Remédios para a astenia primaveril
A estação associada ao amor, à felicidade, à luz do sol e às paisagens mais belas, é também um pequeno suplício para certo tipo de pessoas. Aquelas que sofrem de astenia primaveril. Felizmente, existe uma série de remédios naturais para a combater.
O que é a astenia primaveril? Causas e sintomas
A astenia primaveril recebe a categoria de distúrbio transitório de carácter leve. O que quer dizer isto? Que empata em características com outras doenças sazonais, como por exemplo, o transtorno afetivo sazonal, mais comum no inverno.
No caso da astenia primaveril, falamos de uma espécie de fadiga generalizada que vai para além do físico, já que também é desgastante psicologicamente. Em geral, provoca um estado de debilidade que é acompanhado por outros sintomas, como uma má higiene do sono. As pessoas que sofrem com esta alteração são subjugadas a uma sonolência diurna inadequada. E, por muitas horas que durmam pela noite, não influi no extremo cansaço que sofrem durante o dia.
Ainda que afete mais as mulheres, a astenia primaveril pode aparecer em todos os tipos de pessoas. Entre os sintomas associados encontramos os seguintes:
– Estado permanente de tristeza.
– Falta de motivação para enfrentar o dia a dia.
– Falta de concentração.
– Nervosismo.
– Irritabilidade.
– Perda de apetite.
– Pouco desejo sexual (e disfunção eréctil nos homens).
– Ansiedade, stress e depressão.
– Má higiene do sono: insónias noturnas, dificuldade para conseguir adormecer, e sonolência diurna.
– Tonturas e dores de cabeça.
– Mal-estar generalizado.
No que diz respeito às causas que provocam o seu aparecimento, se é verdade que ainda são parcialmente desconhecidas, já se conseguiram encontrar uma série de padrões. Por exemplo, a alteração dos níveis no sangue de certos neurotransmissores ou hormonas, entre os quais se encontra a serotonina. Tudo isso, combinado com uma maior exposição à luz natural (os dias vão-se tornando cada vez maiores), acaba por levar à astenia primaveril.
Alimentos, complementos e remédios de índole natural que nos podem ajudar a atenuar os sintomas da astenia primaveril
1. Manter uma dieta saudável e equilibrada
Não há nada melhor do que aumentar a ingestão de certas verduras e frutas, de modo a lutar contra a astenia primaveril. Uma dieta onde as saladas se tornam protagonistas, e as acompanhamos com cereais e legumes, e por uma diminuição muito acentuada de todas as gorduras saturadas (adeus aos bolos e comidas processadas). Além do mais, beber mais de um litro e meio de água diariamente vai ajudar a manter uma adequada hidratação.
A tudo isto devemos juntar suplementos alimentares, como o gérmen de trigo, as algas, o pólen, ou incluso a levedura de cerveja. Em definitivo, elementos ricos em certos tipos de vitaminas. Por exemplo, as pertencentes ao grupo B.
2. Depure o seu organismo
A dieta saudável deve ser complementada com uma depuração do organismo. Isto pode ser conseguido com sumos de aipo (aos que podemos adicionar um pouco de maçã, para melhorar o sabor). O motivo está relacionado com as vantagens que oferece o aipo: fortalece o nosso fígado e elimina toxinas, entre outras vantagens.
3. O protagonismo da vitamina C
A vitamina C ajuda o nosso organismo, fortalecendo-o, e lutando contra o aparecimento do cansaço. Além do mais, descobriu-se que influi positivamente nas glândulas suprarrenais, aquelas que ativam o organismo. Em definitivo, a vitamina C é sinónimo de energia. Em que alimentos encontraremos este tipo de vitamina? Em frutas como as laranjas, o kiwi, os morangos, o pêssego, ou os limões. E em verduras e hortaliças, como a couve, os tomates, ou o aipo, e ainda em certas leguminosas, como os feijões.
4. As plantas medicinais
A todos os acima mencionados podemos acrescentar uma ajuda tão saudável e natural, como as plantas adaptogénicas e de carácter depurativo:
– Ginseng: melhora a nossa energia, as funções dos rins, ajuda a controlar o colesterol, aumenta a capacidade muscular, melhora a memória, e pode até aumentar a libido sexual.
– Sabugueiro: contém uma série de propriedades desintoxicantes, que ajudam o sistema pulmonar e urinário.
– Salsaparrilha: este remédio natural luta contra as doenças relacionadas com a pele ou com o reumatismo.
– Amor-perfeito: sob este simpático nome, esta planta híbrida ornamental com bonitas flores encerra qualidades tão saudáveis, como a melhora da nossa pele.
– Fumária: esta planta possui qualidades depurativas, além de ser um bom complemento para emagrecer.