Beliches: soluções para os mais pequenos

Jan 9, 2020 | DECORAÇAO, PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

Os quartos dos mais pequenos da casa são o seu lugar preferido, e no qual desenvolvem as suas atividades quotidianas. O problema é que, regra geral, quase nunca são o suficientemente grandes para acomodarem tudo o que os mais pequenos necessitam para o seu dia-a-dia. Assim, entre os brinquedos, o material da escola, e os acessórios das atividades extraescolares, é necessário dispor de suficiente espaço de armazenagem, de modo a podermos manter um mínimo de ordem.

Ainda que, normalmente, os quartos dos adultos se costumem utilizar apenas quando nos queremos deitar, no caso dos quartos das crianças é necessário um extra de comodidade, para que possam levar a cabo outras atividades. Por isso, é conveniente equipar esses quartos de forma a que disponham do espaço suficiente para dormirem e também para poderem realizar as suas outras atividades.

Os beliches podem ser os nossos grandes aliados para os quartos dos mais pequenos da casa. Além de ampliarem o espaço disponível, oferecem outras vantagens com as quais as crianças irão ficar encantadas. Por isso, se está a pensar em renovar o aspecto dos seus quartos, pode dar uma olhada à versatilidade que os beliches nos oferecem.

Vantagens de utilizar beliches nos quartos infantis

Espaço

Um dos motivos pelo qual é uma boa ideia colocar beliches é que permitem ampliar os metros disponíveis dentro dos quartos dos mais pequenos. É possível poupar o espaço que ocupa outra cama, e, dessa maneira, consegue-se maior amplitude, e que pode ser aproveitada para outras atividades.

Com os beliches pode ganhar o espaço de que se necessita, no caso de que os seus filhos partilhem o mesmo quarto. Além das camas, há que ter em conta que as crianças necessitam de mesas de estudo, estantes para os seus livros, e ainda gavetas para que possam ter organizados todos os seus objetos pessoais.

No caso de que sejam mais pequenos, dispor de um lugar para que possam brincar é fundamental para o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas. Além do mais, dessa forma poderemos evitar ter a sala de estar ou a sala de jantar cheias de brinquedos e objetos, e que apenas vão criar uma desagradável sensação de caos e desordem na sua casa.

É aconselhável que, ainda que sejam pequenas, as crianças possam ter um lugar próprio para que adquiram as responsabilidades que advêm de organizar uma zona pessoal. É uma forma de lhes transmitir a obrigação de assumirem o controlo, na medida do possível, de terem as suas coisas ordenadas.

Versatilidade

Na atualidade, o mercado oferece modelos de beliches que nada têm a ver com as antigas estruturas metálicas ou de madeira de forma retangular. À medida que foi passando o tempo, foram-se aperfeiçoando, de forma a que, na atualidade, sejam muito mais seguros e confortáveis.

Agora podemos encontrar uma maior variedade de acabamentos, e nos quais podemos acoplar diferentes tipos de mobiliário, em função das nossas necessidades estéticas. Por exemplo, existem beliches que apenas consistem de uma cama superior, pelo que o espaço fica liberado para colocar por baixo uma secretária, um armário, ou incluso um sofá onde possa descansar e jogar com a consola.

Outros permitem dobrar a cama inferior, para aproveitar o espaço, no caso de que não se tenha que utilizar essa cama. Incluso alguns modelos consistem de uma estrutura anexa, que permite colocar uma cama extra, o que faz com que se possa otimizar toda a superfície dentro do quarto.

Em qualquer caso, é uma opção divertida, quer seja utilizada por uma ou por mais crianças. Assim, os beliches em forma de casinha ou cabana são a novidade do mercado mais requisitada. Além do mais, têm a vantagem de que podem ser complementados com diferentes acessórios, transformando a cama num brinquedo para a distração dos nossos pequenos.

Criatividade

No caso de partilharem o quarto, é uma boa ideia colocar beliches, porque ajudam a desenvolver os vínculos entre os irmãos. É possível fomentar a cumplicidade entre os mesmos, e sem perder a intimidade de cada um dos dormentes, sobretudo no caso de que se tratem de jovens adolescentes.

Os beliches conseguem criar um espaço apetecível, de modo a que os mais pequenos possam utilizar o espaço e desenvolver a sua imaginação. Dessa maneira, o quarto converte-se no lugar favorito das crianças, e onde sempre podem estar quando recebem as visitas dos amigos.

Quando os pequenos cresçam e se tornem maiores, podem continuar a utilizar os beliches. Com o simples truque de substituir os têxteis e modificar os complementos, irá conseguir dar-lhes um toque mais juvenil. Aposte pelos beliches!

Como escolher o beliche ideal

Na hora de escolher um beliche para o quarto das crianças, é importante que tenhamos em consideração diversos fatores, que passam por controlar, desde a comodidade, até à segurança.

Em primeiro lugar, devemos medir o espaço disponível, para que possamos decidir o tamanho e a forma do beliche. Há que ter em conta que o beliche não pode ocupar demasiado espaço dentro do quarto e, obviamente, a premissa inicial é que se possa adaptar às necessidades das crianças que o vão utilizar. Além disso, também se deve ter em consideração o tipo de quarto, e se existem outros móveis ou elementos que necessitem estar presentes dentro deste.

Outro dos aspectos a considerar pode ser encontrado na qualidade dos materiais. Desde a Maxcolchon recomendamos adquirir beliches de materiais resistentes e duradouros, que garantam a segurança e a comodidade das crianças. Além do mais, os beliches têm que cumprir com as normativas de segurança e de qualidade estabelecidas pelas autoridades.

Por último, mas não menos importante, as necessidades específicas das crianças que irão utilizar o beliche. Por citar um exemplo, se vão descansar uma ou duas crianças pequenas, há que escolher um beliche com proteções de segurança na cama superior, de modo a evitar quedas. Também se deve considerar a idade do dormente e o seu peso, para que possamos escolher a firmeza e o tipo de colchão mais adequado

Cuidados dos beliches

Para assegurar a durabilidade e o bom funcionamento dos beliches, é importante a sua manutenção limpa e em bom estado. O mais recomendável é passar pela superfície, e de forma regular, um pano húmido e produtos de limpeza que não sejam agressivos. Além do mais, devemos revisar de forma periódica as estruturas e os parafusos, para assegurar a sua estabilidade e segurança.

Mas, se existe um aspecto fundamental que devemos ter em conta, caso os nossos filhos durmam em beliches, é o de não o sobrecarregar com demasiado peso ou com elementos que possam danificar a sua estrutura. Para isso, seguiremos as instruções do fabricante, e nunca deveremos fazer modificações que possam comprometer a sua segurança.

São seguros os beliches?

Os beliches podem ser uma opção segura e cómoda para as crianças, caso se escolham e se utilizem de forma adequada. A premissa fundamental passa por assegurar-se de que os beliches cumprem com as normativas de segurança e de qualidade estabelecidas pelas autoridades. Por exemplo, devem contar com proteções de segurança na cama superior, e escadas resistentes para aceder a essa mesma cama. Além disso, é recomendável não permitir que crianças menores de seis anos durmam na cama superior, e sempre supervisionar o seu uso, de modo a evitarmos acidentes.