Os benefícios da meditação para o descanso
Todos nós já tivemos dificuldades para conseguir adormecer e permanecer dormidos, em algum momento das nossas vidas. Os pensamentos e o stress podem colocar-se no caminho do nosso descanso e, quanto mais tempo passa, maior é o stress que nos invade.
São muitos os fatores que podem afetar a nossa capacidade para dormir. O stress é um dos principais culpados, e que faz com que nos custe adormecer, assim como mantermo-nos a dormir. Para ajudar com esse problema poderíamos utilizar os benefícios da meditação, que parece ser de ajuda, quer para controlar o stress, como para conseguir um melhor descanso.
Os benefícios da meditação
Está claro que não existe uma poção mágica que, de repente, vai permitir que possamos dormir melhor. No entanto, cada vez são mais as investigações que estudam como é que se poderiam utilizar os princípios da meditação para nos ajudar a dormir. Vejamos os seguintes benefícios da meditação sobre o descanso:
A meditação ajuda a reduzir o stress
Um dos fatores principais que costumam interferir na capacidade de desfrutar de um bom descanso é o stress. A meditação pode ser uma ajuda para reduzir o stress e, portanto, para dormir melhor, tal como explicam algumas investigações, como a publicada em 2019.
Esta investigação levou a cabo 18 ensaios, sobre 1.654 participantes. Nela foi possível deduzir-se que a meditação, em concreto o Mindfulness, poderia ser efetiva para tratar alguns aspetos relacionados com as insónias.
Pode ser de ajuda na depressão e outros transtornos
Um estudo publicado em 2015 concluiu que a prática da meditação Mindfulness trouxe como resultado melhoras na qualidade do sono, e também serviu para tratar problemas relacionados com o descanso, como a depressão, a insónia, ou a fadiga.
Neste estudo, um grupo de controlo participou numa sessão de 10 a 30 minutos de meditação Mindfulness, enquanto que o outro grupo participou numa aula de educação sobre o sono durante o mesmo período de tempo. O grupo que praticou a meditação experimentou menos sintomas de insónias, e menor fadiga durante o dia.
Existe pouca investigação a esse respeito, de como é que a meditação poderia ser uma ajuda para melhorar transtornos como a narcolepsia, ou a apneia obstrutiva do sono. É possível que, caso se sofra de algum destes transtornos, a meditação não seja de especial ajuda. Porém, poderia, sim, ser útil para nos ajudar a sentirmo-nos mais tranquilos e relaxados antes de irmos dormir, em qualquer dos casos.
Evoca a resposta de relaxamento do corpo
A meditação poderia evocar a resposta de relaxamento por parte do nosso corpo, tal como explicam investigações como a publicada na revista Frontiers in Neurology. Através de técnicas que se centram na respiração e em levar a atenção da mente ao momento presente, a meditação poderia evocar uma resposta de relaxamento que levaria ao sono.
Isto poderia significar que a meditação induz determinadas respostas fisiológicas, como diminuição do ritmo cardíaco, níveis melhorados de melatonina, assim como uma respiração controlada.
Estimula o autoconhecimento
A prática diária de meditação é reconhecida em todo o mundo como um caminho na direção de um melhor autoconhecimento e bem-estar. Meditar ajuda-nos a ter maior clareza mental, a desenvolver a nossa capacidade de empatia e compaixão, a focarmo-nos na gratidão das nossas vidas, a criar conexões significativas com as restantes pessoas, a trabalhar e explorar através dos nossos medos, e a desenvolver uma maior conexão mente-corpo.
Quando se incorpora a meditação na nossa rotina prévia ao deitar, esta pode preparar a mente e o corpo para que possamos desfrutar de uma melhor noite de sono.
Como levar a cabo a meditação para garantir os seus benefícios no descanso?
A melhor resposta a esta pergunta apenas nos pode ser dada por um profissional de saúde. No entanto, é verdade que existem algumas aplicações ao alcance de qualquer um, e que podem ser um bom início para tentar meditar antes de dormir, e que nos oferecem todo o tipo de opções.
A meditação está ao alcance de qualquer pessoa, e esse é um dos seus benefícios principais. Se tem problemas no descanso, recomendamos-lhe que experimente: não perde nada. Mas, claro, nada é milagroso! Se acredita que tem problemas de insónias diariamente, o melhor será que se consulte com o seu médico.