CHAVES PARA DORMIR BEM FORA DE CASA NAS FÉRIAS

Mai 13, 2024 | CONSELHOS, DESCANSO | 0 comments

Como dormir bem fora de casa é algo que não costuma estar na nossa mente… até que viajamos. O incómodo de dormir em camas desconhecidas ou em alojamentos temporários costuma afetar o nosso descanso e que desfrutemos mais ainda durante a viagem. E a verdade é que esta preocupação é comum para muitos viajantes que procuram assegurar-se de ter um bom descanso durante as suas aventuras.

O que costuma suceder com a qualidade do sono quando viajamos? Ao invés de recarregarmos energias e desfrutar ao máximo das férias, encontramo-nos com que as camas de hotel podem ser demasiado duras ou macias, as almofadas podem ser incómodas, e o ambiente desconhecido pode interferir com o nosso sono. Além do mais, a mudança de horários e o stress da viagem também alteram a capacidade para conciliar o sono, o que agrega mais preocupações à equação.

Felizmente, existem estratégias e conselhos que pode seguir para se assegurar de dormir bem fora de casa durante as suas férias. E na Maxcolchon falamos de tudo isso neste mesmo artigo.

Por que é difícil dormir em camas alheias

O problema é que, durante as férias, dormimos fora do nosso ambiente. A falta de familiaridade com a cama, o colchão e as almofadas pode gerar incómodo e dificuldade para conciliar o sono. Além disso, a mudança de horários, os ruídos não familiares, assim como a iluminação diferente, também podem contribuir para esta dificuldade em dormir em camas estranhas.

A sensação que nos transmite a nossa cama pode chegar a ser imprescindível para obter um descanso reparador. Assim, para muita gente pode ser um problema dormir num colchão diferente ao que geralmente utilizam todas as noites.

Fatores que podem alterar o nosso sono durante as férias

Apesar da emoção e da antecipação que sentimos antes de enfrentar umas merecidas férias, em algumas ocasiões o descanso pode ver-se comprometido por uma série de fatores que afetam a nossa capacidade para conciliar o sono.

  1. O efeito da primeira noite: ao passar a noite num lugar desconhecido, é comum experimentar o que se conhece como o efeito da primeira noite. Este fenómeno é caracterizado pela dificuldade para conciliar o sono e permanecer dormido, já que o nosso cérebro permanece alerta ante possíveis perigos durante a noite. Muitas pessoas se identificam com este fenómeno ao tentarem dormir fora de casa durante as férias.
  2. Fadiga da viagem: a preparação e a viagem até ao nosso destino podem gerar stress físico e mental, resultando em fadiga da viagem ao chegar ao nosso lugar de férias. Este estado de esgotamento pode causar dificuldades para conciliar o sono e afetar o nosso descanso noturno. Investigações têm demonstrado que o stress relacionado com as viagens pode provocar um aumento na pressão arterial, assim como problemas para dormir na primeira noite que passamos num novo lugar.
  3. Jet lag: o jet lag acontece quando o nosso relógio biológico interno não está sincronizado com a zona horária do nosso novo entorno. Este transtorno pode manifestar-se com dificuldades para dormir, mal-estar gastrointestinal, fadiga diurna e falta de concentração. Se o nosso destino de férias implica cruzar várias zonas horárias, é provável que experimentemos jet lag ao chegar, o que pode afetar a nossa qualidade de sono durante a viagem.

Conselhos para dormir bem fora de casa durante as férias

As férias provocam uma mudança total na nossa rotina diária, e isso pode influir na hora de conciliar o sono. Se é esse o caso, pode dar uma olhada às ideias que lhe oferecemos em seguida, para que dormir bem fora de casa não seja um contratempo para desfrutar do seu tempo livre.

Manter o mesmo ritual

Normalmente, na hora de nos deitarmos, seguimos um ritual. Cada um de nós tem as nossas manias e costumes. Por isso, quando estamos de férias, é aconselhável manter esses hábitos na medida do possível.

Por exemplo, quer se gostamos de ler um pouco antes de dormir, ou se nos relaxa tomar uma infusão, é importante continuar a fazer isso mesmo. Para nos sentirmos como em casa, também é aconselhável levarmos o nosso pijama favorito, ou incluso a almofada que normalmente utilizamos para dormir. Ainda que pareça algo sem importância, também nos pode influenciar positivamente.

Levar uma almofada de viagem

Mudar de almofada costuma ser um dos problemas mais habituais quando dormimos numa cama diferente. O tipo de almofada é uma escolha bastante pessoal, pois, tal como sucede com os colchões, podemos gostar que seja firme ou, pelo contrário, mais suave. Se tem essa possibilidade, é boa ideia levar a sua almofada consigo, e evitar assim os problemas que advêm do feito de dormir com uma almofada distinta e que não seja do seu agrado.

Deitar-se relaxado

Já se sabe que, durante as férias, a nossa atividade diária varia consideravelmente. As excursões, passar o dia fora de casa, assim como as reuniões sociais, alteram os nossos hábitos, modificando assim o ritmo ao qual estamos acostumados.

Fazer exercício físico

Segundo alguns estudos científicos, é boa ideia praticar algum tipo de exercício físico, e que nos possa providenciar o relaxamento necessário para que, quando nos deitemos, nos encontremos sossegados e tranquilos. Uma das ideias mais cómodas e simples é optar pelos passeios ao ar livre. Quer seja pelo campo ou pela praia, é uma forma de exercitar o nosso corpo e aumentar dessa maneira a produção da serotonina, que é a hormona que regula os ciclos do sono.

Dormir durante a viagem

Também é aconselhável evitar fazer uma pequena sesta durante o trajeto da viagem.
É melhor que quando cheguemos ao nosso destino estejamos suficientemente cansados para cair redondos na cama. Dessa forma, a nossa primeira toma de contacto com a cama que nos espera pode chegar a ser bastante satisfatória.

Alimentar-se de maneira saudável

Durante as férias costumamos cometer algum excesso com a nossa alimentação. Por um lado, descuidamos os nossos horários e, por outro, saltamos um pouco a dieta saudável que tentamos manter durante o resto do ano.

O refluxo gástrico pode ser um dos problemas que pode aparecer se descuidamos uma alimentação equilibrada. Por esse motivo, é conveniente tentar compensar os abusos que costumamos cometer durante as férias. Assim, no caso de que façamos um almoço abundante, é importante comer algo leve ao jantar. Da mesma forma, se pecamos um pouco ao meio-dia, é melhor incluir alimentos saudáveis pela noite.

Prepare-se adequadamente para as suas férias

Antes de iniciar a própria viagem, é importante que nos tomemos o tempo necessário para preparar tudo ao pormenor. É que, se planificamos bem os preparativos, poderemos reduzir de forma significativa o impacto da fadiga que nos poderá produzir a própria viagem.

Por exemplo, podemos auxiliar-nos de conselhos como o de fazer uma lista de tarefas umas quantas semanas antes da viagem e, por consequência, estabelecer um plano diário para as completar. Tudo isso nos irá ajudar a que nos possamos sentir mais tranquilos e relaxados quando chegue o dia da viagem.

Em definitivo, a preparação adequada não só elimina fatores stressantes, como também pode melhorar a qualidade do seu sono antes de iniciar a sua aventura.

Faça com que o seu quarto seja ideal para dormir

Uma vez chegue ao destino de férias, configure o quarto de maneira a que o recorde do seu próprio quarto. E, claro está, também lhe recomendamos que, caso seja necessário, viaje com a sua própria almofada. Também é aconselhável incorporar outros elementos, como mantas ou acessórios como os dispositivos que emitem ruído branco. Nada é em excesso quando se trata de se adaptar a um novo lugar, de modo a que possa desfrutar de várias noites de descanso.

Desfrute da luz do sol pela manhã

Incluir um pouco de luz solar cedo na sua rotina matutina pode fazer maravilhas pela sua energia durante o dia. Sair a caminhar, ou simplesmente sentar-se ao ar livre nas primeiras horas do dia, pode ajudar a que se sinta mais alerta e desperto, além de facilitar a adaptação a um novo horário durante as suas férias.

Limite o consumo de álcool e cafeína

Durante as férias, é bastante habitual e tentador consumir maior quantidade de produtos que incorporem álcool e cafeína. No entanto, falamos de duas substâncias que não são nada amigáveis para com a conciliação do sono.

Durante as férias tente não abusar destas substâncias. E, caso seja possível, reduza o consumo de cafeína e álcool até níveis mínimos, especialmente nas horas prévias a ir para a cama.

Tenha cuidado com a exposição à luz azul durante a noite

O uso de certos dispositivos eletrónicos, com écrans muito brilhantes (por exemplo, os telemóveis ou os tablets), pode ser prejudicial antes de se deitar. O motivo? Este tipo de gadgets emitem uma luz de cor azul que pode interferir com a libertação de melatonina. Quer dizer, falamos da hormona que regula o sono. No seu lugar, o ideal seria apostar por atividades relaxantes e que não envolvam écrans brilhantes, de modo a promover um melhor descanso durante as férias.

Durma num quarto com escuridão total

Dormir em completa escuridão pode melhorar a qualidade do sono durante as férias. Por isso, com o objetivo de eliminar distrações visuais, e tendo em conta que a maioria de destinos de férias não proporcionam condições de escuridão ideais, o mais apropriado é levar uma máscara para os olhos na sua bagagem, de modo a poder garantir um ambiente propício e que permita dormir sem interrupções.