Como prevenir a plagiocefalia em bebés
A plagiocefalia é uma malformação assimétrica que pode ocorrer em bebés e que é causada por pressões externas. Pode ser causada por uma série de factores relacionados com o posicionamento, tais como o facto de passar um longo período de tempo na incubadora, o processo durante o nascimento ou a posição no útero.
Porque é que se produz?
Este é um problema que é causado principalmente pela preferência do bebé por uma determinada postura ao dormir ou deitar-se, o que conduz ao problema. Uma das causas mais frequentes neste último caso é uma alteração física chamada torcicolo, produzida pelo espaço reduzido do bebé no útero. É o que acontece em 85% dos casos. O que ocorre é uma assimetria nos músculos do pescoço que flexiona a cabeça e a inclina para o lado afectado, virando o rosto para o lado oposto. Quando um destes músculos é apertado, o que acontece é que a criança é obrigada a dormir do lado afectado e a parte de trás da cabeça tende a achatar-se devido à maleabilidade dos ossos cranianos da criança. Todo esse lado, incluindo a orelha, move-se para a frente e a cabeça assume então uma forma peculiar. Em muitos casos, as saliências da testa do mesmo lado pela mesma razão.
Se a plagiocefalia ocorrer quando a criança já nasceu, então a causa da plagiocefalia será que o bebé descansa sempre a cabeça na mesma posição. O crânio de um bebé é fino e maleável, o que significa que se o bebé passar um longo período de tempo na mesma posição, a cabeça pode ficar deformada e assimétrica.
Como prevenir a plagiocefalia?
Se o bebé tiver menos de 3 ou 4 meses e a assimetria for ligeira, recomenda-se que o bebé seja colocado numa posição alternativa à hora de deitar, com a cabeça do lado oposto. Há várias formas de o conseguir, que devem ser orientadas pelo médico. Seja como for, as seguintes estratégias podem ser úteis:
• Coloque o bebé de bruços durante o dia.
• Estimular o bebé com brinquedos no lado oposto à deformidade.
O seu médico também pode recomendar exercícios de alongamento se o seu bebé tiver um pescoço rígido. Se o exercício e o reposicionamento não forem eficazes, o seu médico pode recomendar uma cinta de modelação craniana. Este é um tipo de capacete que é utilizado para que a criança possa corrigir a sua postura. É feito por medida para o bebé.
Em qualquer caso, uma vez que a deformidade ocorre normalmente durante os dois primeiros meses de vida e o seu pico ocorre normalmente no terceiro mês, é importante estar vigilante neste momento e ir ao médico o mais rapidamente possível se suspeitarmos que possa ser plagiocefalia.
A detecção precoce durante os dois primeiros meses pode ajudar a evitar tanto o aumento da deformidade como a sua melhoria. Tanto os pais como os pediatras são uma parte importante desta detecção.
Se a deformidade já tiver ocorrido, então o médico provavelmente decidirá encaminhar o bebé para um neuropediatra para excluir outros problemas e indicar o tratamento o mais rápido possível.
O tempo ideal para começar é entre 4 e 8 meses de idade. Após este período, o tratamento de remodelação pode perder eficácia, pelo que o mais importante é efectuar a detecção precoce do problema.
No caso de detectarmos o problema a tempo, não teremos de nos preocupar. O mais importante é consultar o médico o mais rapidamente possível, caso tenha alguma suspeita deste problema.