Relógio biológico: padrões de sono e vigília

Jan 12, 2021 | CONSELHOS, DESCANSO

Certamente já ouviu falar do relógio biológico. É uma espécie de dispositivo de tempo inato que o corpo possui. Na verdade, este relógio pode ser encontrado em quase todos os órgãos e tecidos, e é controlado pelo relógio principal ou núcleo supraquiasmático (NSQ) que recebe informações diretas dos olhos.

Os relógios biológicos produzem ritmos circadianos, além de regular a sua programação. Embora a verdade seja que esses ritmos circadianos também podem ser afetados por sinais do ambiente, como a luz do dia, que pode ativar e desativar os genes que controlam os relógios biológicos.

Na verdade, as mudanças luz-escuridão podem redefinir, desacelerar ou acelerar os relógios biológicos e os ritmos circadianos. E isso, claro, também tem uma grande influência nos nossos padrões de sono e vigília.

O ritmo circadiano e as diferentes funções corporais

Os ritmos circadianos desempenham um papel importante nos padrões de sono e vigília e acordar, mas também em muitas funções corporais: a secreção de hormonas, os nossos hábitos alimentares, digestão, temperatura corporal…

Na verdade, os relógios biológicos que funcionam lenta ou rapidamente podem produzir ritmos circadianos alterados ou anormais. Estas alterações têm sido relacionadas a várias condições médicas crónicas, como obesidade, diabetes, distúrbios do sono, depressão ou distúrbio afetivo sazonal.

O ritmo circadiano e os padrões de sono-vigília

Além de desempenhar um papel fundamental em várias funções vitais, o ritmo circadiano é responsável por determinar os nossos padrões de sono e vigília. O relógio principal ou núcleo supraquiasmático recebe informações da luz que entra pelos olhos e viaja pelos nervos ópticos até o cérebro.

Quando há pouca luz (como à noite, por exemplo), este núcleo diz ao cérebro para produzir mais hormonas do sono (conhecidas como melatonina) para que o nosso corpo sinta mais necessidade de dormir.

Então, é por isso que ultimamente se tenta dedicar tanta atenção a quando ficamos na cama com o telemóvel à noite. A exposição a esse tipo de luz à noite pode alterar os ritmos circadianos e os padrões de sono-vigília.

O mesmo se aplica ao trabalho por turnos. Especialmente aquelas pessoas que trabalham em turnos noturnos podem experimentar mudanças nos seus padrões de sono-vigília, bem como nos seus ritmos circadianos em geral.

Problemas de sono relacionados com os padrões de sono-vigília

Quando nosso corpo sofre um “jet lag” e a hormona do sono (melatonina) é afetada, isso pode ser a causa de vários problemas. Entre eles:

Mudanças nos horários do sono

O relógio interno do corpo precisa ser reajustado em determinados momentos. Um deles é quando trabalhamos à noite e dormimos durante o dia. Às vezes é complicado, principalmente no caso de pessoas que têm turnos rotativos ou trabalham diretamente à noite e podem sentir-se cansadas à noite quando precisam trabalhar, ou muito acordadas durante o dia quando deveriam dormir.

Descompensação horária (jet lag)

Certamente que este termo lhe parece familiar. Também conhecido como “transtorno do jet lag”, o jet lag é um problema temporário do sono que pode afetar qualquer pessoa que viaje entre vários fusos horários, geralmente de avião. Consiste numa incompatibilidade nos padrões de sono e vigília devido a esta viagem.

Doenças

Certos problemas de saúde ou doenças podem afetar os hábitos de sono. Entre eles encontramos depressão ou demência, por exemplo. As pessoas que sofrem destes tipos de problemas podem ver o seu repouso afetado.

A atmosfera ambiente à hora de dormir

Embora possa parecer sem importância, a verdade é que muita luz ou muito barulho podem fazer o nosso corpo sentir que não é a hora de dormir. Lembre-se de baixar as persianas!

Secuelas de drogas e álcool

Tanto o álcool como algumas drogas podem causar problemas de sono. Embora possamos não o perceber, a verdade é que é bastante comum que as drogas e o álcool nos impeçam de descansar adequadamente.

Resumindo, como pode ver, os nossos padrões de sono-vigília podem ser facilmente alterados em várias ocasiões. Por isso é tão importante manter os nossos horários o mais estáveis ​​possível, a fim de evitar problemas no futuro. Lembre-se de que descansar é a chave da nossa saúde!