Os colchões duros são bons para as costas?

Jan 15, 2020 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

Apesar de anos atrás os médicos recomendarem colchões duros para evitar ou melhorar as dores nas costas, hoje a pesquisa aponta que a firmeza do colchão deve estar entre a média alta, para manter o alinhamento correto das costas e não favorecer o aparecimento de contraturas, como pode acontecer se dormirmos sobre uma superfície muito rígida.

Embora você possa pensar que firmeza e dores nas costas é uma questão de moda e se antes os colchões duros eram recomendados, agora aqueles com mais flexibilidade são preferíveis. A verdade é que se a superfície não ceder ao peso do corpo, esta pressão acaba por afectar os ossos e, consequentemente, o aparecimento de inflamações na zona lombar, na anca ou nos ombros.

Como escolher o colchão perfeito para cada pessoa

Este tipo de estabilidade é recomendado porque a coluna vertebral não será afetada e manterá uma posição correta. Desta forma, se o colchão for muito macio, afundará com o corpo fazendo com que a coluna vertebral se dobre ou, no caso dos colchões mais rígidos, contribuirá para o arqueamento da zona do pescoço e das nádegas.

Portanto, e além do material de que são compostos, como é fácil encontrar colchões de média-alta firmeza, seja viscoelástico, látex ou molas, vamos ver o que mais precisamos analisar para encontrar um colchão que seja perfeito em todos os aspectos.

O peso

O colchão será afectado de forma diferente por uma pessoa mais pesada do que outra. Portanto, o látex e viscoelástico são os que podem ser mais danificados a longo prazo, pelo que será aconselhável para aqueles que têm mais quilos um núcleo com molas. Há também colchões onde o peso e o conforto andam de mãos dadas.

Atenção especial para a área dos ombros e nádegas

Ou seja, as zonas cervicais e lombares, já que são geralmente as partes que mais sofrem se escolhemos um mau colchão, produzindo desde tonturas ou tonturas até dores lombares ou nas ancas. A sensação recomendada é que notamos que ambas as partes têm um bom suporte e se adaptam ao colchão, mas sem serem demasiado rígidas ou afundadas.

Sozinho ou em casal

Não é o mesmo ser dono da cama e poder dormir no meio, como ter apenas uma metade para descansar. Neste aspecto, é melhor escolher uma cama larga, para que ambos tenham o espaço necessário para dormir e não perturbar o parceiro. Por outro lado, o peso aplicado ao colchão é maior, pelo que é necessário ter isto em conta na selecção para evitar o “efeito colher” e o afundamento do colchão no meio. Você também tem que pensar sobre os movimentos de cada um sendo refletido e evitar que não seja notado toda vez que você dá a volta.

A base da cama conta e muito

Quem não se lembra das velhas armações de ferro que suportaram os colchões há anos? Felizmente, agora é fácil encontrar bases de ripas que se adaptam perfeitamente a cada colchão e pessoa, mas é necessário ter em conta que além de oferecer estabilidade, se colocarmos um novo colchão sobre uma base de ripas deformada pelo uso, o colchão copiará os defeitos que o suporte tem. Portanto, se vemos que a base da cama está danificada, é preferível adquirir também uma nova.

Dar a volta ao colchão

Muitos colchões têm uma cara específica para serem usados no verão ou no inverno. Também é recomendável virá-lo pelo menos uma vez por ano para evitar deformações ou fazer desaparecer algum afundamento em uma área específica.

Por outro lado, e embora dependa da qualidade e do uso que damos ao colchão, temos de considerar que a duração de vida dos colchões é normalmente de dez a quinze anos, portanto, se tivermos um colchão duradouro e acordarmos com dores nas costas, é certamente um sinal de que devemos comprar um novo.

Como podemos ver não é muito difícil escolher o colchão ideal para melhorar ou prevenir dores nas costas e quando notamos que o desconforto é crónico, antes de recorrer a colchões duros, talvez a solução seja uma solução articulada onde possamos escolher que parte do corpo queremos ser mais altos e assim reduzir a tensão do peso e, em alguns casos, melhorar a circulação.