Cefaleias hípnicas: Despertar-se com dor de cabeça
É dessas pessoas que se desperta com dor de cabeça? É algo comum em certa parte da população, e pode surgir por várias razões.
Por vezes acontece que as cefaleias são um sintoma secundário a um transtorno do sono. De fato, parece que cerca de 75% das pessoas que sofrem de narcolepsia, também sofrem cefaleia em salvas, ou enxaqueca. Estas costumam dar-se na transição entre a fase REM, e o resto de fases do sono.
Por sua vez, a cefaleia hípnica costuma acontecer principalmente nas sestas diurnas, ou pela noite, ainda que também é possível que apareçam imediatamente depois de acordar, aparecendo essa sensação de dor de cabeça ao despertar. Se para si é comum despertar-se com dor de cabeça, é possível que sofra de cefaleias hípnicas.
Cefaleias hípnicas: o que são?
A cefaleia hípnica é uma cefaleia primária pouco frequente. Regra geral, parece que afeta principalmente a pessoas com mais de cinquenta anos, ainda que também possa aparecer em idades mais jovens.
Quando aparece esta cefaleia, a dor interrompe o sono de quem a sofre, e pode ser uma dor moderada ou grave. Tem tendência a ser persistente: em geral, dura entre uns 30 e uns 180 minutos. Ainda que partilhe algumas características com a enxaqueca, como a sensação de náusea, o certo é que costuma ser algo não muito específico. Quando é de aparição recente, é importante descartar uma causa secundária.
O perfil clínico deste tipo de cefaleia aponta a que é uma dor de cabeça que costuma começar em idades avançadas, e caracteriza-se por dores recorrentes, que aparecem durante o sono, e que provocam o despertar de quem as sofre. Por vezes, este despertar coincide com o sono REM.
Geralmente, as causas pelas quais se produz este tipo de cefaleia são ainda desconhecidas, ainda que se considere que está relacionada com alterações do sono REM, e/ou com o ciclo da melatonina, uma hormona implicada nos processos de sono. Além do mais, parece que tem por hábito afetar mais às mulheres do que aos homens.
Como se trata este tipo de cefaleia?
A cefaleia hípnica costuma ter um tratamento concreto. De fato, as opções terapêuticas com maior evidência científica são a cafeína e a indometacina. Por outro lado, o lítio também pode ser um tratamento útil neste tipo de cefaleias, mas em qualquer caso, este tipo de tratamento deverá ser definido por um médico.
E é que o tratamento para as dores de cabeça noturnas varia em função do tipo de dor, assim como das causas que provoquem esta moléstia. Neste sentido, o médico pode recomendar certos medicamentos para paliar as dores, assim como para evitar possíveis futuros episódios.
Conselhos para tentar prevenir a cefaleia
Se é certo que as causas da cefaleia hípnica não ficam demasiado claras, parece que são meramente fisiológicas. De todas as formas, há certos conselhos que se podem levar a cabo, para prevenir as cefaleias em geral:
- Tentar não abusar dos fármacos. O seu consumo indiscriminado pode ter um efeito negativo na dor de cabeça, e torná-la ainda mais comum.
- Evitar a automedicação. Antes de tomar qualquer medicamento para evitar despertar-se com dor de cabeça, é fundamental consultar com um médico.
- Tentar controlar os possíveis gatilhos da dor, tentando controlar fatores como o stress, o descanso, a alimentação, o exercício…
- Tomar os medicamentos receitados pelo médico, nas doses recomendadas pelo profissional.
Como vê, despertar-se subitamente com dor de cabeça pode ser um sinal de padecer de cefaleia hípnica. Em qualquer caso, recomendamos-lhe que se consulte com o seu médico acerca dos seus sintomas, para que um profissional de saúde possa levar a cabo um diagnóstico mais ajustado.