É habitual dormir do lado direito durante a gravidez?
Dormir no lado direito durante a gravidez pode ser habitual, mas não é altamente recomendado. Os obstetras recomendam dormir no lado esquerdo porque é nesta posição que os nutrientes sanguíneos fluem melhor para o bebé. Também por razões renais, uma vez que isto facilita a remoção de resíduos. Além disso, dormir do lado direito durante a gravidez exerce pressão sobre o útero, o que é melhor evitar.
Uma das coisas que você provavelmente vai notar que piora durante a gravidez será o seu horário de sono, que às vezes se transforma em horas de vigília. Estes são alguns dos problemas que você vai encontrar em diferentes fases da sua gravidez:
Problemas frequentes durante a gravidez
Ansiedade e stress, resultado da nossa própria preocupação com a nossa própria gravidez e para que tudo corra bem, especialmente entre as mães principiantes.
Acidez do estômago, especialmente durante o segundo e terceiro trimestres, causada por alterações hormonais que fazem com que os alimentos circulem mais lentamente através do estômago e intestino.
A incontinência urinária, acentuada no terceiro trimestre pela pressão que o próprio feto exerce sobre a bexiga, o que faz com que algumas noites se tornem um verdadeiro carrossel de idas e vindas ao banheiro
Stress, dor física, pernas inquietas ou incontinência urinária são problemas comuns durante a gravidez, que também afectam o seu descanso
Dores nas costas que irão piorar quanto maior for o tamanho do feto e quanto maior for o peso extra que a sua coluna vertebral deve suportar.
Síndrome das pernas inquietas, um distúrbio do sono de origem neurológica que pode afetar 30% das mulheres grávidas. Isto ocorre especialmente a partir do terceiro trimestre e dura até pouco antes do parto.
Todos estes factores podem dificultar-lhe o descanso adequado e não conseguir encontrar a postura ideal. Logicamente, você não vai passar os nove meses de gravidez dormindo do seu lado esquerdo, então vamos mostrar algumas posturas recomendadas por obstetras.
Posturas adormecidas durante a gravidez
Com os pés levantados e descansando em almofadas mais altas. Esta postura é muito conveniente para evitar cãibras, inchaço dos pés e para melhorar a circulação.
Posição semi-sentada com almofadas de leitura para servir de apoio, altamente recomendado para aquelas noites em que você pode ter problemas de estômago.
No lado esquerdo, se possível, e com uma almofada postural entre as pernas. Irá aliviar as suas cãibras e o cansaço das suas extremidades, contribuindo também para manter a coluna vertebral reta.
Posturas a evitar durante a gravidez
De costas. Esta postura pode causar dores nas costas, problemas respiratórios e gastrointestinais e pode até favorecer o aparecimento de hemorróidas.
Cara para baixo. Durante os primeiros meses da sua gravidez poderá fazê-lo sem problemas, mas quando o seu estômago começar a ficar redondo, deixará de o fazer porque, simplesmente, será muito desconfortável para si.
No entanto, sua principal preocupação deve ser passar as noites o mais confortavelmente possível. O corpo é muito sábio e irá mostrar-lhe as melhores posturas durante todas as fases da gravidez.