Como se acostumar a dormir em casal?
Um dos grandes desafios para cada casal é ter um bom descanso juntos. Que problemas cada casal pode encontrar que impeçam uma boa noite de sono? Tendo rotinas diferentes, os movimentos de cada dorminhoco no descanso ou no espaço são comuns, mas há mais. Que não haja sentimento no casal, e que isso se traduza em discussões e tensão na hora de dormir não favorece o sono. Por isso, o primeiro passo para uma boa noite de sono como casal é ter um relacionamento saudável. Um casal tem uma boa noite de sono se o sentimento entre eles for adequado.
Além da relação do casal, há fatores mais importantes para um bom descanso. Um estudo da Universidade de Pittsburgh diz que compartilhar uma cama beneficia a saúde do casal. A pesquisa conclui que o descanso aos pares é melhor do que o descanso individual. Isto deve-se ao sentimento de segurança que se transmite entre o casal. No entanto, conseguir conforto entre os dois membros não é uma tarefa fácil, pois há muitos pontos para limar. Como é que se se deve coordenar para ter uma boa noite de sono como casal?
Em primeiro lugar, um dos principais problemas no momento de dormir é o espaço. Quando o casal compartilha uma cama, é normal ver como uma pessoa invade o espaço da outra. Isso causa desequilíbrios na cama e problemas com a distribuição do espaço e da roupa de cama. Um método importante e antigo é colocar uma almofada para separar ambos dormentes. Mesmo assim, o espaço não é a principal barreira para dormir juntos. O plano emocional é o mais importante para garantir um bom descanso como casal.
É aconselhável evitar discussões na cama. Este aspecto é muito importante se o objetivo é ter um sono tranquilo e sereno. Dormir com a consciência tranquila é importante, senão o stress e os níveis de ansiedade aumentarão. Conseguir uma calma total antes de ir dormir é ideal para que a fadiga do dia seja recíproca.
Se há tensão psicológica entre o casal é impossível ter um bom descanso juntos. No entanto, ainda há mais causas que impedem um bom descanso como casal. A rotina de cada membro também importa. Se ambas pessoas têm uma agenda cruzada e rotinas totalmente diferentes, é difícil descansarem bem juntas. Seja para horários de trabalho ou costumes, é vital ter hábitos semelhantes para que ambas pessoas tenham um bom sono. Também será fundamental chegar a um consenso sobre esses períodos de descanso.