Gama de cores para um pequeno quarto de adolescente
Escolher a melhor opção entre as cores para pintar um quarto de adolescentes pode resultar complicado. E as cores com quais pintamos as paredes não têm apenas uma função estética: também podem criar uma maior sensação de amplitude e luminosidade. Gostaria saber como podemos obter isto?
Recomendações antes de pintar um quarto de adolescentes
Antes de escolher a cor certa para pintar o quarto dos seus filhos, pode ser conveniente prestar atenção a alguns aspetos importantes:
- É preferível que todas as cores dos quartos pintados da casa, combinem com a mobília e mantenham o mesmo estilo decorativo e uma harmonia em geral.
- É importante ter em conta fatores como o espaço, a altura do quarto e se este dispõe de muita luz natural ou é bastante escuro.
- Para muitos adolescentes, as cores do quarto são uma extensão do seu próprio estilo e personalidade. Portanto, é melhor contar com eles para escolher as cores.
A importância da cor num quarto de adolescentes
As cores de uma casa, especialmente de um quarto (espaço doméstico mais íntimo) dizem muito sobre cada pessoa e sobre o seu estilo de vida. Por isso, podemos escolher os tons do quarto dos nossos filhos baseando-nos nos traços das suas personalidades. Para isto pode resultar-nos útil prestar atenção a alguns conceitos básicos sobre a psicologia da cor. Este campo de estudo aprofunda a influência das cores nas pessoas.
Por exemplo, algumas cores podem transmitir calma e serenidade como no caso do azul e do verde. Por outro lado, as cores como o amarelo e o laranja estão mais associadas à vitalidade e à euforia. Alguns destes conceitos podem dar-nos pistas sobre que tons podemos escolher com a finalidade de transmitir um tipo de energia ou outro.
3 cores para que um quarto pequeno pareça maior
A sensação de amplitude é muito importante nos quartos e adolescentes, já que nestas idades os adolescentes tendem a passar muitas horas no seu quarto. Eles não só utilizam o quarto para dormir, como muitas vezes o transformam numa sala de jogos ou num espaço de estudo e de deveres. Por isso, é conveniente saber que algumas cores podem ajudar-nos a criar uma sensação de mais luminosidade e amplitude. Gostaria de saber quais são as melhores cores para ampliar visualmente um quarto pequeno? Eis algumas delas:
O branco
O branco é uma das cores mais utilizadas à hora de pintar em casa. E embora possa parecer uma cor demasiado monótona e aborrecida, não tem porque ser. O branco é a cor que cria mais luz e que pode provocar uma maior sensação de amplitude nos quartos pequenos.
Uma forma de consegui-lo podia ser pintar o quarto de branco e centrar a presença estética da cor nos móveis e outros elementos decorativos. Desta maneira, podemos dar importância a elementos como tapetes, prateleiras e quadros que são os que contribuirão com a personalidade.
Outro conselho pode ser pintar o teto de branco para conseguir uma maior sensação de altura. Por outro lado, pode resultar muito estético pintar todo o quarto de branco exceto a parede onde descansa a cama. Assim podemos dar-lhe um toque mais despreocupado a um quarto de adolescentes.
Os azuis e os verdes
Geralmente, os tons azuis e verdes são também uma das opções mais escolhidas à hora de pintar as paredes dos quartos infantis e de adolescentes. De fato, pintar o quarto de azul é algo muito difundido no Ocidente. Talvez isto ocorra porque os tons azuis podem proporcionar uma maior sensação de tranquilidade e frescura.
Além disso, a gama de azuis é muito extensa e pode dar-nos a possibilidade de combinar algumas das suas distintas tonalidades. Esta cor tende a conjugar muito bem com o branco.
O bege e os tons de ocre
Pintar as paredes em tons de bege e de ocres suaves pode resultar numa opção atrativa e atemporal. Estas cores não definem género por isso são ideais tanto para menino como para menina. Além disso, se pintamos com as tonalidades mais claras destas cores aproveitamos mais a luz. Pelo contrário, uma maior intensidade destas cores pode provocar com que o seu filho se aborreça mais rapidamente do aspeto do seu quarto.
Por último, outro aspeto positivo é que as cores bege e ocre adaptam-se muito bem com o crescimento dos menores. Desta maneira, evitaremos que o quarto se torne obsoleto e infantil com o passar dos anos.
Um conselho estético que está muito na moda e que leva várias temporadas como tendência nos quartos é escolher as cores que comentámos, em gamas de tons de pastel. Ao serem cores muito suaves, podem servir-nos para conseguir uma maior tranquilidade e frescura num quarto de adolescentes.
Claro que, quando tenha que escolher as cores do quarto dos seus filhos, tenha em conta que os adolescentes trocam de opinião constantemente e os seus gostos mudam rapidamente com a idade. No entanto, a tinta é relativamente barata assim que podemos mudar de cor segundo o crescimento.