Quais são as causas das bolsas nos olhos?
As bolsas nos olhos podem ter diferentes significados. Pode ter algo que ver com a gordura, com a pele flácida, a pigmentação (mudança na cor da pele), e as sombras naturais podem ter como resultado olheiras, uma aparência fatigada, ou ainda estas bolsas nos olhos.
Ainda que estas características possam ser herdadas e manifestar-se na juventude, muitas vezes pioram com a idade.
Sintomas das bolsas nos olhos
Tal como indica a Clínica Mayo, os sintomas das bolsas debaixo dos olhos podem incluir:
- Pele flácida ou solta.
- Inchaço leve.
- Círculos de cor escura.
Quais são as causas das bolsas debaixo dos olhos?
À medida que envelhecemos, os tecidos à volta do olho vão-se debilitando e afundando gradualmente. Esta perda do tónus da pele permite que a gordura se desloque em direção às pálpebras inferiores, fazendo com que pareçam inchadas.
O líquido também se pode acumular nesta área e provocar edema (inchaço). Isto pode contribuir para a aparência mais inchada.
Também podem aparecer sombras debaixo dos olhos, devido às pálpebras inchadas e ao envelhecimento. Outros fatores que podem contribuir para as bolsas debaixo dos olhos são:
1. Ingerir demasiado sal
Demasiado sal ou sódio na dieta não é algo recomendável. O excesso de sódio pode causar retenção de água, e esta retenção pode provocar essas bolsas nos olhos. Isto é algo especialmente comum pelas manhãs, quando na noite anterior ingerimos uma comida muito salgada.
O caso é que, segundo parece, a pele fina à volta dos olhos tem um maior risco de inchar. Isto conduz ao inchaço debaixo dos olhos, ou ao aparecimento de “bolsas”. O nosso corpo irá desfazer-se naturalmente desse inchaço e as bolsas desaparecerão com o tempo, normalmente depois de um par de horas.
2. Não dormir o suficiente
Um estudo publicado em 2013 concluiu que não dormir o suficiente pode causar estas bolsas nos olhos. Também pode ser a causa das pálpebras caídas, dos olhos vermelhos, assim como dos círculos escuros debaixo dos olhos.
Parece que a falta de sono pode debilitar os músculos à volta dos olhos. Também pode conduzir a uma perda de colagénio, o tecido elástico debaixo dos olhos. Isto faz com que se acumule o líquido na área, o que faz com que a área debaixo dos olhos se inche.
O inchaço debaixo dos olhos devido à falta de sono pode durar até 24 horas, ainda que alguns sinais se possam tornar permanentes, caso não durma bem com frequência.
3. Chorar
O pranto faz com que se acumule líquido à volta dos olhos, o que provoca inchaço durante um breve período de tempo. É provável que as bolsas nos olhos por ter chorado desapareçam por si sós com o tempo.
4. Alergias
As alergias podem fazer com que se acumule líquido nos seios paranasais e à volta dos olhos. Isto pode provocar inchaço e o aparecimento de bolsas nos olhos. Por outro lado, uma reação alérgica também pode fazer com que os olhos se ponham vermelhos, fiquem chorosos e nos piquem. As alergias oculares comuns podem incluir:
- Alergia ao pó.
- Poluição.
- Pelo de animal.
- Perfume.
- Produtos químicos.
- Caspa.
As alergias costumam ser uma causa comum para os olhos inchados. Isto sucede porque as células protetoras dos olhos, chamadas mastócitos, emitem proteínas imunitárias chamadas histamina, de modo a combater os alérgenos. Isto faz com que os nossos olhos se tornem sensíveis e chorosos.
5. Infeções oculares
Uma infeção ocular pode causar inchaço nos olhos, quer seja num, ou em ambos. Podemos ter uma infeção no olho ou na pálpebra. A infeção e inchaço geralmente acontece primeiro num olho, mas pode estender-se rapidamente ao outro olho. Evite tocar e esfregar os olhos. Em qualquer caso, se acredita que pode estar a sofrer de uma infeção, não hesite em consultar-se com o seu médico.
6. Fumar
Fumar também pode irritar os nossos olhos. Também podemos ter uma reação alérgica, se estamos rodeados de fumo, mesmo que não estejamos a fumar. Isto pode fazer com que os nossos olhos chorem e apareçam bolsas nos olhos.
7. Uma lesão
Um pequeno arranhão ou ferida à volta do olho pode provocar também bolsas debaixo dos olhos enquanto se cura a lesão.
8. Canal lacrimal obstruído
Os canais lacrimais drenam as lágrimas. Se estão bloqueados, o líquido pode acumular-se à volta do olho. Isto pode provocar inchaço debaixo dos olhos.
Ainda que essas bolsas nos olhos possam dar-nos uma aparência de fadiga, geralmente costumam ser inofensivas. No entanto, se o inchaço na área dos olhos dói, pica, fica vermelho, ou se não desaparece, consulte-se com um oftalmologista.
O que fazer ante as bolsas debaixo dos olhos
Ainda que, caso o incomodem frequentemente, o melhor será que consulte com um oftalmologista, existem alguns conselhos que podem ser uma ajuda para auxiliar na diminuição do inchaço das bolsas debaixo dos olhos:
- Assegure-se de que dorme o suficiente: a maioria dos especialistas recomendam de sete a nove horas de sono diário.
- Utilize uma compressa fria: pode humedecer um pano limpo com água fria. Depois, coloque este pano sobre os seus olhos durante uns minutos, aplicando uma pressão suave. É recomendável fazer isto enquanto se está sentado, numa posição vertical.
- Limite o sal na sua dieta: isto pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos durante a noite, algo que, como já teve oportunidade de ver, é uma das causas para o aparecimento das bolsas nos olhos.
- Trate de reduzir os sintomas de alergia, e evite esfregar as pálpebras em excesso: evite as coisas que lhe causam alergia sempre que conseguir. Fale com o seu médico sobre os medicamentos para as alergias que pode tomar, caso o veja necessário.
- Durma com a cabeça levemente levantada: isto poderia ajudar a evitar que o líquido se assente à volta dos olhos enquanto dorme. Levante a cabeceira da sua cama uns centímetros, ou simplesmente acrescente uma almofada adicional.
- Utilize cosméticos que possam ajudar a atenuar as bolsas, caso o veja necessário.
Quando devo consultar com o médico?
É provável que, esteticamente, as bolsas debaixo dos olhos lhe sejam incómodas. No entanto, regra geral, estas bolsas não devem ser motivo de alarme, nem requerem de atenção médica.
Pode consultar com o seu médico ou oftalmologista, se estas bolsas nos olhos lhe provocam problemas na vista, dores de cabeça ou irritação. Também é importante prestar atenção se, além das bolsas nos olhos, aparece uma erupção cutânea. Preste atenção aos sinais de alarme, agora que já conhece todas as causas das bolsas nos olhos!