Quando foi inventada a almofada

Nov 30, 2019 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

Muitas pessoas consideram que a almofada é mais do que apenas um suplemento de descanso. Uma almofada permite-nos descansar o pescoço e ter um sono agradável. Mesmo nas noites de dúvida, tendemos a consultá-la! No entanto, não sabemos da sua história. Quando foi inventada a almofada? As almofadas são conhecidas por serem originárias da civilização Mesopotâmica.

As almofadas são sinónimo de conforto e relaxamento. São uma almofada para a cabeça e pescoço, proporcionando apoio e uma boa noite de sono. No passado, porém, as almofadas não eram exactamente o encosto de cabeça macio que conhecemos hoje.

A história da almofada remonta a cerca de 7.000 AC na antiga Mesopotâmia, agora no Iraque. Essas almofadas eram feitas de pedra e obviamente não eram confortáveis, embora o conforto não fosse realmente o seu propósito. Eram muito diferentes do que entendemos hoje como almofadas. De facto, diz-se que estas almofadas de pedra foram feitas para ajudar a evitar que os insectos entrassem nos ouvidos e na boca dos cidadãos mais ricos.

No antigo Egito, acreditava-se que a cabeça era o assento da vida espiritual e tinha que ser apreciada. As almofadas egípcias eram feitas de diferentes materiais, como marfim, mármore, cerâmica, madeira e pedra. Eles também tinham significado religioso, pois o travesseiro era esculpido com imagens dos deuses e colocado sob as cabeças dos mortos para afastar os maus espíritos.

Estudos arqueológicos ao longo da história revelam que as primeiras almofadas também foram feitas na antiga civilização chinesa. Este acessório consistia em materiais duros como madeira, bronze ou bambu, porcelana e jade. Decorado com imagens de humanos, animais e plantas. Eles acreditavam que os materiais dos quais o travesseiro era feito poderiam ter benefícios para a saúde da pessoa que o usava. Em geral, foi acordado que a almofada de jade aumentava a inteligência. Enquanto os chineses tinham a capacidade de fazer almofadas macias, eles acreditavam que roubavam energia do corpo enquanto dormiam. Então eles apoiaram a ideia de que almofadas duras trouxeram saúde e intelecto.

As civilizações grega e romana introduziram a primeira evolução notável na antiguidade: começaram a fazer almofadas de palha ou penas, com um tecido mais macio. Ter uma almofada era sinónimo de pertencer a uma classe privilegiada.

No século XIX, com o início da Revolução Industrial, a almofada tornou-se comum em quase todas as casas. Durante este tempo, as almofadas tornaram-se mais acessíveis à medida que eram produzidas em massa devido ao avanço da tecnologia. Na Inglaterra, foi a era vitoriana que transformou esses itens em elementos decorativos para sofás e cadeiras.

Durante este tempo e até hoje, a almofada tem avançado como um produto essencial para o nosso descanso e conforto, a ponto de introduzir componentes como viscoelástico, gel, almofadas ortopédicas, almofadas para descanso e sono, e almofadas decorativas. A evolução da almofada ainda não acabou: novos materiais e formas estão constantemente a surgir.