A Melhor Postura para Dormir: Descanse Como Nunca
É bem conhecido o feito de que passamos um terço do dia a dormir na cama. Dormir é fundamental para que o nosso corpo funcione com normalidade ao dia seguinte. No entanto, por vezes, o descanso que levamos a cabo quando dormimos não é o suficientemente reparador, e isto pode ser devido a diferentes causas. Entre elas, porque não sabemos qual é a postura para dormir bem.
Uma das causas mais habituais pelas quais não chegamos a descansar bem são as dores cervicais, lombares e/ou musculares que surgem quando dormimos mal. Estes incómodos podem surgir quando, em vez de relaxar a musculatura do nosso corpo ao dormir, fazemos exatamente o contrário: acumular tensões. Assim, quanto mais tempo se passa na cama a tentar dormir, mais dores surgem, e menos se descansa.
As tensões acumuladas podem surgir por várias razões. Um colchão em mau estado pode ser um dos problemas pelos quais estas tensões acontecem, mas esta não é a única razão: porque as diferentes posturas corretas para dormir também podem ser importantes na hora de ter um descanso reparador e, deste modo, evitar as dores musculares.
Posturas para dormir
Existem muitas posições para dormir. Quase tantas quantos os tipos de pessoas que existem no mundo. E é que as formas de dormir não só englobam como colocamos o nosso corpo, ou para que lado se dorme melhor, já que também podemos entrar em outras variantes.
Desde a composição do próprio colchão, a detalhes pessoais e intransferíveis. Por exemplo, os que necessitam abraçar a almofada, ou situar um travesseiro entre as pernas. Como dizíamos, as possibilidades são infinitas, ainda que, a pergunta em relação a que lado se dorme melhor, e para que lado se deve dormir, não tem assim tantas respostas corretas.
Mas, para além das variantes personalizadas, poderíamos concluir que, principalmente, existem três posturas a dormir: barriga para cima, barriga para baixo, e de lado. A propósito, mais à frente responderemos à pergunta de qual é o lado sobre o qual é melhor dormir.
Dormir de barriga para cima
Dormir de barriga para cima é, praticamente, um feito inato entre as pessoas. É que essa é a forma que temos de nos deitarmos na cama. Por isso, costuma ser a postura mais comum no início da noite.
Basicamente, consiste em que o dormente se deite de barriga para cima, com os braços aos lados do corpo ou cruzados sobre o peito. Com esta posição, a cabeça e a coluna vertebral estão alinhadas.
Dormir de barriga para baixo
Muito menos comum é esta postura. É que dormir de barriga para baixo é mais antinatural para os humanos, ainda que existam milhões de dormentes que preferem e optam por esta postura. No entanto, outras pessoas acabam por dormir nesta posição devido ao muito que se movem durante a noite.
Dormir de barriga para baixo diz-se de quando o dormente se deita de barriga para baixo, com a cabeça virada para um lado, e os braços aos lados ou numa posição de abraço. Em muitas ocasiões, as pessoas que apostam de início por esta postura necessitam abraçar um travesseiro ou uma almofada.
Dormir de lado
Quando o dormente se deita de lado, com as pernas dobradas e os braços aos lados. Neste caso, dormir de lado (qualquer dos dois), também pode implicar que a pessoa necessita abraçar uma almofada, ou introduzir o braço por debaixo.
Dormir de lado implica que a coluna vertebral estará mais alinhada do que na posição de barriga para baixo.
Em que postura não é recomendável dormir?
Ainda que pareça que qualquer posição é válida para o nosso descanso, o certo é que existem algumas posturas mais recomendadas do que outras. Em concreto, falamos da pior posição para dormir: de barriga para baixo.
Esta posição pode ser prejudicial para as nossas costas, e nada benéfica para a nossa saúde em geral. Isto pode ter várias causas: principalmente, esta postura não favorece que a coluna vertebral esteja reta.
Dormindo de barriga para baixo faremos com que a nossa coluna sofra uma rotação excessiva, o que pode provocar que os músculos, articulações e os nervos dos diversos níveis da coluna se possam ver afetados e danificados. Portanto, o melhor será evitar esta postura, se não nos queremos arriscar a sofrer de problemas musculares, como lombalgias ou tendinites.
Posturas nas quais é mais recomendável dormir
Já ficou claro que dormir de barriga para baixo é, definitivamente, uma postura incorreta para dormir. Mas, o que é que acontece com o resto de posições? A verdade é que as seguintes posturas são algumas das mais comuns para dormir, mas, em muitos casos, não são as mais indicadas:
Dormir em posição de barriga para cima
Falamos de uma das posições mais utilizadas na hora de descansar, assim como de uma das mais preferidas. O certo é que pode resultar uma postura apta para desfrutar de um bom descanso em alguns casos, mas existem várias exceções.
Por exemplo, no caso das mulheres grávidas, dormir de barriga para cima pode causar problemas na circulação e nas costas. Além do mais, esta posição também não está recomendada para aquelas pessoas que sofrem de apneia do sono. Neste caso, os especialistas advertem que os ronquidos podem piorar quando estas pessoas dormem de barriga para cima.
Dormir de lado, na posição para o lado direito
Dormir para o lado direito, assim como dormir para o lado esquerdo e de barriga para cima, é uma das posições mais comuns que adotamos quando vamos dormir. No entanto, a verdade é que, ainda que não tenha por que causar qualquer problema em concreto, esta postura não é a mais recomendada, no que ao descanso diz respeito. Então, como dormir corretamente?
A melhor postura para dormir
Até há pouco tempo, pensava-se que a postura que cada um adotava ao dormir era simplesmente uma questão de preferências. Porém, o certo é que a ciência foi capaz de determinar que existe o que se considera como a postura correta para dormir: para o lado esquerdo. Mais tecnicamente, a postura em decúbito lateral esquerdo.
Dormir para o lado esquerdo
Ao que parece, segundo uma investigação publicada na revista The Journal of Neuroscience, a postura para dormir melhor é quando o dormente se orienta para o lado esquerdo do seu corpo. E, entre os motivos, encontramos vantagens para a saúde tão grandes como a contribuição que oferece ao sistema cognitivo. É que, ao dormir para o lado esquerdo, é capaz de prevenir o aparecimento de problemas vários, como a doença de Alzheimer.
Além disso, a postura ideal para dormir também oferece vantagens para aliviar a acidez estomacal (especialmente no caso das mulheres grávidas, quer para o seu descanso, como para o feto). Isto deve-se a que, nesta posição, se apoia a coluna vertebral e o pescoço, favorecendo assim um descanso mais reparador.
Agora que já sabe que a postura mais correta para dormir é para o lado esquerdo, pode ser que se queira manter o máximo de tempo possível nesta posição. Por nossa parte, convidamos a que trate de se tornar mais consciente quando vai dormir, e que se tente colocar, desde o início, virado para o lado esquerdo. E que faça o mesmo quando se desperte a meio da noite. A sua saúde pode ser bastante beneficiada com tudo isso!