O que é a serotonina e como funciona no seu corpo?
A serotonina, conhecida como a hormona da felicidade, é importante na regulação das funções emocionais. Mas… o que é e como funciona? Esta substância é um neurotransmissor presente nos neurónios. Por outras palavras, é um dos elementos químicos mais relevantes do sistema nervoso. Uma das suas funções é regular as fases do sono.
Os nossos hábitos de vida têm um impacto directo na produção de serotonina. Um défice ou excesso não só do nosso humor, mas também da qualidade do sono.
Os efeitos da serotonina em relação ao sono
O sonho continua sendo um dos grandes enigmas que a ciência ainda não pode resolver completamente. Apesar de ter melhores mecanismos de diagnóstico, o sono ainda é uma grande incógnita a ser resolvida.
Temos algum conhecimento de como funciona graças às técnicas de neuroimagem desenvolvidas em laboratórios. Estas técnicas permitem-nos conhecer os efeitos da produção de serotonina no nosso organismo em diferentes cenários.
A serotonina é um neurotransmissor presente nos neurónios e ajuda a regular as fases do sono
Existe uma substância chamada melatonina, que é metabolizada na glândula pineal pela ação da serotonina. A melatonina é conhecida por ser o principal regulador dos ciclos de sono. Considera-se que a segregação da melatonina depende de fatores como a iluminação do sol ou o exercício físico. Embora haja uma relação com o seu sono, pesquisas posteriores descobriram que a substância responsável pela sua produção é a serotonina.
A relação da serotonina com o seu sonho
O corpo tem a capacidade de se manter adequadamente e ter uma boa regulação. A maioria das substâncias e produtos químicos são gerados de forma autónoma. Isso regula o sistema para que ele seja eficiente em todos os seus processos, como dormir. Embora exista uma relação entre a serotonina e o sono, tanto o déficit quanto o excesso causam alterações negativas.
Níveis muito baixos de serotonina causam distúrbios graves do sono, como insónia. Deve ser adicionado que a insônia, por sua vez, pode degenerar em problemas graves, como depressão, ansiedade e fadiga crónica.
Lembre-se que os níveis básicos de serotonina induzem distúrbios do sono, tais como a insónia
Por outro lado, um nível muito alto de serotonina inibe a fase do sono REM. Este período é um tempo muito importante e necessário para atingir um estado profundo e refrescante.
Portanto, geralmente é melhor procurar um meio-termo. Se for necessário aumentar os níveis de serotonina, os remédios naturais podem ajudar. Podemos citar alguns exemplos:
- Tome banhos de sol ou pelo menos esteja perto de fontes de luz regularmente. Isto ajuda o sistema a auto-regular-se.
- Fazer exercício físico e praticar técnicas de meditação ou atenção.
- Comer bons hidratos de carbono, tais como batatas, facilita a produção de triptofano. Este nutriente está também relacionado com a produção de serotonina e melatonina.
Se procura aumentar os seus níveis de serotonina para um estado ideal, você deve cuidar de sua rotina. Com uma dieta equilibrada, rica em hidratos de carbono e exercício físico, será mais fácil ter uma produção adequada. Cuide de seu dia a dia e suas noites serão melhores, porque como você bem sabe, descanso e saúde andam de mãos dadas.