Jantares infantis: o que comer no outono para dormir bem
São muitos os fatores que podem afetar a capacidade das crianças para dormirem bem: utilizar o telemóvel em excesso, ficar desperto até muito tarde, ou beber bebidas com cafeína, são fatores que podem afetar em grande escala o descanso dos pequenos, por exemplo.
No entanto, não são os únicos: a alimentação também desempenha um papel importante no descanso infantil, e esta pode ter um grande impacto na qualidade do seu descanso durante a noite. É por isso que é conveniente prestar atenção ao que jantam os nossos pequenos antes de irem dormir. Mostramos-lhe o que comer no outono para dormir bem.
Jantares infantis: o que comer no outono para conseguir dormir bem
Existem alguns alimentos que não são recomendáveis ingerir pela noite: entre outros, tal como indicam investigações como a publicada em 2020 na revista American Journal of Clinical Nutrition, consumir açúcar e hidratos de carbono refinados encontram-se associados com uma maior probabilidade de sofrer de insónias.
Além disso, como já deve saber, também não é conveniente tomar cafeína pelas noites, e muito menos que o façam os nossos filhos. Em vez disso, o que mais convém são alimentos que ajudem a acalmar o corpo, e não a acelerar o mesmo. Por isso, em seguida deixamos-lhe uma série de jantares infantis que são ideais para os mais pequenos da casa:
-
Burrito de carne, legumes e verduras
Este burrito pode ser bastante saciante, e além disso tem tudo o que os nossos pequenos necessitam em relação a nutrientes, antes de irem dormir. Podemos utilizar carne magra picada e combinar incluso com uns feijões vermelhos, juntamente com verduras como cebola e pimento, de modo a completar este prato nutricionalmente. Este tipo de refeição irá manter estáveis os níveis de açúcar no sangue.
-
Peito de frango no forno com puré de batata
O frango é uma fonte de proteína ideal para os nossos pequenos, e fazer o frango no forno é uma maneira diferente de o desfrutar. Combinado com um puré de batata, pode ser o jantar completo de que os nossos pequenos precisam para dormirem de forma bem tranquila.
-
Tortilha ou ovos mexidos com atum e queijo
Combinar o ovo e o atum é ideal para criar uma fonte de proteína completa para os nossos pequenos. Podemos preparar em modo tudo mexido, ou em modo tortilha: ambas são excelentes opções, e apenas necessitamos de um par de ovos e de uma lata de atum, de modo a completar este jantar perfeito para o outono.
Este prato, além do mais, pode ser combinado com uma salada no centro da mesa, para nos assegurarmos de que os pequenos também consomem a sua parte de verduras tão necessária em cada refeição.
-
Robalo grelhado
O robalo é um peixe muito versátil, e que pode ser também um jantar excelente para os mais pequenos da casa. Acompanhar um peixe com umas batatas e um acompanhamento de verduras e/ou legumes irá completar um jantar ideal para que as crianças durmam bem no outono.
-
Abóbora assada com peito de frango grelhado
A abóbora não pode ser mais representativa do outono. Cortada às rodelas e assada no forno com azeite e sal pode ser uma maneira excelente de a desfrutar.
Podemos acompanhar com uns pedaços de peito de frango grelhado, que costumam combinar muito bem, de modo a compor um jantar excelente, quer para crianças, como para adultos.
-
Pizza de massa de cenoura
Uma pizza conquista qualquer um, mas nem sempre é a opção mais saudável, e é por isso que temos de renunciar a comer pizza, pelo menos, um par de vezes ao mês. Esta pizza com massa de cenoura pode ser a solução ideal para um jantar, e no qual os mais pequenos possam desfrutar de uma pizza saudável.
Simplesmente temos de ferver cenoura e juntar com ovo e farinha de aveia, de modo a termos a nossa massa. Como coberturas, podemos colocar algo de fiambre de peru, queijo às fatias, ou o que mais gostem em casa, sem esquecermos de incluir uma ou outra verdura.
-
Curgetes recheadas com atum
Outra forma diferente de comer verduras é rechear a verdura. Para esta receita apenas temos que retirar o interior de algumas curgetes e preparar a curgete com cebola, alho, sal e pimenta. Depois, podemos juntar com atum (ou com carne magra, se preferir), e colocar um pouco de queijo por cima. Eles vão adorar!
Como vê, a ideia de comer no outono, de modo a conseguir dormir bem, consiste em jantares leves, mas proteicos, e que não sejam difíceis de digerir, mas que ofereçam aos nossos pequenos todos os nutrientes de que necessitam. E sem se complicar praticamente nada!