo dia com a energia oferecida por ter dormido perfeitamente. Você vai adorar o colchão em casa!