Como evitar os pontapés do seu parceiro enquanto você dorme

Nov 23, 2019 | CURIOSIDADES

Se você dormir em casal, é certo que um de vocês já notou um pontapé ou movimento repentino por parte do outro enquanto dormia. Quando dormimos em casal, pode acontecer uma infinidade de coisas que nos impedem de ter um descanso ideal: roncar, mover as pernas, encenar um sonho, e até mesmo parar de respirar ou sair da cama. Esta é uma ampla gama de ações, às vezes inofensivas e temporárias, e outras vezes denunciando algumas patologias.

De acordo com o Instituto del Sueño, há várias ações que podemos realizar enquanto dormimos e sem perceber. A primeira delas é o fato de mover as pernas, uma das razões pelas quais podemos chutar a nossa parceira quando dormimos com ela. E é que fazer ligeiros tremores das pernas esporadicamente ao iniciar o sonho é totalmente normal.

PROBLEMAS DE SONO QUE CAUSAM TREMORES NAS NOSSAS PERNAS

No entanto, segundo o Instituto do Sono, quando os movimentos se tornam frequentes e rotineiros, isso pode ser um sinal de síndrome das pernas inquietas, “uma doença neurológica que produz uma necessidade imperativa de mover as pernas durante o repouso, especialmente durante o sono”. Assim o explica o doutor Diego García-Borreguero, que insiste que, além da assiduidade, deve-se ir ao médico sempre que se tenha a impressão de que o sintoma interfere no bem-estar diurno. Segundo o médico, esta síndrome pode ser o resultado de alguns medicamentos: Antidepressivos, anti-histamínicos (para alergia), antieméticos (contra vômitos) ou medicamentos para dormir, acentuar a doença ou precipitá-la em pessoas predispostas.

Outra acção que podemos levar a cabo enquanto dormimos é a de bater no nosso companheiro. Especialmente quando nos encontramos em um pesadelo ou estamos tendo um sonho vívido, pode acontecer que acertemos levemente com um chute no companheiro. Naturalmente, fazer isso muitas vezes não é totalmente normal: quando a ação é feita repetida e exageradamente, então poderíamos estar falando sobre o que é conhecido como transtorno de conduta durante o sono REM.

Segundo o Dr. García-Borreguero, esta desordem “manifesta-se especialmente nos homens a partir dos 50 anos e o comportamento aparece na segunda parte da noite, quando têm sonhos em que são perseguidos ou vivem situações de catástrofe (sonhos de angústia), por isso agem fisicamente em resposta aos sonhos, como se estivessem a defender ou a lutar, ferindo assim o companheiro”. Desta forma, quando o nosso parceiro nos dá um pontapé durante o sono, pode ser um pesadelo. No entanto, se é uma ação que o nosso parceiro realiza em uma base contínua, então devemos consultar um especialista e confirmar se é um distúrbio de comportamento do sono REM.

Por sua vez, um estudo do Dr. Alex Iranzo, do Hospital Clínico de Barcelona, observou que a maioria das pessoas com este distúrbio desenvolve Parkinson e outras doenças neurológicas.

Portanto, parece que é importante analisar este tipo de ações em nosso casal se elas ocorrem continuamente. No entanto, como podemos evitar que estes pontapés nos acordem? Se não queremos dormir em camas separadas, a única opção é comprar uma cama maior para evitar os pontapés do nosso parceiro.

Em Maxcolchon oferecemos-lhe como solução para comprar uma cama King Size. Embora no início possa parecer uma medida exagerada, esta é a medida perfeita se quisermos continuar a desfrutar de dormir em casal e ao mesmo tempo evitar os seus pontapés enquanto dormimos. Além disso, com esta medida você favorecerá seu conforto durante o descanso.

Os colchões destas dimensões contribuem para a qualidade do sono, pois respeitam a área de repouso de cada membro do casal. Desta forma, não só evitará os pontapés que o seu parceiro lhe pode dar enquanto você dorme, como a liberdade de movimento para ambos será muito maior.