Como descansar a vista: mantenha hábitos saudáveis

Abr 29, 2023 | CONSELHOS | 0 comments

Depois de passar todo o dia a trabalhar em frente a um computador, é muito habitual aproveitar as nossas horas livres para continuar a viver a nossa experiência digital. Trocamos o monitor do escritório pelo tablet, pelo smartphone, ou incluso pelo nosso próprio computador pessoal. Como se fosse um videojogo, esquecemo-nos de descansar a vista enquanto vamos passando de écran em écran, sem dar importância a uma parte fundamental da nossa saúde, e que irá repercutir diretamente sobre o tipo de descanso. 

Conselhos para descansar a vista caso passemos o dia em frente a um écran

1. Colocar o écran a uma distância mínima de 55 centímetros. Além disso, deveremos situar esse écran de maneira a que fique entre uns 10 a 20 graus por debaixo do nosso campo de visão. 

2. A importância da iluminação: em muitas ocasiões caímos no erro de trabalhar ou olhar para qualquer tipo de écran digital com a divisão completamente às escuras. Tente calibrar uma boa iluminação, mantendo o espaço corretamente iluminado e, sobretudo, apostando pela luz natural.

3. Para evitar a típica e incómoda secura de olhos, o melhor que podemos fazer é pestanejar com frequência

4. Um dos piores inimigos da nossa vista e da nossa saúde ocular são os reflexos que se produzem no écran. Evite esses reflexos. 

5. Se existe um conselho que deve prevalecer por cima de todos, esse é o de realizar pequenos descansos. É importante que a cada 15 ou 20 minutos façamos pequenos descansos oculares, que consistem em deixar de olhar para o écran. Apenas tem que desviar o olhar na direção de algum objeto físico que se encontre bastante afastado de si (entre 10 a 20 metros, caso seja possível). Outra forma de descansar a vista é fechar os olhos durante 10 segundos. E, como terceira alternativa, a cada 25 minutos feche profundamente os olhos, e abra-os passados uns 10 segundos. Assegure-se de dedicar uns 5 minutos a algum destes exercícios, por cada hora que passe em frente a um écran.

6. O brilho excessivo dos écrans também não é positivo para a saúde dos nossos olhos. Vá às definições dos seus dispositivos e minimize o brilho o máximo que seja possível, sem que com isso se dificulte a visão. 

7. Outro dos feitos que mais nos cansam a vista enquanto estamos diante de um écran é o de ler textos muito extensos. Para evitar as moléstias ocorridas devido a isso, maximize a imagem dos textos e, no caso de estar a ver vídeos, faça-o sempre em modo de écran completo, de modo a conseguir forçar menos a vista.

8. Massaje os seus olhos quando a vista o incomode: apenas tem que os fechar e, com a ajuda dos seus dedos, massaje-os muito suavemente, com movimentos leves e com uma ligeira pressão. Outra forma de massagem é com movimentos dos próprios olhos, de cima para baixo, e de um lado para o outro. 

9. O ritmo natural do olho faz com que tenhamos entre 18 e 22 pestanejos por minuto. No entanto, o aumento da concentração, provocado pelo trabalho e pelo uso do écran, faz com que esse ritmo natural diminua até aos 6 pestanejos por minuto, perdendo assim lubrificação no globo ocular. Para evitar este problema, existe um truque que consiste em aumentar a velocidade do pestanejo: trata-se de fixar um ponto bastante afastado da sua vista. Em seguida, tem que pestanejar muitas vezes, ao mesmo tempo que, paralelamente, vai aumentando a velocidade do mesmo. Finalize esta atividade após uns 20 segundos.

10. Utilize óculos, caso esteja a utilizar lentes de contacto e estas se sequem constantemente.

11. Faça percursos visuais: toque na ponta do nariz com o dedo indicador e, em seguida, afaste-o progressivamente da vista. Para isso, estenda o braço para a direita, depois para o outro lado e, finalmente, para a frente e para trás. É importante que não mova a cabeça durante esta atividade, para que seja a sua vista quem faça todo o trabalho. 

12. Também pode ajudar a sua vista com uma alimentação saudável e equilibrada. E, obviamente, também com uma hidratação constante. Nunca é de mais comer e beber de forma saudável!

13. Se, apesar de todos estes conselhos e truques, continuar a ter a vista cansada, secura ocular, ou se acredita que perdeu algo de visão, não hesite em consultar-se com um especialista em oftalmologia.