Como a ordem no quarto influencia o seu estado de ânimo
O que aconteceria se, cada vez que entrasse em casa, o seu estado de ânimo diminuísse, devido a como a tem decorada ou à sua organização? O design de interiores e a decoração não são artes e técnicas que apareceram e que vivem um “boom” apenas porque sim. Se têm tanto êxito, e se cada vez queremos saber mais, para colocar ordem na nossa casa e no nosso quarto, é porque ambos os conceitos influem em como nos vamos sentir dentro do nosso lar.
Não só a ordem e a organização vão definir esse bem-estar que se pode transformar em felicidade. Existem outros elementos como as cores, a iluminação, ou incluso as plantas, que podem impregnar os nossos lares com esse conforto e descanso pelos quais tanto ansiamos no dia a dia.
5 fatores do quarto que vão influir no nosso bem-estar e descanso
Até agora, é possível que associasse a decoração com o feito de criar um ambiente que estivesse ligado a uma moda ou a uma corrente. No entanto, o design de interiores é uma arte tão desenvolvida que é capaz de alterar o nosso estado de ânimo.
Cada móvel, cada cor com a qual pintamos as paredes, ou os objetos de decoração mais pequenos que possuímos, vão ter influência sobre o nosso cérebro. Se escolhermos bem e acertarmos, vão-nos provocar conforto, segurança, relaxamento, e incluso podem estimular a nossa criatividade. E se colocarmos o foco apenas no quarto, isso vai-nos conduzir ao melhor dos descansos.
1. As cores
Começamos pelo elemento mais óbvio: a cor. Ou, para ser mais claro, cores. Se existe algo que devemos ter bem claro, é que devemos jogar com diferentes tons, em função do espaço de que falamos dentro de casa. Por isso, o ideal é apostar por cores mais vivas na sala, e por tons mais frios e acolhedores dentro do quarto. Por quê?
As cores saturadas são mais agressivas, e podem causar ansiedade. Neste âmbito incluiríamos exemplos como o vermelho e o laranja. Nesse caso, nunca as deveríamos escolher para o nosso quarto principal.
Também não deveríamos apostar por cores escuras, as quais podem apagar o nosso estado de ânimo e provocar uma sensação claustrofóbica. Descartando estes exemplos também, as cores ideais para o nosso quarto são aquelas que geram sentimentos propensos à calma, ao conforto, à tranquilidade e à serenidade. Ou seja, tons frios como o verde, o azul ou a malva. Obviamente, aconselhamos que as combine com o branco, de modo a que a luminosidade seja a adequada durante o dia.
2. A luz
Precisamente, a luz é o seguinte elemento chave que integra a ordem das nossas casas, e cuja importância é vital no nosso estado de ânimo. Entrar num espaço escuro, e onde mal entram os raios de sol, é sinónimo de tristeza e depressão. Um constante pensamento de “tirem-me daqui” que não vai beneficiar o nosso conforto e, por consequência, o nosso descanso.
Se o nosso quarto conta com uma boa janela por onde entra uma quantidade importante de luz durante o dia (algo que devemos procurar estender ao resto da casa), os nossos níveis de energia irão aumentar. E, pelo contrário, se o nosso lar não recebe raios de luz durante o dia, é mais provável que habitemos num lugar triste.
O conselho que damos desde a Maxcolchon é o de organizar os espaços de forma a que remem a favor da entrada de luz natural através das janelas. E, obviamente, acompanhar os raios de sol com a luz artificial, através do uso de lâmpadas.
3. A ordem e a limpeza
Aqui se unem dois fatores estreitamente ligados. A ordem e a limpeza devem erguer-se como os alicerces de qualquer casa. Para isso, não só há que tentar dedicar uns minutos ao dia a efetuar as tarefas do lar necessárias, como também nos deveríamos desfazer de todos esses objetos que não estão a oferecer nada ao nosso dia a dia, ou que simplesmente já não utilizamos.
Os espaços ordenados e limpos ajudam ao nosso conforto e paz mental. Pelo contrário, quartos sujos e desordenados geram stress e ansiedade. Aposte por uma distribuição harmoniosa dentro de cada quarto, limpe a sujidade, e consiga esse espaço ordenado que lhe vai oferecer paz e relaxamento.
4. O excesso de decoração
Seguindo um pouco a premissa do ponto anterior, o excesso de decoração e os lares onde cada espaço, recanto, quarto e móvel estão carregados de objetos de índole decorativo, levam-nos a uma sensação de angústia muito similar ao stress.
A acumulação aleatória e carregada de objetos não tem nada a ver com a decoração. No entanto, também não devemos cair exatamente no oposto, já que um quarto 100% minimalista pode causar uma sensação de vazio e tristeza. No ponto médio entre ambos os extremos é onde poderemos encontrar um equilíbrio emocional. E, ainda que lhe possa parecer contraditório com o ponto anterior sobre a limpeza, ter livros, fotografias e objetos pessoais espalhados pela casa pode ajudar a providenciar esse sentimento de lar tão necessário.
5. As plantas
Por último, as plantas. O poder que apenas a natureza oferece também pode ser alcançado na nossa própria casa. As flores, as plantas, e incluso as jarras com flores secas, não só irão oferecer esse ponto cálido, como também iremos conseguir um lar com vida, o que se irá repercutir positivamente nos nossos níveis de stress e ansiedade. Além do mais, as plantas podem-nos ajudar a melhorar a nossa produtividade e concentração.
E, sobretudo, irão trazer vida e qualidade ao ar que respiramos.