Medidas de edredão por tipo de cama
Todos os invernos fazemos a mesma pergunta: que medidas são as corretas para adquirir um edredão? E a esta questão, podem seguir-se outras. Importa o suporte? E a cabeceira? Que elementos devo ter em conta? Não se preocupe mais com as perguntas anteriores. Pelo menos, se decidir apostar pela Maxcolchon na hora de adquirir um novo edredão.
O que é um edredão nórdico?
A descida exponencial e progressiva das temperaturas leva-nos a um processo contínuo onde a roupa de cama vai e vem. Se é dos que dorme apenas com um lençol durante os meses quentes, será dos últimos a colocar uma pequena colcha de verão. Mas vai acabar por a utilizar. E assim, pouco a pouco, essa colcha de verão vai sendo substituída por colchas mais grossas e quentes, alguma manta e, obviamente, pela estrela de todos os invernos: o edredão.
Ainda que esta peça de cama tenha chegado mais tarde a Espanha e a outras zonas mais quentes, as suas origens remontam há muitos séculos atrás. Mais concretamente, à zona escandinava, onde os habitantes do lugar e de então se fixaram nos patos, e em como estes utilizavam as suas plumas para sobreviver a invernos duríssimos. De uma maneira lógica e natural, deixaram para trás os sacos de pele com os quais dormiam, para apostar pelos fabricados com penas de pato. E, através desta forma tão rudimentar, nasceu o edredão nórdico.
Hoje em dia, os edredões nórdicos estão preenchidos com penas de ganso e/ou de pato, fazendo com que a junção com a sua espessura os transforme na roupa de cama mais protetora de todo o inverno. Também existem os fabricados com um recheio de tipo sintético, mas cujas fibras são tão isolantes como as penas.
Que medida escolher, segundo a dimensão da minha cama?
Dizíamos no início que existe uma dúvida frequente na hora de adquirir um edredão: a sua dimensão. Uma questão à qual juntamos mais variáveis do que as necessárias: a largura, o comprimento, a cabeceira, o suporte… Tudo isso, sem saber que no catálogo da Maxcolchon apenas interessa uma delas. Ou duas, se lhe juntarmos os gostos pessoais.
Para escolher um edredão nórdico, apenas temos que ter em conta a largura da cama, já que, na nossa ampla exposição de edredões nórdicos, dispomos de modelos que se adaptam a comprimentos de 180 centímetros, 190 ou 200 cm.
Camas de 90 centímetros de largura
Também conhecidas como camas individuais, para este tamanho de cama necessitaremos, pelo menos, de um edredão nórdico com 150 centímetros de largura. Um modelo que, ao sobressair pelas laterais e por baixo, se possa dobrar.
Camas de 120 a 140 centímetros de largura
Para este tipo de camas, conhecidas como as de corpo e meio, podemos apostar por um tipo de edredão nórdico mais quadrado e menos retangular. De fato, desde a medida de cama de 120 cm de largura, até à de 140 cm, utilizam-se medidas de nórdicos com 220 cm de largura e comprimento.
Camas de 150 ou 160 centímetros de largura
As conhecidas como camas de casal (pelo seu tamanho duplicado), são as mais habituais, na hora de as vestir com um edredão nórdico na época invernal. E aqui não se pode deixar ficar curto, já que corre o risco de que um dos dois dormentes acabe destapado, a passar frio, e a apanhar um resfriado. Por isso, recomendamos-lhe um edredão nórdico de 240 centímetros de largura, para que se sinta mais cómodo. Mas, claro, sempre em consonância com a sua cara-metade.
Camas de 180 cm de largura, até 220 centímetros
São camas presidenciais, às quais chamamos King Size. O espaço suficiente para que um casal possa dormir cómodo, por muito que se mexam. Com este tipo de dimensões, obviamente há que optar pela medida máxima que esteja à disposição. Tudo o que sejam modelos de 260 centímetros vão ajudar a que ambos os dormentes se tapem com o edredão nórdico, sem possibilidade de acabarem destapados.