Como é que são os colchões viscoelásticos?

Mar 17, 2020 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

Embora possa parecer ficção científica, os colchões viscoelásticos nasceram graças à NASA. Nos anos 60, em plena exploração espacial e tendo a Guerra Fria como pano de fundo, esta agência americana inventou a espuma viscoelástica e aplicou-a nas camas privadas dos astronautas. Logo, os astronautas descobriram que seus novos colchões lhes permitiam descansar melhor, graças à pressão reduzida que sentiam em seus corpos enquanto dormiam. Obviamente, isto também influenciou o desempenho das suas tarefas galácticas, o que os beneficiou.

Após um período de tempo, nos anos 90, alguns fabricantes de colchões adotaram esta invenção da NASA para seus produtos hospitalares. Prótese e superfícies que beneficiaram o repouso e o período de convalescença dos pacientes com lesões musculares, cervicais e lombares. Mais tarde, este modelo revolucionário chamado colchão viscoelástico foi estendido entre outros pacientes até saltar para todos os tipos de mercados. E agora, no século XXI, o boom que estamos a viver actualmente.

Um material para dominá-los a todos

Caracterizados hoje como os reis do mercado graças às suas propriedades higiénicas que lhes permitem adaptar-se melhor às mudanças de temperatura e movimentos do corpo humano, os colchões viscoelásticos estão a tornar-se cada vez mais económicos e, portanto, mais amplamente utilizados.

Para entender melhor as razões de seus grandes benefícios e sua popularidade, é conveniente analisar de que são feitas, como essas propriedades beneficiam nosso descanso e para que tipo de público elas são projetadas.

Se começarmos com os tipos de colchões viscoelásticos existentes, podemos determinar esta classificação através da forma como são fabricados. É aqui que encontramos três categorias diferentes comandadas pelo viscoelástico moldado, a espuma e a injetada.

Viscoelástica moldada

É precisamente este tipo de visco-elástico que recebe o seu nome devido à forma como é fabricado. Através de moldes fechados de 2×2 metros, o viscoelástico é vertido para a sua posterior expansão. Mas como é um espaço bastante pequeno, o material é apertado, tornando-o um modelo macio e compacto, com poros muito fechados.

Viscoelástica espumada

A espuma viscoelástica é caracterizada por ser feita em trilhos. Estes são utilizados para que os líquidos que o compõem se expandam. Desta forma, é criada uma maior capacidade de transpiração, uma vez que a sua estrutura é menos macia e equilibrada, mas com poros mais abertos.

Viscoelástica injectada

O viscoelástico injectado, como o seu nome sugere, é injectado em pequenos moldes que estão directamente integrados com as camadas inferiores do colchão. Cada colchão é feito individualmente, aumentando o seu custo e obtendo um resultado perfeito, muito macio, com uma aparência moldada e muito parecido com o próprio viscoelástico moldado.

Os enormes benefícios do colchão viscoelástico

Para compreender os benefícios deste tipo de colchão, bastaria ter um para o nosso descanso. Se você ainda tem dúvidas sobre sua compra, aqui estão os principais pontos positivos deste material que está fazendo tanto bem à humanidade:

– Durabilidade: A sua vida útil é superior a outros tipos de colchões, como os colchões de molas.

– Adaptabilidade: Os colchões viscoelásticos caracterizam-se principalmente pela forma como se adaptam ao nosso corpo, criando uma maravilhosa sensação de conforto. E, se ainda não o encontrar o suficiente, alivia os pontos de pressão graças à distribuição que faz desse peso na sua própria superfície.

– Higiene: São mais resistentes aos ácaros ou bactérias.

– Melhora as nossas condições físicas: este tipo de colchão é perfeito para todos aqueles que sofrem de desconforto físico nas articulações, músculos ou mesmo na coluna vertebral. A sua adaptabilidade também beneficia as pessoas que têm de passar longos períodos deitados.

– É perfeito para dormir com um parceiro: graças à sua capacidade de adaptação, os colchões viscoelásticos não transferem os movimentos dos nossos parceiros de cama.

Dadas estas grandes vantagens e encontrando diferentes modelos que se podem adaptar a todos os tipos de economias, é óbvio que a Maxcolchon recomenda este tipo de colchão a qualquer público. No entanto, dando mais atenção às pessoas que podem sofrer de problemas físicos já mencionados como lesões musculares, articulações ou coluna vertebral.