Como perder o medo a dormir sozinho?
Nem todas as pessoas têm a capacidade de se deitarem numa cama e conseguirem adormecer de imediato, sabendo que estão sozinhas. É que são muitas as pessoas que têm problemas para dormir sozinhas.
Há quem apenas necessite que exista outra pessoa em casa, e não necessariamente no mesmo quarto, enquanto que outros precisam de dormir com alguém para conseguirem descansar confortavelmente. Se é uma dessas pessoas, contamos-lhe como perder o medo a dormir sozinha.
Por que se dá o medo a dormir sozinho?
São muitas as razões que podem levar algumas pessoas a não dormirem bem se dormem sozinhas.
Medo
Para algumas, trata-se de um problema relacionado com se sentirem inseguras estando sozinhas em casa pela noite. Isto pode ser um medo infundado devido aos filmes de terror e à televisão em geral: é habitual que os crimes se produzam pela noite.
Para outras pessoas, dormir sozinhas é um problema, simplesmente porque não é algo a que estejam habituadas. É possível que esteja a passar por uma separação, e dormir sozinho pela noite lhe recorde a pessoa com a qual se costumava deitar. Isto pode provocar sentimentos de tristeza, e que tornam mais difícil conseguir adormecer.
Hábitos e hormonas
Se rompeu recentemente com outra pessoa, é normal que agora dormir sozinho lhe pareça mais difícil. O problema em si vem acompanhado de muitos problemas para dormir, e aqueles que partilharam cama com o seu ser querido costumam sentir essa perda de forma severa.
Os abraços e o contacto físico libertam oxitocina, a hormona da felicidade, e a que nos ajuda a sentir reconfortados. Quando essa pessoa já não está, pode ser que tenha de lidar com uma mistura dolorosa de emoções tristes, e sem a oxitocina para o ajudar a superar a situação.
Incluso as pessoas que estão numa relação podem ter problemas para dormir, caso estejam longe do seu par durante algumas noites. Estão tão acostumadas a dormir com alguém, que o seu cérebro quase chega a associar o feito de estar acompanhado como parte do requisito para um sono reparador.
Como perder o medo a dormir sozinho?
Seja qual for a razão pela qual lhe é tão difícil dormir sozinho, nem sempre tem por que se sentir assim. Dê uma olhada aos seguintes conselhos, de modo a que se possa sentir mais cómodo dormindo sozinho:
1. Tenha a companhia do seu animal de estimação
Se não tem uma pessoa para abraçar, mas tem um amigo peludo, este pode ser a sua companhia pelas noites. Sobretudo se o seu companheiro peludo é um cão, ele estará encantado de o acompanhar enquanto descansa!
Dormir com o seu animal de estimação pode reduzir o seu stress, aumentar a sua sensação de segurança, assim como fortalecer o vínculo emocional que tem com ele. Como se tudo isso não fosse suficiente, no inverno também nos oferecem calor. Que mais podemos pedir?
2. Faça com que o seu lar seja mais seguro
Se a sua dificuldade para dormir apenas se deve a sentir-se inseguro em casa, pode fazer com que o seu lar seja um lugar mais seguro. Por que não investir num sistema de segurança? Pode colocar câmaras e/ou mudar a fechadura para uma mais segura, de modo a ter uma maior sensação de segurança durante a noite.
Também pode criar um ritual que estabeleça uma sensação de segurança pela noite. Pode verificar as suas portas, ligar ou enviar uma mensagem de texto a um amigo, e assegurar-se de que a sua casa é segura antes de ir dormir.
3. Limite o conteúdo de terror que consome
Pode ser que o que precisa seja de reduzir a quantidade de conteúdo de terror que consome na televisão, nas plataformas de streaming, ou até nos livros. Os crimes reais e os programas fictícios com muita violência podem aumentar a sua ansiedade, e fazer com que até os mais intrépidos tenham problemas para dormir pela noite.
Preste atenção também a quando vê televisão. Incluso se está a ver algo alegre, é melhor apagar os dispositivos eletrónicos pela noite, pelo menos 1 hora antes de se deitar. Os nossos dispositivos emitem luz azul, o que faz o nosso cérebro pensar que ainda é de dia, o que nos vai manter despertos, incluso se não sentimos ansiedade.
4. Tente procurar um estado mental relaxado
As técnicas de relaxamento podem ser benéficas para todo o mundo, mas sobretudo para aquelas pessoas que experimentam ansiedade por dormirem sozinhas. Quando chega a hora de se deitar, pratique exercícios de respiração profunda ou de relaxamento muscular progressivo. Experimente aromaterapia, ou escute música relaxante.
Se percebe que os seus pensamentos se aceleram pela noite, comece um diário. Pode anotar as suas preocupações, libertando-as da sua mente, para que o seu cérebro possa ir dormir sem preocupações.
5. Faça com que dormir sozinho seja irresistível
Crie uma rotina para a hora de se deitar que o faça desejar ir-se a dormir. Pode fazer algumas atividades antes de ir dormir, como ler um livro, pintar, ou escutar um podcast, por exemplo. Prepare-se para ir para a cama tomando antes um bom banho quente, por exemplo. Também pode dar uma mudança de imagem ao seu quarto: tornar esse espaço num lugar mais apetecível, e no qual tenha vontade de passar a noite.
Uma mudança que, sem qualquer dúvida, será definitiva para conseguir dormir bem tranquilamente, será fazer uma substituição de colchão, ou de cama em geral. Quiçá este seja o momento para o fazer!
6. Procure ajuda profissional
Pode ser que nada esteja a conseguir ajudar quando vai dormir sozinho. Sobretudo se está a passar por um problema maior, ou se acredita que pode ter uma fobia ou um transtorno de ansiedade, a terapia pode ser a sua melhor opção. Um profissional pode ajudar a elaborar um plano, de modo a que se possa sentir mais cómodo dormindo sozinho, dependendo do problema particular que o esteja a apoquentar nesse determinado momento.
Para muitas pessoas, tratar do problema subjacente, sobretudo se é uma fobia, ajuda em grande medida a descansar melhor pelas noites. A terapia cognitiva comportamental é particularmente eficaz para tratar as insónias e os transtornos de ansiedade, por exemplo.
Agora já sabe alguns truques que pode levar a cabo para perder o medo a dormir sozinho. Coloque-os em prática, de modo a que possa descansar melhor cada noite, e não se esqueça de pedir ajuda, se assim o necessitar!