Porque estás com sono durante o dia?
Há diferentes razões pelas quais você pode ficar com sono durante o dia. Normalmente isto acontece quando não se dormiu o suficiente durante a noite, seja por ir para a cama demasiado tarde, acordando por sede ou pelo desejo de ir ao banheiro, sofrendo de pesadelos ou indigestão, entre outros. No entanto, há momentos em que o excesso de sono durante o dia pode ser devido a um tipo de patologia chamada hipersónia.
Seja qual for o motivo, o sono excessivo durante o dia causa normalmente uma sensação desconfortável de cansaço, afectando a concentração, a memória e o humor, o que tem um impacto directo no trabalho e no desempenho académico e, em geral, na qualidade de vida..
Saiba mais sobre Hypersomnia
Quando uma pessoa que dormiu mais de 7 horas durante a noite apresenta um excesso de sono durante o dia, de modo que pode afectar o seu trabalho e desempenho académico, bem como as suas relações sociais, considera-se que sofre de hipersónia.
A hipersónia pode ser uma desordem em si mesma ou o sintoma de diferentes desordens. Está dividida em dois grupos: hipersónia primária e hipersónia secundária.
Hipersónias primárias
Referem-se a casos em que o excesso de sono durante o dia é o principal sintoma. Entre as principais hipersônias primárias estão as seguintes.
- Narcolepsia: Um distúrbio neurológico complexo caracterizado por episódios em que o sono irresistível ocorre em locais e situações completamente inapropriados. A força deste “ataque do sono” é tal que uma pessoa pode entrar em colapso instantaneamente.
- Hipersónia idiopática: Esta doença ocorre quando uma pessoa dorme 11 horas ou mais e ainda sofre de sonolência e cansaço. Difere da narcolepsia porque não há perda do tônus muscular e seus sintomas são menos definidos e conspícuos.
- Síndrome de Kleine-Levin: Um distúrbio raro que geralmente se manifesta durante a adolescência, e é muito mais comum entre os meninos. É um distúrbio do sono que ocorre de forma intermitente, com dias em que os afetados dormem até 18 horas seguidas, seguidos de outros em que dormem normalmente, sem apresentar quaisquer sintomas. Esta patologia causa nos adolescentes estados de confusão, agressividade e irritabilidade.
Hipersônias secundárias
São as mais comuns e ocorrem quando a sonolência diurna excessiva é resultado de outros distúrbios ou efeitos colaterais de medicamentos. As mais conhecidas e mais comuns são as seguintes.
- Apnéia do sono: ocorre durante o sono noturno, quando a respiração da pessoa afectada se torna muito superficial e pode até ser interrompida. Isto causa uma série de interrupções no descanso que afeta diretamente o excesso de sono durante o dia.
- Insónia: Com uma origem multicausal, é sofrida por quase 100% da população em algum momento da sua vida, causando uma sensação persistente de sonolência diurna.
Outras doenças com sintomas proeminentes de sonolência diurna excessiva incluem Alzheimer, Parkinson, distúrbios neuromusculares, epilepsia e depressão. Se você tiver quaisquer sintomas de sono inadequado durante o dia, é recomendável que consulte um especialista. A prevenção é sempre melhor do que a cura.
Por vezes o sono durante o dia é uma consequência do facto de o descanso durante a noite não ser de boa qualidade e não estar relacionado com nenhuma doença. Em muitas ocasiões não damos importância à nossa equipa de descanso e muitas vezes dormimos em colchões que têm demasiado tempo ou não nos oferecem os benefícios de que necessitamos. Se este é o seu caso, o melhor é renovar o seu colchão o mais