Os distúrbios do sono mais comuns

Mai 23, 2020 | PERTURBAÇOES DO SONO

Não prega o olho à noite e a falta de descanso afecta o seu desempenho diário? Se você tem um distúrbio do sono, a sua vida pode se transformar em um pesadelo. Não ter um descanso adequado tem consequências negativas para a sua saúde. E isso é extremamente perigoso!

É por isso que neste post falamos sobre os 5 distúrbios do sono mais comuns entre a população e como aliviá-los.

5 distúrbios do sono

Se você tem problemas para dormir, mas não sabe o que está acontecendo, olhe para esses recursos e conheça de perto o seu problema.

1. Insónia

É a condição habitual que afeta mais e mais pessoas devido ao estresse relacionado ao trabalho, problemas físicos e um longo etcetera. Caracteriza-se por uma incapacidade de adormecer que mantém o indivíduo acordado durante várias ou todas as horas da noite. Há também frequentes despertares noturnos depois de ter conseguido o feito de adormecer.

Existem muitas soluções para este problema, desde ter rotinas adequadas para ir para a cama e acordar, praticar desporto moderado ou beneficiar de técnicas como o yoga ou a meditação, que induzem ao relaxamento e, portanto, ao sono.

2. Apneia do sono

Esta patologia consiste numa cessação súbita da respiração durante o sono que dura pouco tempo, mas que, no entanto, afecta significativamente a qualidade do descanso de quem a sofre. Isso se deve ao fato de que a pessoa deixa de dormir profundamente para experimentar um sono mais leve e menos refrescante.

A principal causa deste problema é uma obstrução das vias respiratórias, que pode pôr em perigo a própria vida do paciente. Casos leves são resolvidos pela modificação de certos estilos de vida, enquanto em casos graves a cirurgia é necessária.

A apneia do sono destrói as vias respiratórias, o que pode mesmo pôr em risco a vida da pessoa que a sofre

3. Sonambulismo

Os sonâmbulos sofrem episódios em que acordam à noite dormindo para realizar ações cotidianas sem ter consciência disso. Em adultos esta condição pode denotar um problema psicológico, enquanto em crianças geralmente indica exaustão, até mesmo ansiedade.

Soluções para acabar com o sonambulismo podem incluir medicação, terapia psicológica e até mesmo auto-hipnose. Um profissional determinará o tratamento adequado com base nas características do paciente.

4. Terrores nocturnos

Esta condição é geralmente comum em crianças entre os 3 e 7 anos de idade. Quando esses pesadelos horríveis ocorrem, as crianças acordam suadas e tão assustadas que podem entrar em choque.

Os terrores nocturnos devem-se a uma hiperactivação do sistema nervoso que ainda não atingiu a maturidade e que é desencadeada por casos de exaustão, doença, stress de qualquer tipo ou ingestão de determinados medicamentos.

Embora não haja tratamento específico para esses casos, os pais podem garantir que os seus filhos adquiram uma série de hábitos saudáveis que lhes permitam reduzir a incidência desses episódios desagradáveis.

Hábitos saudáveis, uma boa higiene do sono ou alguma terapia relaxante são alguns dos métodos para evitar terrores nocturnos

Uma boa higiene do sono ajuda-os a reduzir o stress e a obter um melhor descanso nocturno. Algumas terapias relaxantes pré-sono, como a massagem ou um banho quente, ajudam-nos a gerir a sua ansiedade.

5. Narcolepsia

Esta é uma doença neurológica associada a uma anormalidade do cérebro que modifica os padrões de sono. Portanto, uma pessoa pode adormecer perfeitamente em qualquer lugar por um curto período de tempo, ou seja, alguns minutos, e depois acordar sem saber muito bem o que aconteceu.

O tratamento inclui medicamentos e o estabelecimento de rotinas de sono adequadas, capazes de minimizar os sintomas do paciente com fadiga diurna extrema.

Benefícios do sono

Se você sofre de um distúrbio do sono desta natureza, é vital ir a um especialista para obter soluções o mais rapidamente possível e beneficiar de um bom descanso. Um sono adequado permite-nos ser 100% pessoas funcionais que podem cumprir as suas obrigações diárias de uma forma eficiente. Também nos permite desfrutar da vida e ser pessoas felizes e descontraídas. Pronto para dormir melhor?