Por Quê Comprar um Colchão de Gama Alta
Na hora de mudar de carro, analisamos características como a segurança, a velocidade, os estofos e os acessórios. Ainda que tenhamos atenção com o orçamento, tentamos sempre ir ao melhor possível e melhorar o carro que temos. Quando nos mudamos de casa, é para uma com mais metros quadrados, melhor iluminada e situada numa zona mais de acordo com as nossas necessidades. Então, por que não apostar por um colchão de gama alta? Se passamos mais de um terço da nossa vida a dormir, por que não o fazer com as máximas garantias de conforto?
Temos que ser conscientes da importância que tem um bom descanso na nossa saúde e no nosso bem-estar. É por isso que adquirir um colchão de gama alta não é nenhum tipo de risco, mas sim um investimento direcionado para nós mesmos. Não nos podemos arriscar a dormir sobre um colchão de fraca qualidade, algo que será sinónimo de um mau rendimento laboral, académico e/ou de conciliação familiar. E, o que é pior, o seu uso prolongado no tempo pode ter consequências para a nossa saúde.
Com o objetivo de lograr um descanso reparador, o ideal é adquirir um modelo cuja composição interna disponha dos melhores materiais possíveis. Mas, além de tudo isso, encontrará um fator mais secundário, mas que fará brilhar mais a sua própria casa: um design cuja linha de estilismo jogue nos campeonatos mais superiores.
O que significa que um colchão seja de gama alta
Um colchão de gama alta não é apenas um artigo de luxo. É também uma peça chave de modo a garantir um descanso reparador e saudável. É que, ao contrário dos colchões de gama média ou baixa, estes são fabricados com materiais de primeira qualidade e tecnologias de última geração, desenhados para otimizar o seu bem-estar enquanto dorme.
Quando falamos de um colchão de gama alta, referimo-nos a produtos com uma maior densidade nos seus materiais, uma excelente adaptabilidade ao corpo e propriedades que favorecem, quer a respirabilidade, como a manutenção de uma higiene adequada.
Além do mais, estes colchões estão caracterizados por oferecerem um suporte superior e por manterem a sua forma durante mais tempo. Quer dizer, além de garantirem maior conforto, também evidenciam uma durabilidade excecional.
E, obviamente, a firmeza, a ergonomia e a capacidade de se moldarem a diferentes posições de sono são outros pontos a destacar. Em definitivo, a gama alta assegura uma experiência de descanso muito superior quando comparada com a maioria das opções convencionais.
Motivos para comprar um colchão de gama alta
Investir num colchão de gama alta pode parecer uma decisão que requer de uma reflexão profunda, mas os benefícios que isso traz superam largamente o investimento inicial.
Melhor adaptação, conforto e suporte
Um dos aspectos mais importantes que oferece um colchão de gama alta é a sua capacidade para se adaptar à forma e ao peso do corpo. Isto traduz-se num conforto personalizado e que distribui o peso de maneira uniforme, eliminando os pontos de pressão em zonas chave como os ombros, as costas e os quadris.
Além do mais, o suporte firme, mas adaptável assegura um correto alinhamento da coluna vertebral, o que minimiza o risco de dores musculares ou articulares. Esta adaptação não só melhora a qualidade do sono, como também favorece uma melhor recuperação física após as atividades diárias.
Maior Higiene e tratamentos
Outra razão fundamental para apostar por um colchão de gama alta é a higiene que oferece. Estes colchões costumam estar fabricados com materiais hipoalergénicos, e muitos deles incorporam tratamentos anti ácaros, antibacterianos e antifúngicos.
Estas qualidades convertem estes modelos em opções ideais para pessoas com alergias ou com problemas respiratórios, além de garantirem um ambiente de descanso mais saudável. Da mesma maneira, a sua capacidade de respirabilidade impede a acumulação de humidade, um fator chave de modo a evitar a proliferação de ácaros e de maus odores.
Maior durabilidade e longevidade
Pense desta forma: adquirir um colchão de gama alta é uma espécie de investimento a longo prazo. Se a vida útil de um colchão não costuma superar nunca os 10 anos, um modelo de 700 euros acaba por supor 20 cêntimos ao dia. Valores que, possivelmente, sejam os que demonstrem melhor relação qualidade-preço entre todas as compras da sua vida. Obviamente, esta durabilidade será muito menor no caso de apostar por gamas mais baixas.
Maiores qualidades
Continuando com algumas das comparativas do início do texto, quanto mais dinheiro paga por um carro, mais qualidades este lhe vai oferecer. Com os colchões acontece exatamente o mesmo. As suas características extra que os diferenciam de gamas mais baixas são sinónimo de maior independência de zonas de descanso (com o correspondente aumento do descanso de ambos os membros do casal), maior nível de frescura e de respirabilidade (ideal para pessoas com excessiva sudação e para períodos do ano mais quentes), ou ainda o aumento da adaptabilidade em relação à figura do dormente. E, obviamente, melhores tecidos e acabamentos.
Benefícios na saúde e no bem-estar
Por último, encontramos o ponto mais importante de todos: a sua saúde. Um colchão de gama alta, graças à sua boa distribuição do peso do corpo, garante a ausência de dores musculares provocadas por um mau descanso e por posturas incorretas. Isso é algo que os modelos de gamas mais baixas não vão poder alcançar. Após uma noite de conforto, no dia seguinte não se irá deparar com falta de concentração nem com problemas nas zonas lombares ou cervicais. Além do mais, estará de melhor humor e poderá enfrentar assim um longo dia de rendimento laboral, académico e familiar.
Maior personalização
A personalização é outro dos grandes atributos dos colchões de gama alta. Estes produtos oferecem uma grande variedade de opções no que diz respeito à firmeza, aos materiais, assim como a características adicionais.
Desde colchões com camadas extra de espuma viscoelástica, até modelos que incorporam tecnologias de ajuste automático segundo a postura, as opções são praticamente infinitas. O que é que isso permite? Que os leitos se possam adaptar às necessidades físicas do dormente, e ainda às suas preferências pessoais. Em definitivo, vão ser capazes de assegurar um descanso à medida.
Vale a pena gastar mais dinheiro num colchão?
Definitivamente, sim. Gastar um pouco mais num colchão de gama alta é um investimento que se verá recompensado ao longo do tempo. É que vai poder desfrutar de uma maior qualidade de sono, ao mesmo tempo que estará a cuidar da sua saúde e do seu bem-estar geral.
A durabilidade destes colchões garante que não terá de os substituir de forma tão frequente, o que, no longo prazo, lhe vai permitir poupar dinheiro. Além disso, o conforto e as qualidades adicionais que oferecem irão melhorar o seu dia-a-dia de maneira significativa. Como com qualquer investimento importante, os benefícios superam com juros o gasto inicial.