Mitos sobre o leite: É bom ou mau antes de dormir?
Beber um copo de leite antes de ir dormir é um costume tão enraizado entre as pessoas que o associamos a uma espécie de lição de sabedoria popular. Este é um conselho que nos foi dado pelos nossos pais e avós, e por isso o consideramos a forma mais adequada de adormecer. Mas será que existem princípios científicos ou médicos que o verificam? Será que vivemos convencidos de um facto que pode realmente levar a um descanso incorreto?
Benefícios gerais do consumo de leite
Alguns o fazem como uma espécie de ritual e outros de um simples costume herdado da infância, beber um copo de leite antes de ir dormir é um dos atos mais recorrentes dos seres humanos. Este hábito entre os adultos, mas que antes era uma obrigação provocada pelos conselhos dos mais velhos, podia ser considerado como aqueles ditos populares aos quais atribuímos benefícios que não existem. No entanto, ao contrário de outros ditos ou mandatos, vem com uma base científica positiva.
Em geral, sempre se disse que o leite em si é um dos alimentos mais importantes e que traz os melhores benefícios para a nossa saúde. Uma afirmação correta baseada em suas enormes propriedades que levam a uma série de benefícios que relacionamos abaixo:
– É um alimento que, apesar de fornecer nutrientes, é pobre em calorias.
– Como dizemos, tem uma grande variedade de nutrientes por ser um dos alimentos mais completos: fornece proteínas, gorduras, hidratos de carbono, água, vitaminas e minerais.
– Durante a infância e adolescência, o seu consumo é vital para o desenvolvimento ósseo, uma vez que é uma grande fonte de cálcio. Este hábito alimentar em idades precoces e crescentes terá uma influência positiva na prevenção da osteoporose.
– Como também é um alimento alcalino, evita a irritante sensação de acidez do estômago.
– Um benefício que é cada vez mais valorizado pela sociedade: ajuda o crescimento da flora bacteriana do estômago.
– Facilita a eliminação do ácido úrico na urina e, portanto, a diminuição do seu valor no sangue, graças ao efeito uroscópico que o leite tem.
– Durante fases vitais como a gravidez, convalescença médica, infância ou adolescência, promove a formação de novos tecidos no nosso corpo.
– Graças ao ácido láctico, previne a proliferação de germes patogénicos no intestino..
Então, é aconselhável consumi-lo antes de ir dormir?
Com todos os benefícios mencionados acima, você provavelmente pensa que é impossível que o consumo noturno pouco antes de ir dormir não seja o mais aconselhável. E estás obviamente certo.
Embora alguns dos seus inconvenientes estejam relacionados com o sistema digestivo (algumas pessoas são sensíveis e intolerantes à lactose, que pode causar cólicas, cólon irritável ou úlceras gastroduodenais), é geralmente válido e adequado para qualquer hora do dia, mesmo à noite.
De acordo com alguns especialistas científicos e médicos, é recomendado beber um copo de leite antes de dormir, principalmente porque é um alimento que contém um aminoácido chamado triptofano que o corpo acaba por se converter em serotonina. Ou seja, a conhecida hormona do sono.
O consumo diário e noturno de um copo de leite não só ajuda na conciliação precoce do sono, como também é um combatente contra a temida insónia. Isto porque os produtos lácteos, para além dos triptofanos acima mencionados, são também ricos em magnésio e zinco.
Se acompanharmos o consumo noturno de leite com uma temperatura quente, conseguiremos uma redução dos níveis de stress no corpo, facilitando ainda mais o descanso correto.