Por quê colocar um alho debaixo da almofada?
O alho é um desses alimentos que, ou se ama, ou se odeia. Trata-se de um alimento muito versátil e que tem lugar em inúmeras receitas, sobretudo no que se pode considerar como as nossas receitas favoritas.
Mas, resulta que o alho não se utiliza apenas na cozinha. É que há quem o utilize também para o seu descanso. Mas, por quê colocar um alho debaixo da almofada? Realmente serve para algo?
O alho e as suas propriedades na saúde
Existem alimentos, como é o caso do alho, que não só se utilizam para potenciar o sabor e o aroma dos alimentos, mas que também têm fins terapêuticos, graças ao seu potencial de prevenção de certas enfermidades.
O alho, membro da família Amaryllidaceae, que se cultiva em todo o mundo, proporciona notáveis benefícios para a saúde. Em 1550 a.C. não existiam antibióticos nem produtos farmacêuticos, pelo que o alho se utilizava com fins medicinais em diferentes epidemias, como o tifo, a cólera ou a disenteria, tal como explica uma investigação publicada em 2010.
Os efeitos terapêuticos do alho devem-se principalmente à grande atividade dos seus compostos bioativos, como os sulfetos orgânicos, as saponinas, os compostos fenólicos e os polissacarídeos.
De fato, segundo afirma uma revisão publicada em 2020, os compostos do alho são capazes de modular certas vias de sinalização do cérebro, o que lhes confere determinadas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, assim como efeitos anti proliferativos, antidiabéticos, antiangiogênicos e cardioprotetores. Porém, há que ter em conta que os compostos que proporcionam estes benefícios no alho, na realidade, não os encontramos de uma forma tão concentrada no alho em si.
Segundo concluem os investigadores da revisão, para compreender os mecanismos exatos dos benefícios do alho na saúde, haveria que levar a cabo estudos amplos, a longo prazo, bem controlados, para obter descobertas mais precisas e consistentes.
E, por que colocar um alho debaixo da almofada?
Diz-se que as propriedades do alho também poderiam ser úteis para o descanso. Isto poderia acontecer, graças aos seus valiosos nutrientes, entre os quais encontramos o zinco, e altas concentrações de compostos sulfurosos, como a alicina. Há quem acredite que alguns destes componentes poderiam ajudar-nos a conseguir adormecer mais rapidamente.
É por isso que se pensa que um dente de alho fresco, colocado debaixo da almofada, poderia conferir um efeito calmante sobre o sistema nervoso, devido aos compostos sulfurosos que este alimento liberta.
No entanto, são nulas as investigações que foram conduzidas com respeito às propriedades do alho para tratar as insónias. Menos ainda, quando estamos a falar de o colocar debaixo da almofada, pelo que parece que, se o que procuramos é dormir melhor, não haveria motivos para colocar um alho debaixo da almofada.
Então… o que fazemos com o alho?
Podemos colocá-lo num guisado, num molho, num caldo…, mas um alho vai-nos servir para pouco mais do que para nos oferecer um odor estranho durante o nosso descanso.
Se o que procura é descansar bem e tem problemas para o fazer, então recomendamos-lhe que siga alguns hábitos saudáveis de sono:
- Estabeleça uma rotina de sono constante. Deite-se à mesma hora, e levante-se também à mesma hora todos os dias.
- Faça exercício com regularidade, mas evite fazê-lo, caso possa, durante as horas prévias a ir dormir.
- Evite o álcool, o tabaco e outros estimulantes. Não serão uma ajuda para o seu descanso.
- Faça sestas curtas. Se é uma dessas pessoas que têm o hábito de fazer a sesta depois de comer, evite que esta dure mais de meia hora. Isto poderia ser contraproducente para conseguir descansar bem pela noite.
- Use o seu quarto apenas para dormir (e para fazer sexo, claro). Evite levar a cabo outras atividades, como trabalhar, estudar ou ver televisão nesse espaço.
De qualquer forma, se está a ter problemas para dormir desde há algum tempo, o melhor será consultar-se com o seu médico acerca do que poderá fazer para resolver esta situação. Pode ser que esteja a ter problemas de stress, pode ser que o seu equipamento de descanso não seja o mais adequado…, mas o mais provável é que colocar um alho debaixo da almofada não seja uma grande ajuda.