Como a mudança da hora afeta no descanso
A mudança da hora obriga-nos a atrasar os nossos relógios uma hora, o que faz com que a luz pela tarde se reduza. No entanto, despertarmos na segunda-feira pela manhã, depois da mudança da hora, pode não ser tarefa fácil, ainda que tenhamos ganho uma hora de sono.
Na realidade, a forma na qual as mudanças da hora nos afetam depende dos nossos próprios hábitos de sono, da nossa saúde pessoal, e também do nosso estilo de vida.
Como a mudança da hora afeta no descanso
Mover os nossos relógios em qualquer direção altera o sinal do tempo, assim como a luz para estabelecer e restabelecer o nosso ciclo natural de 24 horas, mais conhecido como ritmo circadiano.
Ao fazer isso, o nosso relógio interno acaba por se dessincronizar, ou não coincide com o nosso ciclo atual de dia e noite. Como nos vamos adaptar a isto depende de várias coisas.
Regra geral, adaptar-se a “ganhar” uma hora no outono costuma ser mais fácil, se o compararmos com “perder” uma hora na primavera. É algo similar a quando viajamos de avião: quando viajamos para oeste, podemos adormecer mais facilmente, ainda que seja possível que tenhamos dificuldades para nos despertarmos. No entanto, quando viajamos para este, podemos ter problemas para conciliar o sono e aumentar a nossa vigília durante a primeira parte da noite.
Quanto tempo custa adaptar-se à mudança da hora?
A regra geral é que se necessita aproximadamente de um dia para ajustar cada hora da mudança da hora, mas isto depende fundamentalmente de cada pessoa em concreto.
Assim, se dorme profundamente entre 7 e 8 horas, e caso se deite cedo na noite anterior, é possível que se desperte sentindo-se muito bem e completamente descansado. Porém, se já estava a experienciar alguns problemas de sono, e caso durma cerca de 6 horas cada noite, então provavelmente vai ter alguns problemas, sobretudo se consome álcool ou cafeína perto da hora de se deitar.
Nesta situação, é possível que experimente pior concentração, rendimento e memória, algo comum nas pessoas privadas de sono, assim como sonolência diurna e fadiga.
O que fazer para reiniciar o relógio interno e adaptar-se melhor à mudança da hora?
O nosso ritmo circadiano é gerado internamente, mas está influenciado pelo entorno, pelos medicamentos e pelo comportamento. Assim, existem algumas coisas que se podem fazer para que a transição para o novo horário seja mais fácil.
Em primeiro lugar, a luz é o principal sinal ambiental. A luz suprime a secreção da melatonina, que costuma induzir o sono. É por isso que é tão importante expor-se à luz durante as horas de vigília tanto quanto seja possível, e não se expor à luz brilhante quando já está escuro fora.
A importância da higiene do sono
A higiene do sono é um termo que se usa para descrever as ações que se podem levar a cabo de modo a dormir melhor e conciliar o sono de uma forma mais rápida, assim como para permanecer dormido e dormir profundamente.
A higiene básica do sono inclui reduzir ou eliminar a cafeína e o álcool, relaxar-se antes de dormir, evitar fazer exercício poucas horas antes de se deitar, assim como usar tampões para os ouvidos e máscaras para os olhos, quando tal seja necessário.
Por outro lado, também pode ser importante deitar-se e levantar-se à mesma hora todos os dias.
Para além disso, pode ser recomendável:
Seguir um horário de sono constante, de acordo com o seu cronotipo
O cronotipo é a inclinação natural do corpo para estar desperto ou dormido em certos momentos do dia. O nosso cronotipo é um dos fatores mais determinantes, não só para o descanso, como também para a nossa produtividade.
Se já conhece o seu cronotipo, mas não consegue seguir esse horário devido ao seu trabalho, a compromissos familiares ou sociais, ou outros tipos de conflitos, o melhor será que trate de seguir um sono constante. Deite-se à mesma hora todas as noites, e desperte-se à mesma hora todas as manhãs, incluso aos fins de semana ou nos dias festivos. Quanto mais constante for com o seu horário de sono, mais fácil será conciliar o sono e despertar-se.
-
Expor-se à luz pela manhã
Expor-se à luz faz com que a melatonina deixe de ser segregada, pelo que é ideal para se despertar e retomar um adequado ritmo circadiano.
-
Evite a luz pela noite
Da mesma forma que é conveniente expor-se a ela pelas manhãs, pelas noites o melhor será evitar expor-se à luz, sobretudo à luz azul dos dispositivos eletrónicos.
-
Uma dieta equilibrada
O melhor será evitar os hidratos de carbono simples pela manhã, já que podem causar sono.