O que fazer se acordar durante a noite
É uma dessas pessoas que têm tendência a despertar-se durante a noite? Sobretudo em épocas de mudanças, despertar-se repentinamente quando estamos a dormir pode ser algo habitual. Assim, por vezes, estamos a dormir placidamente e, de repente, acordamos. Voltar a dormir parece então uma missão impossível.
Podemos passar por várias meias voltas na cama, levantarmo-nos, acender e tornar a apagar a luz… dependendo de cada pessoa, as estratégias que costumamos utilizar são diferentes, mas nem sempre têm resultados positivos e conseguem ajudar-nos a dormir.
Mas, por que nos despertamos? O que significa isto de despertar-se? Existe, por acaso, algum método que vá funcionar sempre, quando nos despertamos? O que podemos fazer? Contamos-lhe tudo, em seguida.
A vigília, ou “insónia de manutenção”
É bem conhecido que a insónia é um dos transtornos do sono que se sofre mais frequentemente. Segundo o Instituto Europeu do Sono, este problema consiste numa diminuição da capacidade que temos para adormecer. Uma das suas manifestações é a vigília, também conhecida como a insónia de manutenção, ou sono fragmentado.
Na insónia de manutenção, as dificuldades encontram-se na hora de manter o sono de forma continuada durante a noite, segundo explica o Instituto Europeu. Nestes casos, quem sofre com esse problema apresenta despertares frequentes, que duram mais de 30 minutos. Também é comum que quem sofra com este tipo de insónia se desperte mais cedo, e seja incapaz de voltar a dormir, dispondo, no final, de um total de horas de sono muito reduzidas.
Em muitos casos, este tipo de dificuldades para nos mantermos a dormir surgem como um problema independente, e não são a consequência de outros problemas. No entanto, o mais habitual é que este tipo de “despertares” sejam devidos a outras questões, como podem ser uma má higiene do sono, ou outras alterações psiquiátricas, médicas ou neurológicas.
O melhor é que isto seja avaliado por um médico, mas, o que podemos fazer, se esta dificuldade para nos mantermos a dormir aparece de forma pontual e esporádica?
O que fazer se se desperta pela noite?
Em certas ocasiões, este despertar pode ser a consequência de algum problema que não podemos controlar. É por isso que convém consultar com um profissional, se estes despertares se produzem de maneira recorrente.
Mas, como dizíamos, também nos podemos despertar pontualmente, e que isto não seja devido a um problema grave. O que podemos fazer nestes casos, para voltar a adormecer de novo, na maior brevidade possível? Damos-lhe alguns conselhos, que podem servir de ajuda.
Evite prestar atenção à hora que é
Um dos maiores erros que podemos cometer quando nos despertamos é o de olhar para o relógio. É algo bastante comum, mas que, desde logo, não é nada recomendável. Ao que parece, isto poderia resultar em algo contraproducente, que faz com que a nossa atenção se centre principalmente em se voltaremos a adormecer ou não.
Isto origina, como é lógico, que a nossa preocupação por voltar a dormir aumente. É por isso que uma das recomendações principais, ante a possível angústia que possa surgir, é tentar não nos frustrarmos e manter a calma, confiando que poderemos voltar a adormecer.
Para isso, um bom método pode ser tentar distrair a nossa atenção do fato de não conseguir dormir. Por exemplo, podemos colocar a nossa atenção em algo que não tenha porquê causar-nos stress num princípio. Um método muito utilizado para isto é o de visualizar alguma imagem de um momento relaxante ou agradável que tenhamos vivido, ou pensar num lugar onde gostaríamos de ir. Dirigir a mente para esses lugares poderia transportar-nos, e fazer com que nos esquecêssemos do feito de que nos está a custar adormecer de novo.
Por outro lado, o uso de técnicas de relaxamento também pode ser de grande utilidade. Existem técnicas para todos os tipos de pessoas, e pode adaptá-las às suas necessidades, tanto quanto for necessário.
O que, definitivamente, fica descartado, para nos ajudar a adormecer, é fazer alguma coisa que nos possa manter despertos. Um exemplo disso é olhar para o telemóvel. Trata-se de uma ação que podemos fazer incluso inconscientemente. Porém, a luz do telemóvel poderia confundir o nosso cérebro, e fazê-lo pensar que já é de dia.
Em resumo, ao despertarmos pela noite, o melhor é tentar fazer alguma atividade que nos relaxe. No entanto, isto não é útil para todas as pessoas, e é possível que você precise de uma ajuda maior neste sentido. Não hesite em consultar-se com o seu médico, se costuma despertar-se cada noite.