Dicas para dormir com alergia
É uma dessas pessoas que se despertam com o nariz entupido, ou que espirram enquanto dormem? Quer seja em determinada estação, ou durante todo o ano, as alergias podem ser muito complicadas de suportar, sobretudo no que diz respeito a dormir com alergias.
Se é uma pessoa alérgica, os sintomas como o muco, os olhos lacrimejantes, a comichão ou os espirros ser-lhe-ão, infelizmente, extremamente familiares. Muito possivelmente também lhe seja familiar a falta de sono, já que dormir com alergias nem sempre é fácil.
Como é que as alergias afetam o descanso?
Os alérgenos irritam as fossas nasais quando entram no nariz, e provocam sintomas incómodos, como espirros, congestão nasal e olhos lacrimejantes. Estes sintomas afetam a nossa capacidade para respirar com facilidade, e têm a tendência a piorar pelas noites, duas razões pelas quais, de forma habitual, quem sofre de alergia costuma ter problemas na hora de dormir.
É que as alergias não só afetam a nossa capacidade para conseguir adormecer: também interferem na nossa capacidade para permanecer dormidos. As pessoas com alergias podem despertar-se devido a terem o nariz congestionado, a espirrar, ou incluso por terem um ataque de tosse a meio da noite.
Com o passar do tempo, esta privação de sono induzida pela alergia cria um ciclo vicioso que leva algumas pessoas a depender de certos medicamentos ou sedativos para ajudá-las a adormecer ou a permanecer dormidas, o que não é uma boa ideia.
Dicas para dormir com alergias
Dormir com alergias pode ser complicado, mas não é impossível. Em seguida deixamos-lhe sete conselhos para fazer frente às alergias e dormir melhor.
Feche portas e janelas
Se deixa as janelas abertas durante o dia está a convidar os alérgenos a entrar em sua casa. As janelas e portas fechadas, por outro lado, podem ajudar bastante a manter os alérgenos fora e longe do seu quarto.
Use um purificador do ar
Os purificadores de ar podem ajudar a melhorar o descanso, quer das pessoas com alergias, como sem alergias. Estes aparelhos ajudam a limpar o ar do quarto de alérgenos domésticos comuns, como o mofo, os pelos dos nossos animais de estimação, os ácaros do pó, e incluso o pólen trazido do exterior.
Mantenha os móveis tão livres de pó quanto seja possível
A maioria das pessoas são surpreendidas pela quantidade de detritos e pó acumulados nos cantos e frinchas existentes dentro do quarto. Evite cortinas pesadas e móveis com revestimentos dentro do quarto. Evite também os tapetes, caso seja possível (como já deve saber, costumam acumular bastante pó). Use lençóis 100% algodão ou cetim, e que sejam o mais respiráveis possível… E preste atenção em outras zonas que poderão estar a acumular mais pó!
Tome um duche antes de se deitar
Tomar um duche antes de se deitar ajuda a eliminar o pólen. Pode fazer com que os duches sejam parte da sua rotina de noite, e assegurar-se assim de que conta com os mínimos agentes alérgenos para dormir.
Preste atenção à sua roupa
Depois de passar tempo ao ar livre, sobretudo durante os dias nos quais exista um nível de pólen alto (isto poderá sempre ser comprovado na internet), o melhor será que retire a roupa quando entra em casa e a coloque diretamente a lavar, assim como que não a estenda fora de casa, para evitar que o pólen possa chegar até à roupa limpa. Se tem essa possibilidade, o melhor será utilizar uma máquina de secar, ou então estender a roupa dentro de casa.
Conte com um colchão com tratamento anti-ácaros
Para dormir bem com alergias, contar com um colchão com tratamento anti-ácaros pode ser uma grande ajuda. Este tipo de colchões apresenta uma composição específica que ajuda a manter afastados os ácaros e os possíveis agentes alérgenos. Caso tenha a possibilidade de substituir o seu colchão brevemente, e se, além disso, sofre com alergias, não hesite em acrescentar este tratamento ao seu novo colchão!
Consulte com o seu médico antes de tomar algum medicamento
É possível que já lhe tenha receitado algum medicamento contra a alergia. Em tal caso, pode consultar com o médico sobre se seria uma boa ideia mudar esse medicamento para a noite. Além do mais, um profissional de saúde também lhe pode dar as melhores indicações para que possa dormir com alergias, e dormir bem. Quiçá haja alguma outra mudança que pode fazer no seu estilo de vida, de modo a aliviar essas moléstias.
Em qualquer caso, esperamos que as nossas dicas para dormir com alergia sejam uma ajuda para que possa descansar melhor. Muito ânimo durante a primavera!