Os sonhos eróticos mais comuns e o seu significado

Set 6, 2020 | CURIOSIDADES, SIGNIFICADO DO SONHOS

Dormir é um prazer. De tal maneira que, por vezes, é complementado por algo que é universal e democrático. Uma ação que aprisiona todos os mortais e da qual ninguém, por muito que diga o contrário, pode ser salvo: ter sonhos eróticos. Tal como acontece com os pesadelos mais recorrentes ou os sonhos que são mais repetidos, nesta secção X do sonho, existe uma série de sonhos eróticos mais comuns. E como com os seus primos distantes, os pesadelos podem ter uma explicação por trás deles.

É normal ter sonhos eróticos?

Aquela sensação de cansaço e exaustão que, depois de ir para a cama, começa a separar-se de si simplesmente sentindo os lençóis e colocando a cabeça na almofada. E pouco a pouco, adormece. E no dia seguinte, ao despertar, lembra-se e até cora, mesmo que mais ninguém saiba: teve um sonho erótico.

Este tipo de sonhos, tão comuns que têm mais público do que os melhores programas de televisão, são explicados de tantas diferentes maneiras. Se perguntarmos a um determinado sector, mais ligado ao conhecimento popular, dirão-lhe que a razão é porque você se encontra mais quente que o verão. Se, por outro lado, preferir informar-se com especialistas no mundo da psicologia, poderiam citar-lhe Sigmund Freud e a sua famosa frase na qual defende que “a maioria dos sonhos eróticos surgem da necessidade de satisfazer impulsos inconscientes”.

Quer coincidam com fases de menor atividade sexual ou possam aderir ao mantra freudiano que dita que sonhar desta forma liberta os instintos sexuais reprimidos e desejos frustrados, os sonhos eróticos encontram vários denominadores comuns. Por exemplo, e como em outros sonhos (incluindo pesadelos), não podem ser controlados. Outra característica que muitas pessoas partilham e que devemos erradicar é que podem causar mal-estar e desconforto, como se a pessoa que dorme tivesse feito algo sujo ou mesmo infiel.

Quanto à questão de se existem diferenças entre homens e mulheres, estudos como o da Universidade de Montreal indicam que não há grandes discrepâncias, mas algumas ‘nuances’. Por exemplo, as mulheres sonham mais com celebridades ou ex-casais e homens apontam para sexo em grupo. E finalmente, e acercando-nos à pergunta que está a fazer a si mesmo agora: sim, é possível alcançar o orgasmo através de um sonho erótico. Enquanto nos homens é chamada de poluição noturna (ejaculação involuntária durante o sono) e é mais comum na adolescência, nas mulheres não deixa uma marca tão visível, mas também ocorre. Em qualquer dos casos, a conclusão mais clara seria que o órgão sexual mais importante é o cérebro… e não os próprios genitais.

Estes são os sonhos eróticos mais repetidos

Ter relações com um colega de trabalho

Este sonho erótico recorrente atende a uma interpretação que defendemos o que desejamos dessa pessoa, não é o seu físico ou ter relações, mas sim alguma qualidade psicológica que nos faria melhorar a nós mesmos. O facto de que este tipo de sonhos acontece principalmente com os colegas é porque partilhamos muitas horas com eles, o que nos leva a conhecê-los em profundidade.

Sonhando que dormiu com a sua ex-relação

E se estamos a falar de clássicos, nenhum deles supera este cliché sonhador. E não, nem sempre significa que sente ansiedade por voltar com essa pessoa. Dependendo do tempo que passou da separação (de meses a décadas), significará algo diferente. Por exemplo, se tiver um sonho erótico com o seu primeiro amor, isso evocaria uma busca por emoções mais puras, paixões e sentimentos do que experimenta no presente. Se, por outro lado, ainda está a sonhar com uma ex-relacao recente que também partiu-lhe o coração, é mais que provável que ainda haja alguma espécie de conexão a essa pessoa.

Fazer um menage a troix

Sonhar com um ménage é mais próprio e repetido entre os homens. De acordo com os especialistas, se no caso masculino basicamente evoca pura fantasia sexual, no caso das mulheres pode ser interpretada de várias maneiras. Desde o facto de estarem a viver uma fase de muita discussão até ao ponto de surgirem notícias nas suas vidas que têm provocado menos atenção dos seus parceiros (desde um negócio, ou um bebé).

Sexo sadomasoquista

Em regra, estamos a falar do sonho erótico mais repetido entre as mulheres. E mesmo que o seu primeiro impulso seja culpá-lo pelo sucesso de ’50 Sombras de Grey’, a realidade lança algo menos físico e mais emocional. Pode ser porque a pessoa que se encontra a dormir sente-se amarrada ou limitada por uma relação.