Camas Montessori: como as escolher
É possível que nunca tenha ouvido falar delas, e incluso pode ser que em momento algum tenha ouvido falar da filosofia que existe por trás das camas Montessori. Para muitos, este tipo de cama limita-se simplesmente a uma opção estética como outra qualquer, e cuja forma, além disso, também providencia certa tranquilidade, dado que impede que os pequenos se magoem, caso aconteça de caírem da cama.
No entanto, a verdade é que existe toda uma filosofia por trás das camas Montessori, e que vale muito a pena conhecer. Explicamos-lhe o que são as camas Montessori, e como escolher uma.
O que é uma cama Montessori?
O certo é que, tecnicamente, não existe uma “cama Montessori” em si. Podemos encontrar camas inspiradas nos princípios gerais que compõem o Método Montessori. A inventora, a Dra. Maria Montessori, acreditava que as crianças prosperam quando se lhes dá a liberdade de se moverem e aprenderem de forma independente.
Assim, em termos gerais, uma cama Montessori é um colchão sem grades restritivas à sua volta, o suficientemente perto do solo para que a criança possa entrar e sair sem ajuda. É que, segundo esta filosofia, os berços comuns restringem a capacidade da criança para se mover livremente.
Além do mais, dependem de um adulto para sair daí, brincar, ou incluso praticar habilidades dentro do seu quarto, sendo que os primeiros anos da vida são um momento onde o movimento físico é muito importante para as crianças. Assim, escolher uma cama perto do solo pode encorajar as crianças para que continuem a praticar os seus movimentos de motricidade grossa.
São este tipo de camas seguras?
Ainda que possa dar um pouco de medo isso de deixar o pequeno sozinho sem nada que o proteja durante o sono, as camas no chão podem ter muitos benefícios, e que não comprometem a segurança, sempre que se tenham algumas considerações no que ao quarto diz respeito.
Assim, antes de utilizar a cama no chão, pode ser interessante avaliar se existem perigos que estariam ao alcance do pequeno: proteger as tomadas, prender os móveis às paredes e retirar todos os cabos podem ser medidas necessárias para nos assegurarmos de que vamos manter a segurança dentro do quarto do pequeno.
Depois de que todo o quarto se transforme num espaço seguro para o pequeno, utilizar uma cama no chão pode ser bastante benéfico. Sem as restrições das barras do berço, as crianças são livres para observarem visualmente o seu entorno, para fazerem movimentos amplos que os seus corpos naturalmente anseiam, e para se poderem levantar da sua cama quando sentem a necessidade de o fazer.
Esta confiança na autonomia ajuda a satisfazer a necessidade de independência da criança pequena, o que aumenta a sua confiança. É que uma vez que o pequeno seja mais independente e possa andar, poderá também despertar-se e mover-se sozinho para satisfazer as suas necessidades: quer seja para usar o quarto de banho, beber água, ou simplesmente para comunicar que precisa da nossa ajuda para algo.
Esta liberdade pode parecer assustadora em algum momento, mas quando se lhes permite essa autonomia com limites saudáveis e seguros, muitos pais concluem que esta liberdade promove a calma e o respeito. De fato, esta liberdade para se mover pelo quarto pode fazer com que os pequenos chorem menos.
Como escolher uma cama Montessori?
Se é verdade que existem camas especificamente fabricadas como camas Montessori, o certo é que não é necessário que nos lancemos a procurar especificamente por uma cama catalogada como cama Montessori (dado que podem ser mais caras, apenas pelo feito de terem esta etiqueta). É que adquirir uma cama Montessori pode ser tão simples como fazer uso de um estrado ou base revestida sem os pés, e que se apoie diretamente no chão, de modo a simular uma cama Montessori.
Se a criança tem mais do que 4 anos, também podemos fazer uso de um sommier fixo sem pés para simular uma cama Montessori. Um sommier baixo, de 15 centímetros, poderia simular o efeito Montessori de que estamos à procura para o pequeno. É assim tão simples!
E, caso também esteja à procura de um colchão para a sua nova cama Montessori, na Maxcolchon dispomos de um colchão especialmente fabricado para os mais pequenos. Trata-se de um colchão infantil que protege o seu desenvolvimento em cada etapa, e que tem em conta cada uma das necessidades que pode ter uma criança no seu descanso: um acolchoado que irá acolher o seu corpo na perfeição, uma firmeza médio-alta, tecnologia para evitar que se produza a mutação celular de bactérias, assim como viscoelástica de poro aberto.
Dê uma olhada ao nosso catálogo e escolha a sua cama Montessori, e com o colchão ideal para os mais pequenos. Não hesite em nos consultar, caso tenha alguma dúvida, e estamos seguros de que o poderemos ajudar em tudo o que precisar!