Como combater a insónia no Natal
Com a chegada do Natal, os excessos também se juntam, o que muitas vezes significa que passamos alguns dias um pouco sobrecarregados e com dificuldade em adormecer, algo que se traduz em cansaço e desconforto, a última coisa que queremos durante estas magníficas festividades. Por isso, vamos conhecer os truques para evitar a insónia no Natal, aprendendo a descansar depois dos habituais comidos nestas datas.
O que é a insónia e quais são os seus sintomas
A insónia é um problema de sono que se enquadra nos chamados distúrbios do sono. Isto faz com que não durmamos de forma adequada, o que pode acabar por conduzir a problemas de saúde que podem ser mais graves. Deve-se anotar que há dois tipos de insónia que são:
Insónia aguda
É um processo de curta duração que é comum à maioria das pessoas. É geralmente porque estamos a passar por uma época de mais stress do que o habitual. Um bom exemplo é a insónia no Natal.
Insónia crónica
É a conhecida insónia de longa duração, ou seja, quando o problema afeta-nos de forma contínua. Deve-se notar que ele pode ser baseado nos mesmos problemas que no caso de insónia aguda, mas com a particularidade de que, como estes não são reduzidos, o problema se torna crônico.
Devemos ter em conta os sintomas que nos permitirão saber se é realmente insónia ou se o problema é diferente:
- É difícil para nós adormecer.
- Quando acordamos, temos a sensação de que estamos muito cansados e como se não tivéssemos dormido a noite toda.
- Uma boa parte da noite é passada acordada.
- Quando dormimos, acordamos muitas vezes.
- Não conseguimos dormir o suficiente.
- Normalmente acordamos muito cedo.
Por que a insónia acontece no Natal
Devemos partir da premissa de que estamos em um período em que mudamos completamente os hábitos, de modo que é muito mais comum para problemas como a insônia. Mas vamos tentar analisar algumas das principais causas de insônia, a fim de evitá-lo e desfrutar das férias ao máximo:
- O stress elevado durante as férias encoraja a insónia natalícia.
- Não ter calculado correctamente as despesas e ter gerado problemas financeiros.
- Afetos emocionais como a perda de um ente querido ou algo doloroso que vem à mente neste momento.
- A ir para a cama tarde e a quebrar os nossos horários.
- Comprometemos muitos excessos com comida, bebida e tabaco.
Dicas para evitar a insónia no Natal
- Evite alimentos picantes e excitantes, especialmente durante o jantar, ou pelo menos não os abuse.
- Não bebas muito.
- Beber infusões relaxantes pode ajudá-lo a descansar melhor.
- Faça algum exercício físico nestes dias, mesmo que isso signifique ir passear e ver as árvores de Natal e as decorações nas cidades.
Embora existam medicamentos que o ajudam a dormir, tenha cuidado para não os tomar sem consultar o seu médico, especialmente se vai beber álcool. Sempre a segurança e a saúde em primeiro lugar, ainda há muitos Natais pela frente para celebrar e desfrutar na melhor companhia.
E agora que você sabe todos os truques para evitar a insônia no Natal, é hora de colocá-los em prática e, em suma, certifique-se de que este Natal vai ser o melhor com as pessoas que você mais ama.