Consiga um estilo nórdico no seu quarto
A globalização fez muito bem ao mundo do design. Se prestássemos atenção às nossas casas de até há umas duas décadas, apenas encontrávamos um mesmo estilo tradicional e com muitos vestígios do nosso passado. No entanto, hoje em dia podemos transformar os quartos e as outras divisões da casa nas nossas particulares versões de Ibiza, África, ou dos países escandinavos. Esta última vertente é uma das mais populares. O estilo nórdico oferece uma simplicidade aos diferentes espaços através da luminosidade. E, com elementos como a madeira em móveis e solos, oferece também uma sensação de casa acolhedora.
As quatro chaves para conseguir um quarto com estilo nórdico
Se tivéssemos que definir como é o estilo nórdico, poderíamos limitar essa definição a uns quantos conceitos com os quais, posteriormente, podemos jogar: simplicidade, uniformidade de cores, luz, plantas e madeiras. Ou, dito de outra forma, devemos evitar os recantos escuros e efetuar uma aposta total pela luminosidade das paredes brancas e dos tons neutros, que podemos aplicar a todos os elementos do nosso quarto, ao qual lhe iremos dar uma sensação de total amplitude.
Estes são os elementos com os quais podemos jogar, e que nos irão ajudar a dar aos nossos quartos o estilo nórdico tão desejado:
– A cama
O elemento central do nosso descanso também será a espinha dorsal do quarto nórdico que procuramos. Para lá da escolha de um colchão de qualidade, fabricado com material viscoelástico, de molas, látex ou HR, a nível estilístico teremos que saber quais os elementos que podem encaixar com o nórdico.
Por exemplo, no catálogo da Maxcolchon encontrará modelos de cabeceiras como a Nordic (como o seu próprio nome indica), a Amsterdam ou a Vitoria. As três cabeceiras respeitam os padrões do estilo nórdico, graças ao seu tamanho, aos desenhos acolchoados, aos botões, ou à forma dos seus cantos.
Em última instância devemos escolher o suporte para a cama. Ainda que a tradição escandinava sempre tenha apostado mais por bases com pés, e cuja estrutura mais leve dava maior amplitude ao quarto, a praticidade dos sommiers rebatíveis acabou por enamorar os habitantes do norte da Europa. É que ninguém consegue ficar indiferente aos encantos destes suportes com um extra de armazenagem.
– Os móveis
O estilo nórdico absorve uma certa corrente “vintage”. Isto nota-se, sobretudo, na hora de decorar o quarto com móveis antigos, e que procuram mais o estilo do que a praticidade. Mesinhas de cabeceira com aspecto de madeira, pilhas de livros sobre uma estante, bancos… Em definitivo, móveis com linhas minimalistas, com claro gosto por cores naturais como o branco, ou a madeira, para que potencie essa luminosidade.
Além do mais, e para continuar a ser coerente com o estilo escandinavo, é importante que as estantes possam ter uma armazenagem aberta e visível. A nível visual tem que transmitir harmonia. E se existem coisas que preferimos ocultar, faça-o com caixas ou cestas.
– Luminosidade
Seguramente, a luz representa o elemento mais importante dentro do estilo nórdico. Quase como uma obsessão, os quartos em estilo escandinavo procuram a luz natural. Por isso, costumam escolher de forma estratégica os quartos com janelas maiores ou com mais presença da luz do sol.
E, ainda que lhe possa parecer contraditório, as cortinas opacas e densas não estão proibidas. Pelo contrário. Pense que nesses países não existe a figura da persiana, pelo que uma cortina opaca de cores neutras é vital para um bom descanso.
– As plantas
Sem necessidade de transformar o seu quarto num entorno natural mais parecido a uma selva tropical, podemos (e devemos) apostar por estes elementos. Os quartos modernos ganham com um par de plantas em forma de ramos de flores secas, ou sobre jarras situadas em estantes ou mesinhas de cabeceira. Irão oferecer calidez e esse toque de verde tão característico dos quartos de estilo nórdico.