Qual é a face de inverno de um colchão?
Hoje em dia, existem modelos de colchões com faces diferenciadas para cada época do ano, ou seja, para o inverno e para o verão. Cada uma das suas faces conta com camadas de distintos materiais, que permitem reter mais o calor, ou oferecer uma maior respiração e frescura, por outro lado.
Se dispõe de um destes colchões, bastará virá-lo, segundo a estação do ano, para conseguir um descanso mais fresco, ou mais quente. Não obstante, virar tão poucas vezes um colchão pode causar deformações na sua estrutura interna. Explicamos-lhe em seguida como funciona tudo isto.
A face de verão de um colchão
Esta face está desenhada para oferecer um descanso adaptado às características próprias das estações mais quentes, e dos meses mais calorosos. Assim, esta parte do colchão costuma ser composta por fibras mais respiráveis, como o algodão, a seda, ou o linho. Desta forma, consegue-se que o colchão seja mais fresco, evita-se a retenção de calor, e os possíveis suores ao dormir. Além do mais, alguns destes colchões de estação têm incorporados no lado do verão uma camada de gel para manter a sensação de frescura.
A face de inverno de um colchão
A face de inverno destes colchões está fabricada com camadas mais grossas, e de materiais mais quentes, como a lã, ou a microfibra. Além disso, quanto maior for a grossura das camadas de materiais como a viscoelástica ou o látex, maior será a sensação de acolhimento e calidez no descanso.
Para identificar qual é a face de verão ou de inverno de um colchão, podemos olhar para as microperfurações do tecido na superfície. Na maioria de modelos, estas microperfurações correspondem à face de verão, já que permitem uma maior respirabilidade nos meses de maior calor. Não obstante, os fabricantes também costumam identificar a face de inverno, colocando uma etiqueta. É importante dar a volta a este tipo de colchões nas mudanças de estação, ou seja, cada 6 meses, aproximadamente.
A importância de girar e virar os colchões
Os modelos de colchões desenhados para usar ambas as caras podem ter ambos os lados igualmente acolchoados, ou contar com distintos materiais em cada face, como pudemos ver. Em ambos os casos, além de girar o colchão da cabeça para os pés, também é importante dar-lhes a volta. Desta forma, evitamos que os acolchoados se endureçam, devido ao uso diário.
Como fabricantes de colchões, e especialistas no descanso, a sequência recomendada, no caso de que um colchão se deva girar e virar, é intercalar ambos os movimentos de colchão cada dois meses. Quer dizer, se giramos o colchão em janeiro, em março deveremos girar e virá-lo ao mesmo tempo. Passados um par de meses, em junho voltaremos a girá-lo, e em setembro a girá-lo e a dar-lhe a volta novamente. Desta forma, iremos evitar deformações, e conseguiremos que a superfície se mantenha uniforme durante muito mais tempo. Para saber se o seu colchão é de dupla face, apenas tem que consultar a sua ficha técnica.
Por último, aconselhamos aqueles colchões com maior nível de respiração para aquelas pessoas que sejam calorosas, ou que tenham tendência a suar durante a noite. Ainda que também possa ser algo a ter em conta para casas que se encontrem em zonas onde as temperaturas sejam geralmente quentes, como em muitos apartamentos junto à praia. Assim, consideramos que uma boa respiração do colchão é igualmente necessária, quer no verão, como no inverno. E é que, quando faz frio, utilizamos mais camadas e maior quantidade de roupa de cama, o que tornará mais difícil para o colchão respirar, e eliminar a humidade que gera o nosso calor corporal.