Os sonhos mais comuns no Natal
O Natal é a época mais familiar do ano. São uns dias de celebrações, reencontros, refeições em família, festas com seres queridos e presentes. Mas também há maior nostalgia, os sentimentos estão à flor da pele, e lembramo-nos dos que já não estão, e da ilusão que sentíamos na infância quando se aproximava a chegada dos Reis Magos e do Pai Natal. Esta mistura de sensações faz com que tenhamos uma série de sonhos mais comuns e próprios desta época, e que não temos noutros momentos do ano.
O significado dos 7 sonhos mais frequentes no Natal
Sonhar com o próprio Natal
Acabamos de entrar no mês de novembro, mas você já vai sonhando com o Natal. Sonhar, assim de modo geral, com essas festas, é sinónimo de nostalgia, de sentir saudade da infância, ou de querer reencontrar-se com familiares. Também é possível que algum problema familiar esteja presente, e saiba que as iminentes festas vão provocar algum tipo de conflito ou de reencontro indesejado. E esse nervosismo é traduzido a nível onírico através da presença generalizada do tema natalício.
Sonhar com os Reis Magos
É bastante habitual sonhar com que nos visitam os Reis Magos…, mas com uma desagradável surpresa: trouxeram-nos carvão. O que nos vem dizer este sonho é que somos conscientes do nosso mau comportamento ao longo do ano. Existe um sentimento de culpa, e que é representado a nível onírico.
Sonhar com o Pai Natal
A presença do Pai Natal nos sonhos está associada ao otimismo, às expectativas altas e às coisas boas que estão por vir.
Sonhar com presentes
Existe uma combinação entre os sonhos anteriores e o que nos prende agora. A presença de presentes nos nossos sonhos é sinónimo de ilusão. No entanto, também podemos sonhar que chegou o Natal e não recebemos nenhum tipo de presente. O que é que isto quer dizer? Basicamente, que temos um sentimento de frustração e de ilusão ténue pelo nosso presente.
Sonhar com uma árvore de Natal
Não é o mais comum, mas também pode sonhar com uma árvore de Natal. E aqui encontraríamos duas vertentes muito diferentes e com significados opostos. No caso de que sonhe com uma árvore cheia de decoração (luzes, bolas e arranjos natalícios), isto significa que está otimista em relação ao futuro, e com forças e energias para se enfrentar com todos os seus projetos. Porém, e no cenário contrário, podemos sonhar com uma árvore sem luzes e adornos. O que significaria este pinheiro despido de ornamentos? Que estamos presos numa depressão, numa tristeza infinita e numa preguiça enorme, e que temos de colocar um travão em todos esses sentimentos mais negativos.
Sonhar com a lotaria
Ainda que não seja oficial, para o imaginário coletivo as festividades natalícias começam a 22 de dezembro. Ou seja, com o sorteio da Lotaria de Natal. Esta fixação popular transforma-se num dos sonhos mais repetidos e recorrentes. Mas, ao contrário do que pode chegar a imaginar, sonhar com que ganha a lotaria não é sinónimo de sorte. Nem sequer é um sonho premonitório. Sonhar com que ganhamos a lotaria de Natal significa que temos de ser constantes nos nossos objetivos, e não diminuir as forças ou a atitude positiva.
Sonhar com passar as festas natalícias sozinho
Por último, algo mais parecido a um pesadelo. Em certas ocasiões, podemos despertar após ter sonhado com que passamos sozinhos o Natal. O que significa este sonho? Como dizíamos ao princípio, falamos de uma época totalmente impregnada pelas reuniões familiares, pela nostalgia, e por todas as memórias da nossa infância. A solidão é um dos maiores medos que têm os seres humanos, algo que se pode ver potenciado com a chegada de umas datas tão importantes e festejadas. O nosso subconsciente joga com isso mesmo, e transforma esses sentimentos numa espécie de pesadelo.