Pés frios: 3 causas e 7 remédios para combater esse problema

Dez 18, 2020 | CONSELHOS, DESCANSO

Um dos inconvenientes com que nos podemos deparar durante a época invernal é o de ter os pés frios na cama. Muitas vezes sentimos o calor necessário no corpo, mas ainda assim continuamos a notar uma sensação gélida nas extremidades quando nos deitamos.

Se é verdade que é algo que costuma acontecer, sobretudo, durante o inverno, também há que ter em conta que não nos afeta a todos da mesma forma.

3 causas dos pés frios

Por que algumas pessoas dormem com os pés muito frios e outras não? Existem várias razões pelas quais algumas pessoas podem ter os pés frios ao dormir, incluindo uma má circulação sanguínea, uma dieta deficiente em nutrientes essenciais, como o ferro e a vitamina B12, ou um baixo metabolismo.

No entanto, as três principais razões são as que indicamos em seguida:

  1. Na maioria dos casos, a causa desta circunstância vem motivada por um problema de circulação sanguínea. E é que, com o frio, produz-se um estreitamento dos vasos sanguíneos, o que supõe uma diminuição do fluxo de sangue que flui através das nossas veias e artérias.
  2. O segundo dos motivos que leva a afetar normalmente os pés está relacionado com o feito de que se encontram bastante mais afastados do coração. Por isso, se o sangue não circula corretamente, iremos encontrar maiores dificuldades para que alcancem a temperatura necessária, e para que mantenham também o calor requerido.
  3. Normalmente, as mulheres são mais propensas a sofrer com este tipo de moléstia, mas isso não significa que não possa suceder o mesmo a qualquer pessoa, e de qualquer idade. Regra geral, ter os pés frios na cama costuma acontecer quando a temperatura fora é baixa, como é lógico.

Em qualquer caso, é aconselhável estarmos atentos ante os pés frios, e é que, caso venham acompanhados de qualquer outro sintoma, poderiam ser o sinal de algum problema de saúde. Exemplos disso podem ser algumas doenças como a diabetes, a falta de ferro, e incluso, ocasionalmente, determinados transtornos neurológicos.

7 remédios de como aquecer os pés frios

Existe um grande número de pessoas que, quando se deitam, podem chegar a ter as extremidades mais frias, sobretudo nos meses de inverno. Se pertence a este tipo de dormente, e se não lhe ocorre nenhuma forma de manter os seus pés quentinhos para dormir, dê uma olhada aos seguintes truques:

1. Utilize uma (ou várias) bolsas de água quente

Se tem os pés frios pelas noites e nunca experimentou usar uma bolsa de água quente, é hora de que o experimente. Falamos de um remédio mais antigo do que aquilo que possa pensar, e que já utilizavam as nossas avós para manter o calor na cama.

Hoje em dia pode encontrar uma multitude de modelos de bolsas de água quente. Se tem uma loja ou um supermercado perto de casa, de certeza que vai encontrar uma bolsa aí. Ou várias! A ideia é encher o recipiente com água quente e colocar as bolsas debaixo do edredão, à altura dos pés da cama, um pouco antes de irmos para a cama. Dessa maneira, quando nos deitarmos, a cama já estará quentinha e os nossos pés não irão sofrer com o frio.

2. Roupa de cama de inverno de algodão e composta por materiais de qualidade

Pode ser que, se passa frio nos pés enquanto dorme, parte da culpa a tenha a sua roupa de cama. E é que, se quer manter o calor dentro da sua cama, é importante que conte com roupa de cama de qualidade, a qual lhe permita manter o calor dentro da mesma, ao mesmo tempo que deixa passar o ar através dela, de modo a evitar assim possíveis suores durante a noite. Para isso, o melhor é optar por lençóis cuja composição principal seja o algodão, e por edredões cuja gramagem seja elevada, dado que a gramagem é o que determina a capacidade calorífica dos mesmos.

Mas, para além da roupa de cama, existe uma espécie de apêndice deste conselho que podemos aplicar. Se está acostumado a dormir sem meias, pode ser que tratar de dormir com elas lhe pareça estranho. No entanto, pode ser muito útil de modo a combater os pés frios pela noite, sobretudo se utiliza umas meias de inverno bem quentinhas.

E é que é muito importante prestar atenção à qualidade das peças que utilizamos para cobrir os nossos pés. A nossa recomendação é o uso de meias que não apertem e que não sejam demasiado grossas.

A melhor ideia é escolher umas meias com uma composição de fibras naturais, como é o caso da lã ou do algodão. Deste modo, o pé poderá respirar e não irá acumular um suor excessivo, algo que pode ser prejudicial.

Por outro lado, é conveniente que durante o dia utilizemos sapatos que sejam cómodos e que não nos apertem. Para isso, quer as solas de borracha, como o revestimento de pele no sapato, poderiam ser ajudas para manter uma temperatura constante durante o tempo que passemos fora de casa.

3. Tomar um banho antes de dormir com água quente

Outro dos truques que pode levar a cabo, de modo a evitar os incómodos pés frios pela noite, é o de tomar um duche com água quente antes de dormir. Se é das pessoas que prefere tomar um banho pelas manhãs, pode experimentar levar a cabo este truque e tomar um banho de vez em quando pelas noites, já que esta alteração no seu dia a dia poderia ser de grande ajuda para evitar esses pés frios enquanto dorme.

4. Manter uma temperatura adequada dentro do quarto

Outro fator que pode estar a causar que tenha os pés frios é que a temperatura do quarto seja demasiado baixa. Esta deveria rondar os 20 graus. Caso seja muito mais baixa do que isto, os nossos pés poderiam sofrer as consequências.

Para manter uma boa temperatura dentro do quarto, utilize o aquecimento ou então mantenha as janelas fechadas pelas tardes, de modo a que se conserve o calor dentro do quarto.

5. Massajar os pés antes de dormir

Outro truque que pode ser de grande auxílio para o ajudar a dormir melhor pelas noites e evitar os pés frios é o de massajar os seus pés antes de dormir. Assim irá ativar a circulação nestas extremidades, o que pode ajudar a que a sua temperatura seja algo mais elevada. Se dorme acompanhado, pergunte-lhe se o pode fazer por si, e desfrute de uma boa massagem noturna!

6. Utilizar uma manta térmica elétrica

Conhece as mantas elétricas? São mantas de um tecido aparentemente normal, mas que, no seu interior, incluem uma série de cabos que permitem que o calor circule através das mesmas. Pode utilizar uma destas mantas para que, antes de dormir, se deite um pouco com a mesma por cima dos seus pés. Assim vai assegurar-se de que vão ficar bem mais quentinhos!

7. Manter uma dieta saudável e equilibrada

Em qualquer momento da nossa vida, e por qualquer circunstância, seguir uma dieta equilibrada é sempre uma garantia para levar uma vida saudável. Neste sentido, é importante decidir-se por uma alimentação adequada e que contenha suficientes proporções de cálcio e vitaminas, de modo a favorecer a melhoria da circulação sanguínea.

Por isso, é conveniente que a preparação das refeições seja baixa em sal, assim como devemos evitar alimentos ricos em gorduras saturadas, como os tentadores snacks. Em seu lugar, o melhor é decidir-se por frutas e verduras de temporada.

Também não nos devemos esquecer de beber a suficiente quantidade de líquidos, para que possamos estar convenientemente hidratados. Escolha as bebidas quentes, sobretudo quando se deita, e irá obter um extra de calidez que favorecerá em certa medida uma temperatura corporal ótima.

Como vê, são muitos os truques que existem, caso se pergunta como evitar os pés frios na cama. Esperemos que, pelo menos, alguma destas dicas lhe sirva de ajuda! Em qualquer caso, se dorme acompanhado, a melhor maneira de evitar os pés frios é manter os pés bem pertinho da outra pessoa!