Os 7 benefícios de Dormir para Corpo e Mente

Set 16, 2019 | CONSELHOS, DESCANSO, DESPORTO

Dormir bem é uma passagem obrigatória para o bem-estar físico e mental. Da mesma forma que o exercício e uma dieta saudável, uma boa noite de sono é essencial para cuidar da nossa saúde. Mas, por que é importante dormir o suficiente? Neste artigo, vamos descobrir os benefícios do sono para o corpo humano, e veremos como uma boa higiene de sono pode melhorar a nossa qualidade de vida.

Aprenderemos que o sono não é só um prazer, mas também uma necessidade fisiológica fundamental. E a importância de dormir bem começa porque, quando o fazemos, o nosso corpo e o nosso cérebro realizam processos bioquímicos que nos permitem render melhor ao despertar, quer física, como mentalmente.

Por outro lado, também descobriremos as consequências para a nossa saúde cognitiva e física que esconde o feito de não dormirmos o suficiente. Mas, sobretudo, iremos aprofundar sobre os principais benefícios de dormir bem, e entenderemos por que é que isso é uma prioridade nas nossas vidas.

Benefícios de dormir bem

A importância do sono para a nossa saúde não pode ser subestimada. O sono é crucial para manter uma boa saúde física e mental, já que, durante este período, o corpo se repara e se regenera. Além do mais, dormir o suficiente também pode melhorar a memória e a capacidade de concentração, o que é essencial para realizar tarefas diárias e para manter uma boa qualidade de vida.

É importante ter em conta que o só a quantidade de sono é importante, já que também a qualidade é fundamental. Para se assegurar de que se está a obter um sono de qualidade, é necessário dormir num ambiente adequado e cómodo, assim como se deve manter uma rotina regular de sono.

Em definitivo, dormir o suficiente e descansar adequadamente é essencial para a manutenção de uma boa saúde de sono e, portanto, de uma boa saúde em geral. Sendo assim, deveremos prestar atenção aos dois fatores comentados. Desta forma, poderemos assegurar de que estamos a obter os benefícios completos de um bom sono.

Melhore o rendimento

Ter um bom descanso é um must para qualquer pessoa que pratique desporto. Dormir o suficiente ajuda a regenerar o nosso corpo durante a noite, o que se traduz numa melhor resistência física ao despertar.

Além do mais, é importante ter em consideração que o descanso adequado antes de uma competição ou evento desportivo pode melhorar significativamente o rendimento. É que o descanso é uma parte essencial de qualquer regime de treino físico, além de ser o primeiro passo para alcançar os objetivos.

O descanso no mundo do desporto não só ajuda a nossa resistência física, como também contribui para a criação de massa muscular. Durante a noite, o corpo humano está enfocado em reparar o dano que foi causado às células e aos tecidos, o que resulta em fibras musculares mais fortes e resistentes. De fato, a falta de sono pode levar a uma atrofia muscular.

Melhore a sua memória com um sono reparador

Um sono reparador vai-nos ajudar a descansar, mas também a melhorar a memória. Durante a fase REM do sono, o hipocampo, a parte do cérebro que armazena a memória, é restaurado. Isto ajuda a consolidar as memórias e a melhorar a sua capacidade de recordar informação a curto e a longo prazo.

Se é verdade que a falta de sono pode afetar significativamente a sua memória de trabalho a curto prazo, dormir o suficiente pode ajudar a reverter estes efeitos. Além de permitir que o corpo se recupere, a importância de dormir bem também implica que a mente seja mais capaz na hora de organizar e de processar a informação recebida durante o dia.

Dormir vai-nos ajudar a converter as memórias a curto prazo em memórias de longo prazo, o que facilita a aprendizagem e a ver as coisas com mais clareza quando nos despertamos.

Uma boa qualidade de sono pode ajudar a manter a atenção diária

Dormir bem ajuda a manter os níveis de energia e, com isso, a atenção durante todo o dia. No lado contrário, a falta de um descanso de qualidade pode afetar negativamente, quer o corpo, como o cérebro, o que se traduz numa capacidade reduzida de atenção, concentração, pensamento estratégico e avaliação de riscos, assim como em tempos de reação mais lentos.

A falta de sono pode ser especialmente perigosa quando se tomam decisões importantes, se conduz ou se opera maquinaria pesada, já que a privação de sono aumenta o risco de erros e de acidentes.

Por outro lado, descansar e dormir o suficiente pode ajudar a que se mantenha alerta e concentrado durante todo o dia, algo que é especialmente importante para aquelas pessoas que necessitam tomar decisões críticas, ou realizar tarefas que requerem de atenção constante.

Dormir bem torna-o mais atrativo

Segundo um estudo da revista British Medical, as pessoas que dormem bem durante a noite têm uma aparência mais atrativa e saudável do que aquelas pessoas que não o fazem. Uma noite reparadora de sono é um dos segredos de beleza, antes de mais, porque elimina as olheiras ao despertar.

Como pode comprovar, os motivos pelos quais é importante dormir bem já não têm só que ver com a nossa saúde física ou mental, já que também têm o seu peso no aspecto, na beleza, e em como nos podem perceber as outras pessoas.

Favorece a nossa saúde e previne possíveis enfermidades

Dormir é uma necessidade vital para o corpo humano, e não o fazer corretamente pode ter graves consequências para a sua saúde. Em particular, as insónias têm-se visto relacionadas com um maior risco de sofrer de problemas cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca.

Também o reafirmam algumas publicações científicas. Por exemplo, o estudo do European Heart Journal, o qual determinou que as pessoas que têm problemas para conciliar o sono, ou que dormem pouco, têm quase três vezes mais probabilidades de sofrerem de problemas cardiovasculares. Isto é devido a que as insónias podem aumentar os níveis de hormonas do stress no sangue, o que, por sua vez, aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Além do mais, um sono insuficiente tem sido relacionado com níveis mais elevados de colesterol, o que aumenta ainda mais os riscos para a saúde cardiovascular. A falta de sono também pode afetar a capacidade do corpo para controlar a glicose no sangue, o que contribui para um maior risco de diabetes tipo 2.

Dormir favorece a nossa silhueta e ajuda-nos a evitar engordar

Quando dormimos pouco, o nosso corpo produz menos leptina, a hormona supressora do apetite, e mais grelina, a hormona indutora do apetite. Isto significa que as pessoas que sofrem de insónias têm maiores probabilidades de comerem em excesso e, portanto, de aumentarem o seu peso. Além disso, a falta de sono pode alterar o nosso metabolismo e aumentar a resistência à insulina, o que pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

De fato, já foi demonstrado que a falta de sono está relacionada com um maior risco de obesidade. Um estudo concluiu que as pessoas que dormiam menos de 6 horas por noite tinham uns 30% mais de probabilidades de se converterem em obesas, quando comparadas com aquelas que dormiam entre 7 e 9 horas por noite.

Sendo assim, é crucial prestar atenção à qualidade e à quantidade de sono que obtemos cada noite, de modo a evitarmos engordar. A National Sleep Foundation recomenda que os adultos durmam entre 7 e 9 horas por noite, de modo a que possam manter uma boa saúde.

Melhora o nosso estado emocional, além de reduzir o stress e a ansiedade

Quando não dormimos o suficiente, tornamo-nos mais irritáveis e propensos a discutir com os nossos seres queridos por coisas pequenas e insignificantes. Isto deve-se a que a falta de sono aumenta a produção de hormonas de ansiedade, tornando-nos mais stressados e com pior humor.

O sono não só afeta a nossa saúde física, como também afeta o nosso bem-estar emocional. Se tem uma condição de saúde mental, como depressão ou ansiedade, pode ser ainda mais difícil dormir bem durante a noite. Mas não dormir o suficiente também pode aumentar o risco de desenvolver problemas de saúde mental. É um círculo vicioso que devemos evitar a todo o custo.

Por outro lado, dormir o suficiente pode ter um impacto positivo no nosso estado de ânimo e nas nossas relações com as outras pessoas. Quando nos sentimos bem descansados, aumentamos as probabilidades de desfrutar de uma perspetiva positiva da vida. Além disso, também nos facilita a sociabilidade, além de que podemos interatuar de maneira mais correta com as pessoas que nos rodeiam.

A quantidade de sono que recebemos também pode afetar as nossas habilidades de linguagem, raciocínio e comunicação, que são fatores cruciais na construção de relações com as outras pessoas. A falta de sono pode dificultar o controlo das nossas emoções e a habilidade de nos comunicarmos de maneira efetiva com os demais, o que pode levar a conflitos. Por outro lado, dormir o suficiente pode-nos ajudar a regular as nossas emoções, a interagir bem com as outras pessoas, e também a manter relações mais saudáveis.