As horas de sono não se recuperam
O sono é uma parte essencial da vida. Dormir o suficiente é estritamente necessário para se sentir com mais energia durante o dia, para manter a nossa saúde em linha, e para ajudar o cérebro a processar e armazenar nova informação.
Para muitas pessoas, dormir pode ser um verdadeiro desafio. E, como poderá imaginar, a falta de sono está relacionada com uma série de consequências para a nossa saúde que, a longo prazo, podem ser bastante graves. Mas, é possível evitar esta falta de sono? Em concreto, podem-se recuperar as horas de sono?
A falta de sono
A falta de sono define-se como a diferença entre a quantidade de sono que uma pessoa necessita, e a quantidade de sono que realmente dorme. Assim, por exemplo, se pela nossa idade (se somos adultos) necessitamos dormir oito horas de sono pela noite, mas apenas dormimos seis, então temos 2 horas de falta de sono.
Assim, esta falta de sono torna-se cumulativa, e ir dormir 30 ou 60 minutos mais tarde do que o habitual durante uns dias pode-se ir acumulando. Ainda assim, esta acumulação de sono não tem porque significar que nos possamos sentir cansados.
A investigação demonstrou que as pessoas podem adaptar-se cognitivamente à restrição crónica do sono sem se sentirem particularmente sonolentas, ainda que o corpo mostre uma diminuição significativa no rendimento físico e mental.
As horas de sono não se recuperam
Como lhe dizíamos, a falta de sono é acumulativa. Porém, ainda não está claro se dormir mais horas compensa realmente a falta de sono que temos. O mais provável é que, quando soframos com a falta de sono e tornemos a dormir oito horas, simplesmente ocorra um regresso aos nossos padrões normais de sono.
Há quem pense que dormir mais aos fins de semana, para conseguir recuperar o sono, pode ser útil. No que à investigação a esse respeito se refere, um estudo publicado em 2018 concluiu que dormir até tarde aos fins de semana não inverte a desregulação metabólica e o aumento de peso potencial associado com a perda regular de sono, pelo que não parece muito certo que possamos recuperar horas de sono como tal.
Assim, pode ser que dormir um par de horas mais aos fins de semana seja uma ajuda, mas, claramente, não é suficiente. O melhor, em qualquer caso, é tratar de evitar a falta de sono, seja como for.
Evitar a falta de sono
A forma mais fácil de evitar a falta de sono é, em primeiro lugar, aprender de quanto sono necessita o corpo, e priorizar o sono como uma das formas mais importantes de cuidar da nossa saúde.
Ainda que a quantidade de sono de que necessitamos possa variar de uma pessoa para outra, a maioria dos adultos necessitam de 7 a 9 horas de sono pela noite, tal como explica a National Sleep Foundation. Por outro lado, temos as crianças e adolescentes, que precisam de dormir ainda mais, devido à idade de desenvolvimento em que se encontram.
Se lhe parece muito complicado levar a cabo uma adequada higiene do sono e reduzir a sua falta de sono, estas são algumas recomendações que lhe podemos fazer:
- Mantenha um horário de sono: manter um horário de sono permite-nos priorizar o sono, e garantir-nos de que estamos a descansar o suficiente. Se precisa de alterar o seu horário de sono, faça-o lentamente, mudando-o em incrementos de 30 a 60 minutos.
- Leve uma rotina de sono noturna: ter uma rotina noturna permite que o corpo se relaxe e se prepare para um descanso de qualidade. Configure um alarme para 30 minutos antes de se deitar, para o recordar que deve reduzir a iluminação, apagar os dispositivos eletrónicos, e levar a cabo alguma atividade relaxante.
- Melhore o ambiente no seu quarto: otimize o ambiente do seu quarto para dormir. Mantenha uma temperatura agradável, bloqueie qualquer ruído ou luz que o possa manter desperto, e considere substituir o seu colchão e/ou almofada, se acredita que o seu conjunto de descanso não é suficientemente cómodo.
- Considere realizar certos hábitos diurnos: se não dorme cronicamente, reconsidere atividades diurnas que podem estar a contribuir para a sua falta de sono. Assegure-se de que desfruta o suficiente da luz diurna, e de que faz exercício durante o dia, assim como de evitar o café, sobretudo nas horas próximas a deitar-se, e utilize a cama apenas para dormir e ter relações sexuais. Além do mais, também pode ser vital evitar passar demasiado tempo em frente aos écrans e monitores.
Como pode ver, as horas de sono não se recuperam, por isso é muito importante que tratemos de dormir o suficiente todas as noites, sem exceção. Não hesite em gastar tempo no seu descanso, pois vai valer muito a pena!