Por que é que se desperta às 3 da manhã?

Jun 6, 2022 | CURIOSIDADES, DESCANSO | 0 comments

Despertar-se a meio da noite é algo mais comum do que possamos imaginar. A maioria de nós desperta-se várias vezes pela noite sem nem sequer nos darmos conta, porque voltamos a adormecer rapidamente. Ainda assim, é normal que queira saber por que é que se desperta às 3 da manhã, e se existe uma razão para isso. 

São várias as razões que podem levá-lo a despertar-se às 3 da manhã ou a outra hora fora do normal, e a não conseguir voltar a adormecer. Deixamos-lhe em seguida algumas das possíveis causas que podem levar a estes despertares.

Despertar-se às 3 da manhã

Os despertares a horas anormais pela madrugada podem dar-se com pouca frequência e não significar nada sério, mas, se sucedem noite após noite, poderíamos estar a falar de insónias.

Alterar os seus hábitos de sono, reduzir o possível stress de que possa estar a sofrer, e consultar-se com um profissional podem ser uma ajuda para abordar estes despertares indesejados.

Possíveis motivos pelos quais se desperta às 3 da manhã

Existem muitas razões pelas quais se pode despertar às 3 da manhã. Uma das causas mais habituais costuma ter muito a ver com estar a viver um período de maior stress, ainda que também se possa tratar de um sinal de insónias, se acontece com maior frequência. Deixamos-lhe algumas das razões mais comuns pelas quais isto pode estar a acontecer:

Stress

O stress é uma das causas principais que podem levá-lo a despertar-se às 3 da manhã. Quando estamos stressados, o nosso corpo ativa o sistema nervoso simpático, e isto pode fazer com que nos despertemos a meio da noite. Devido ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial que se produzem após a ativação deste sistema, pode-se tornar mais complicado voltar a adormecer.

Mas, quando acontece esta ativação do sistema nervoso simpático? Os níveis de stress podem aumentar quando algo na nossa vida nos causa ansiedade ou preocupação. O stress poderia estar relacionado com incertezas ou mudanças em relação a alguma coisa importante da nossa vida, como o trabalho, as nossas relações pessoais, a saúde…

Se acredita que os seus níveis de stress são mais elevados do que o normal, devido a algo que lhe está a causar excessiva preocupação, o melhor será que se consulte com um profissional de saúde mental a esse respeito. A terapia poderia ser uma grande ajuda para o seu caso. 

Envelhecimento

O envelhecimento pode desempenhar um papel muito importante nos ciclos do sono. Quando envelhecemos, os nossos ciclos do sono alteram-se, temos a tendência a tomar mais medicamentos, que também podem alterar os padrões de sono, e podemos desenvolver outras doenças, que também afetem a qualidade do nosso sono. 

Além disso, à medida que envelhecemos, a qualidade do nosso descanso diminui, já que passamos menos tempo em sono profundo. Assim, temos uma maior propensão para nos despertarmos devido a fatores externos, como a luz ou os ruídos.

As horas de sono e vigília também se podem alterar com a idade. É possível que as pessoas mais idosas se deitem e se levantem mais cedo. Se isto lhe acontece, recomendamos-lhe que se consulte com o seu médico, para saber quais as possibilidades que pode ter, de forma a melhorar a sua qualidade de sono.

Insónias

A insónia consiste na dificuldade para adormecer, ou para voltar a adormecer, depois de se ter despertado pela noite de forma regular. Trata-se de um problema comum, tão comum que é experimentado por 10 a 20 por cento da população, e até por 40 por cento das pessoas mais idosas, tal como afirma um estudo publicado em 2012

Em qualquer caso, se acredita que não tem nenhum problema de saúde, e que também não está a passar por um período de stress, pode ser que alterar a sua rotina de sono seja uma excelente ajuda, de modo a evitar que se desperte às 3 da manhã pelas noites, assim como manter um estilo de vida saudável. Consulte-se com o seu médico, caso estes despertares lhe aconteçam com maior frequência.