Canções de embalar para dormir: 15 canções de berço para adormecer o seu bebé
As canções de berço, também conhecidas como canções de embalar para dormir, são um dos recursos mais utilizados para acalmar os bebés desde há séculos. O ritmo relaxante e suave que as caracteriza faz com que os bebés adormeçam mais rapidamente.
E a verdade é que sim: funcionam. Incorporar canções de embalar para dormir na rotina de sono do bebé pode resultar num melhor descanso, quer para eles, como para os pais. Deixamos-lhe uma lista de canções de berço para adormecer o seu bebé mais facilmente pelas noites.
As canções de embalar para dormir: qual é a sua origem?
Diz-se que as canções de embalar provêm de culturas antigas, que transmitiam oralmente as suas tradições. No entanto, poderia ser que as bases musicais das canções que hoje em dia conhecemos não sejam exatamente as mesmas que se conheciam antigamente, dado que muitas se terão perdido com o tempo.
No que diz respeito ao seu uso, têm sido utilizadas sempre com o mesmo objetivo: entreter e distrair os mais pequenos.
Canções de embalar para dormir: 15 canções de berço para adormecer o seu bebé
Quase qualquer canção, independentemente da sua letra e melodia, se pode cantar como uma canção de berço. Ainda assim, algumas canções parecem ser perfeitas para fazer com que um bebé desfrute de um bom descanso. Estas são algumas das canções de berço que pode utilizar: uma mescla de êxitos e canções populares e modernas, cantadas durante séculos pelos pais nervosos, para que os seus pequenos durmam um pouco.
1. Estrelinha, onde estás?
Trata-se de uma canção com origem anglo-saxónica, e que se canta também no Natal em diversos países, utilizando diversas letras e idiomas diferentes. É uma canção de embalar que se caracteriza pela doçura da sua letra e pelo seu tom. Pode ser encontrada no YouTube aqui.
2. Dorme, meu bebé
Uma das clássicas: acredita-se que esta canção faz referência ao filho de Maria de Módena e do rei Jaime II de Inglaterra. Aqui pode encontrar uma versão completa com desenhos animados: Dorme, meu bebé.
3. Canção de embalar das papoulas
Baseada num poema de Concha Lagos, esta canção de berço não é tão conhecida como outras, mas é muito bonita: Canção das papoulas.
4. Até amanhã
Outra das canções mais famosas. É uma canção de berço muito alegre, ideal para ensinar ao pequeno que já vão sendo horas de se deitar: Até amanhã.
5. A coruja faz “Shh”
Uma canção de berço com o clássico ritmo que resulta ideal para os nossos pequenos. A coruja faz “Shh”.
6. Ea a nana
Esta canção de berço contém uma das letras mais doces e inesquecíveis. Vale a pena recuperá-la, e de certeza que se vai lembrar: Ea a nana.
7. A dormir
Esta é uma das canções de berço que vão passando de geração em geração, e que nunca se esquece. De certeza que se vai lembrar quando a escutar: A dormir.
8. O lagarto está a chorar
Trata-se de uma preciosa adaptação musical do poema de Federico García Lorca dedicado às crianças. Trata-se de uma das canções mais autênticas: O lagarto está a chorar.
9. Arrorró, mi niño
Outra das canções de berço mais clássicas, e que costuma deixar os mais pequenos pasmados. A si quiçá também lhe seja familiar: Arrorró, mi niño.
10. Nana, nana, meu menino
Uma preciosa canção, muito popular no nosso país. A sua origem data de princípios do século XX. De certeza que a escutou cantada pela sua avó: Nana, nana, meu menino.
11. Este menino tem sono
Uma das canções de berço que tentam provocar o sono nos nossos pequenos, e esperemos que com êxito: Este menino tem sono.
12. PimPom é um boneco
PimPom é um boneco, muito bonito e de papelão, de papelão…. É-lhe familiar? Trata-se de outro dos clássicos das canções de berço alegres e relaxantes, e com a qual poderemos transmitir aos nossos pequenos tranquilidade para fomentar o seu descanso: PimPom é um boneco.
13. Cucu cantou o sapo
Cucu, debaixo da água… Outra das clássicas que não podem faltar no nosso repertório de canções de berço. Dê uma olhada a esta versão de desenhos animados que o vai encantar: Cucu cantou o sapo.
14. Aserrín, aserrán
Trata-se de uma das canções de berço das que mais variações podemos encontrar, mas, regra geral, costuma ter uma letra fácil de aprender, e com a qual poderemos ajudar os pequenos a irem contentes para a cama.
15. Hush, Little Baby
São muitas as canções de berço que podemos encontrar em inglês, mas esta é uma das clássicas, e da qual mais gostamos: Hush, Little Baby.
E você? Quantas destas canções de berço tinha escutado antes? Esperamos poder ajudá-lo com o descanso do seu pequeno, e que tenha sonhos felizes!