Sesta en Manhatan
A sesta é um costume espanhol cujo êcito é universal. Especulou-se muito sobre ela, já que geralmente está mal vista sendo que o conceito popular diz que quem a pratica são os preguiçosos. Não obstante, ao largo da história se tem demonstrado que tem muitos benifícios, entres os quais a retenção de memória.
Juan José Ortega da Socidad Española afirma: “Uma breve sesta ajuda-nos a aliviar o stress, fortalece o sistema imunológico e melhora o rendimento”. Além disso, graças a alguns estudos sabemos que a sesta pode reduzir a hipertensão e a mortalidade por doenças coronárias até 37% e melhorar a memória em só 6 minutos.
Como consequência de todos estes estudos que revelam os benefícios da sesta para a saúde, esta cada vez está melhor vista e mais pessoas se acostumam a incluí-la na sua rotina. O problema é que alguns horários de trabalho, seja por falta de tempo ou por distância da casa, não permitem que se possa descansar ao meio-dia. Nova Iorque é a cidade que nunca dorme, e onde as horas médias de trabalho da semana são as mais elevadas dos Estados Unidos. Depois de unir todos estes fatores, nasce a ideia de Nap York. Um lugar na Big Apple onde pode afastar-se do ruído por um momento e descansar durante o seu descanso de meio-dia.
Nap York consta de um edifício de três andares situado em pleno centro de Nova Iorque (sétima avenida com a 36) onde pode encontrar diferentes zonas de descanso, desde uma sala com cabinas de camas até um terraço com camas paraguaias, passando por um espaço onde pode encontrar mesas de escritório e sofás redondos para relaxar. Os preços de Nap York variam dependendo do tipo de suporte que escolha para o seu descanso. As mais populares são as cabines “Business Class”, onde paga 10$ para dormir 30 minutos e daí para a frente, quanto mais exclusividade, mais caro é o preço a pagar.
Esta é uma alternativa para aqueles que não descansaram bem durante a noite e que preferem uns minutos de sesta em vez de utilizarem cafés ou bebidas energéticas. Em Nova Iorque só 24% das pessoas dormem as recomendadas 8 horas, pelo tanto não dão 100% durante o turno laboral. Segundo um estudo de Rand Corporation de 2016, não dormir o suficiente faz com que estejamos de mau humor, que custe concentrar, que falte criatividade e que se baixe a produtividade. Todos estes pontos supõem um custo para a economia dos Estados Unidos de 411.000 milhões de dólares por ano.