Dormir bem melhora a sua saúde
Muitas vezes nós fazemos malabarismo com o tempo, para poder intercalar o trabalho, a família, o tempo livre… E muitas vezes, devido a isto, sacrificamos o nosso tempo de descanso. Podemos pensar que é uma necessidade não tão importante.
Incluso há quem se pergunte se a medida de dormir oito horas diárias é exagerada para que o nosso corpo funcione como é devido. Mas, será isto correto? É totalmente necessário dormir oito horas para que as nossas funções vitais funcionem com normalidade?
Segundo os especialistas: assim é. Dormir bem melhora a sua saúde, tanto fisicamente como mentalmente. Tanto que, sem descanso suficiente, o nosso corpo pode sofrer consequências em múltiplos âmbitos da nossa saúde.
Problemas que podem resultar de um sono deficiente
O facto de não dormir bem pode causar várias consequências no nosso organismo. Uma das mais comuns é dor nas costas, mas infelizmente os possíveis efeitos negativos devido a um mau descanso não terminam aí.
Segundo a ciência, há várias doenças que podem derivar do facto de dormir mal.
Entre as mais investigadas, podemos destacar:
- Problemas de memória. A falta de sono pode derivar em problemas cognitivos, especificamente na memória.
- Diabetes. Dormir pouco também está associado com um maior risco de diabetes.
- Acidente cérebro-vascular. Também existe um risco maior de sofrer deste problema em caso de dormir mal.
- Osteoporose. A falta de sono também pode estar relacionada com a aparição desta doença.
Como se estes problemas fossem poucos, a ciência também comprovou que as pessoas que não descansem o suficiente têm uma esperança de vida menor.
Mas é certo que todos os problemas derivados de um mau descanso não acabam aí. Além disso, há outras patologias que poderão relacionar-se com a falta de sono.
Maior risco de acidentes
Como já referimos, a falta de sono pode derivar em problemas cognitivos. Estes podem fazer com que estejamos menos atentos, e desta maneira, mais expostos a sofrer acidentes laborais, ou de tráfico…
Stress
Outro dos possíveis problemas que pode derivar de um mau descanso é o stress. A privatização do sono pode causar com que estejamos mais cansados, e supor assim mais trabalho para enfrentarmos no dia a dia.
A obesidade
Segundo a ciência, a falta de sono pode vir a relacionar-se com a obesidade. Isto se deve ao facto de descansar menos do que necessitamos pode aumentar o apetite, tal como a vontade de comer. O que ocorre é que, quando não somos capazes de dormir, as nossas hormonas sofrem um desajuste que nos leva a ter uma maior sensação de fome.
Problemas de crescimento
A falta de sono pode derivar problemas no crescimento. Isto é devido à hormona de crescimento que se desenvolve pela noite, quando dormimos. Por isso é fundamental descansar como é devido especialmente na infância e na adolescência.
Como melhora a nossa saúde com o facto de dormir bem?
Como pode ver, dormir bem, como mínimo, nos protege de alguns problemas de saúde. Entre eles, podemos encontrar um estabelecimento dos conhecimentos adquiridos durante o dia: dormir impulsiona a absorção de informação que recolhemos durante o dia.
Claro que o cérebro não é o único beneficiado neste aspeto. Quando dormimos, o nosso organismo, de alguma maneira, “recarga” a energia para as suas diferentes funções, como o sistema imunitário. Além disso, quando dormimos, o nosso corpo diminui a sua atividade e se relaxa.
Isto permite a que o sistema circulatório diminuía o seu ritmo de trabalho, dado que a pressão arterial diminui e não necessita tanto esforço para bombear o sangue. Mas os benefícios para a nossa saúde de dormir bem não acabam aí.
Dormir bem também beneficia o nosso sistema cardiovascular e o controlo de peso. E um mau descanso se há visto relacionado com problemas de obesidade ou um maior risco de acidente cardiovascular, como já vimos. Assim que, quando dormimos, evitamos que estes problemas se desenvolvam e aumentem a tensão arterial e frequência cardíaca.
Como pode ver, dormir bem melhora a nossa saúde, assim como dormir mal a afeta. Por isso é tão importante tratar de dormir 7 a 8 horas cada noite, assim como priorizar o descanso sobre outras coisas. Não se esqueça.