Por que é importante manter um horário de sono regular durante a infância?
A infância é o primeiro período da vida de uma pessoa, a fase vital desde o nascimento até a adolescência. É uma etapa chave na vida do ser humano, já que nela se desenvolve a nossa pessoa a muitos níveis, especialmente a nível biológico e psicossocial.
Como esta é também a fase em que ocorre o maior crescimento físico, é da maior importância manter uma boa alimentação e uma higiene de sono adequada. A falta de sono (ou falta de qualidade do sono) pode ter consequências importantes tanto para a saúde física como mental, especialmente na infância.
Manter o sono regular durante a infância ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Enquanto dormimos, o cérebro continua a funcionar e a preparar-se para o dia-a-dia. Este não é um processo passivo, mas um estado em que o nosso cérebro permanece activo e dinâmico e que tem um grande impacto na saúde, no funcionamento durante o dia e no desenvolvimento vital do indivíduo. É por isso que é tão importante manter um horário de sono regular durante a infância, para garantir que as crianças tenham descanso suficiente.
Quais são as consequências de não conseguir dormir o suficiente durante esta fase?
A falta de sono pode ter consequências negativas para todos. No entanto, no caso da infância, a falta de sono torna-se um problema ainda mais importante: a proporção de tempo que as crianças passam a dormir é maior do que na idade adulta. Por exemplo, durante os dois primeiros anos de vida, uma criança terá passado mais de 70% do seu tempo a dormir.
Assim, ter uma falta de sono regular durante a infância pode ser negativo em muitos aspectos. Estas são algumas das possíveis consequências que a investigação e os pediatras têm podido observar sobre a falta de sono na infância:
- De acordo com pesquisas sobre o assunto, as crianças que dormem menos do que o recomendado têm notas piores na escola, bem como déficits significativos na expressão e aprendizagem da língua.
- Os pediatras observaram que crianças com padrões de sono perturbados entre os 2 e 4 anos de idade têm mais casos de rinogaringite, otite e enurese nocturna (fazer chichi durante a noite) do que a criança média
Outras possíveis consequências de não ter um sono regular durante a infância podem ser:
- Aumento da dependência emocional do prestador de cuidados
- Falta de atenção
- Timidez
- Insegurança
- Mau caráter
- Insucesso escolar
Um dos graves problemas desta falta de sono durante os três primeiros anos de vida é que ela não se recupera depois. Parece que, na primeira infância, existe um período crítico em que o pouco sono pode ter consequências bastante graves para o desenvolvimento vital da criança, mesmo que mais tarde este horário do sono se torne normal. Assim, uma criança que aos 5 anos de idade não tenha ultrapassado as suas dificuldades de sono é muito mais provável do que outra que o tenha feito sofrer de distúrbios do sono ao longo da sua vida..
Distúrbios do Sono da Infância
Mais de 25% das crianças sofrem de um distúrbio grave do sono em algum momento. Estas, como sabe, podem ter graves consequências tanto para a criança como para a família. Em primeiro lugar, quando uma criança tem dificuldade em dormir, ela se manifesta durante o dia através da sonolência diurna (estar sonolenta durante o dia) que pode se manifestar como:
- Perturbações do humor
- Problemas comportamentais
- Hiperactividade
- Falta de controle de impulso
- Défices cognitivos que levam a problemas
Algunos de los trastornos del sueño que pueden producirse en la infancia son:
- Insónia infantil
- Parassónias
- Movimentos rítmicos relacionados com o sono
- Síndrome das Pernas Inquietas
Em suma, a falta regular de sono durante a infância pode ter consequências importantes para o desenvolvimento vital das crianças. É por isso que é tão importante garantir que eles descansem o melhor possível.