Como influi a masturbação na qualidade do sono
As insónias e os problemas para conciliar o sono provocam um elevado grau de frustração. Dar voltas e voltas na cama vendo passar as horas gera uma ansiedade que acaba por se converter num ciclo de pensamentos sobre não dormir e, portanto, não dormimos. Entre os métodos menos conhecidos e tratados que convidam ao relaxamento, encontramos o orgasmo. E não só falamos do que sentimos em casal após o ato sexual. A masturbação também influi na qualidade do sono.
A masturbação ajuda a conciliar o sono?
Definimos a masturbação como o ato no qual uma pessoa estimula a si mesma os seus genitais com um fim sexual, normalmente o de chegar ao orgasmo. Ao mesmo tempo, a masturbação é uma prática sexual que está associada a dezenas de mitos e lendas. Independentemente de crenças, chegamos a escutar que a sua prática desmedida podia chegar a provocar cegueira. E, no extremo mais inverso desse pensamento tradicional e popular, sempre se disse também que ajudava a conciliar o sono. Até que ponto é isto real?
Está demonstrado cientificamente que a prática da masturbação ajuda a conciliar o sono, além de favorecer o descanso das pessoas. Quando as pessoas experimentam um orgasmo, libertam uma mescla de neuroquímicos que incluem elementos que ajudam à conciliação do sono: oxitocina, serotonina, vasopressina e prolactina.
Se colocarmos o foco num par deles, oxitocina e serotonina, encontramos que estas substâncias funcionam como bloqueadores do cortisol, ou seja, da hormona que liberta o stress. Além do mais, funcionam como potenciadores do relaxamento. A elas se junta a mencionada vasopressina, a qual produz não só um efeito antidiurético (eliminar a vontade de urinar, algo vital para não nos despertarmos cada noite), como também controla os níveis de stress. Por último, temos a prolactina, outra libertadora do stress, e que nos ajuda a recuperar e a sentir um maior grau de felicidade.
Todo o cocktail de neuroquímicos anteriormente citados são libertados de forma natural pelo nosso corpo quando dormimos. De fato, formam uma espécie de equipa com a melatonina. E todos estes elementos ajudam a regular os nossos ciclos de sono e vigília.
Se os neuroquímicos que conciliam o sono já aparecem por si mesmos enquanto dormimos, mas se, ao mesmo tempo, também os podemos libertar nós mesmos através da masturbação, a regra de três está clara. A masturbação pela noite vai-nos ajudar a conciliar o sono.