Quanto tempo deve durar a sesta perfeita
Há quem a necessite diariamente, e quem a veja como uma perda de tempo. No entanto, não podemos negar que é uma atividade bastante comum. A sesta define-se como um período breve de sono, geralmente durante o dia. Mas, quanto tempo deve durar a sesta perfeita?
Trata-se de uma prática muito habitual, sobretudo quando somos pequenos, ainda que exista quem não possa viver sem ela, por mais idade que já possa ter. É que a sesta é uma ferramenta que o corpo pode utilizar para manter uma quantidade saudável de energia e sono. No entanto, segundo a nossa idade, podemos necessitar de fazer uma sesta mais curta ou mais longa.
A sesta. Por que a fazemos?
A forma na qual fazemos a sesta tem a ver com a forma na qual dormimos em geral. A maioria dos mamíferos dormem de forma polifásica, o que significa que dormem em períodos curtos durante as 24 horas do dia.
Porém, os seres humanos são dormentes monofásicos, o que significa que os dias da nossa vida são divididos, geralmente, em dois segmentos distintos: um para dormir e outro para estar acordado.
Além disso, também existem outros dois fatores em jogo, na hora de fazer a sesta: a necessidade homeostática (a procura do equilíbrio) de sono do corpo, e os ritmos circadianos, os mecanismos físicos e mentais que nos movem na procura dos momentos ótimos para a vigília e para o descanso.
O que sucede é que, quando nos despertamos, o nosso corpo começa a gerar pressão para que voltemos a dormir, o que vai aumentando ao longo do dia. Além disso, os nossos ritmos circadianos também nos afetam durante o dia. Se uma pessoa está num ciclo de sono normal, com exposição normal à luz e à escuridão, as mudanças físicas e mentais desencadeadas pelos ritmos circadianos dão uma “explosão” de vigília ao final da tarde, com a intenção de nos ajudar até que chegue o momento de ir dormir.
Desta maneira, os ritmos circadianos “anulam” a necessidade homeostática de dormir. Para muitas pessoas, no entanto, a necessidade de dormir torna-se muito pesada antes de que o corpo desperte a vigília. Este é o momento no qual a maioria das pessoas se sentem inclinadas a fazer uma sesta.
Quanto tempo deve durar a sesta perfeita?
Dependendo da faixa etária, necessita-se de uma ou outra quantidade de horas de sono. Em geral, as crianças e os idosos necessitam, normalmente, de dormir mais do que outros grupos de idade, como os adultos.
Quanto tempo deve dormir uma criança?
As crianças têm a necessidade biológica de fazer a sesta, sobretudo durante a infância (desde que são recém-nascidos, até cumprir cerca de 5 anos). A sesta dá às suas mentes e aos seus corpos um tempo de recarga essencial, algo de que necessitam para pôr em dia todo o crescimento que fazem nesse curto período das suas vidas.
As sestas também são essenciais para manter um sono noturno saudável para os bebés e as crianças pequenas. De fato, a hora da sesta poderia incluir-se como parte dos horários de sono recomendados para as crianças.
No que diz respeito aos bebés de 4 a 12 meses, estes devem dormir de 12 a 16 horas ao dia, incluindo as sestas. As crianças pequenas, de 1 a 2 anos, dormem de 11 a 14 horas, com as sestas incluídas também.
As crianças de 3 a 5 anos dormem de 10 a 13 horas, contando com as sestas. As crianças de 6 a 12 anos, de 9 a 12 horas, e os adolescentes de 13 a 18 anos, de 8 a 10 horas, todos com as suas sestas incluídas.
As crianças pequenas costumam necessitar de duas sestas por dia, algo que deveria transformar-se numa sesta por dia, quando alcançam os 2 anos. Estas deveriam durar entre 30 minutos e uma hora e meia.
As crianças em idade pré-escolar apenas precisam de uma sesta por dia, e há até algumas crianças com esta idade que não necessitam de fazer nenhuma sesta. É que, para esta faixa etária, a prioridade deveria ser o sono noturno. Ainda assim, as crianças podem fazer sestas de entre 30 minutos e duas horas, nas primeiras horas da tarde.
Ultrapassada a idade pré-escolar, a maioria das crianças e adolescentes não costumam requerer sestas como tal. Estas podem ser eliminadas gradualmente como uma parte regular do horário de uma criança, no momento em que a sua personalidade e o seu ciclo do sono não se veem alterados por não fazer a sesta, o que costuma acontecer por volta dos cinco anos.
E no caso dos adultos?
As sestas não são apenas uma atividade das crianças. De fato, existem dados que demonstram que as sestas podem ser muito benéficas para os adultos.
Nestes casos, a sesta deve durar um período relativamente curto de sono. Em concreto, para evitar um aumento da sonolência, as sestas devem-se manter nas fases de sono mais “superficiais”, as fases 1 e 2. O tempo destas fases difere de uma pessoa para outra, mas, em geral, isto significa manter sestas de aproximadamente 15-30 minutos de duração.
Há quem prefira fazer sestas mais curtas (de 10 minutos), ou mais longas (de 40 minutos), que também podem ser consideradas como a sesta perfeita. Isto depende de cada pessoa em particular.
E você? É uma dessas pessoas com o hábito de dormir a sesta, dia sim, dia sim? Se assim é, já sabe quanto deve durar a sesta perfeita: não exagere no tempo, se quer dormir bem pela noite!