As cãibras noturnas nas pernas
São muitas as causas que nos podem impedir de dormir bem pelas noites. Uma delas são as cãibras noturnas nas pernas, um problema do qual sofrem muitas pessoas, e que pode incluso causar insónias.
Tratam-se de episódios de dor curtos, que surgem porque um músculo ou grupo muscular da nossa perna se contrai súbita, intensa e involuntariamente. O mais habitual é que afetem os gémeos, ou os músculos dos pés, e aparecem sobretudo quando estamos deitados na cama.
Ainda que costumem acontecer sobretudo em pessoas mais idosas, o certo é que podem surgir em qualquer etapa da vida, ainda que a frequência aumente com a idade, tal como indica a doutora Paloma Henares García.
Quais são as causas das cãibras noturnas nas pernas?
As possíveis causas das cãibras nas pernas são muitas. Dependendo da pessoa e das suas características, podem variar, ainda que, segundo indica a doutora, estas cãibras costumem ser idiopáticas, ou, por outras palavras, de causa desconhecida.
De qualquer maneira, algumas das possíveis causas destas cãibras noturnas são as seguintes:
- Más posições ao deitar (especialmente quando são mantidas durante muito tempo)
- Algum problema concreto nas pernas ou nos pés (como pés planos, ou alguma anomalia similar)
- Desidratação (devido a suar excessivamente, ter experienciado episódios de diarreia, pelo tratamento por hemodiálise, exercício intenso…)
- Compressão dos nervos por possíveis problemas nas costas, como uma lesão da medula espinhal, ou um nervo comprimido nas costas ou no pescoço
- Associados ao exercício
- Alterações de fluidos e eletrólitos (hipomagnesemia, diarreia crónica, hipocalcemia, hemodiálise, hiponatremia, hipo e hipercalemia)
- Falta de irrigação nas pernas (que pode ser devido a uma patologia denominada enfermidade arterial periférica)
- Gravidez (podem dar-se cãibras devido a uma falta de magnésio)
- Enfermidades metabólicas, como alcoolismo, diabetes, hipomagnesemia (magnésio baixo no sangue), hipocalcemia (cálcio baixo no sangue) …
- Enfermidades que acontecem com alterações da postura ou musculares, como a enfermidade de Parkinson, ou outras enfermidades dos nervos, ou dos músculos.
Em qualquer caso, para diagnosticar estas cãibras noturnas e as suas possíveis causas, é necessário levar a cabo exames, tanto físicos, como neurológicos. Além do mais, também é imprescindível ter em conta o historial clínico de cada pessoa, que inclui os medicamentos que ingere, as características das suas cãibras, ou os antecedentes pessoais.
O tratamento das cãibras noturnas nas pernas
Segundo indica a doutora Henares García, a forma de parar as cãibras é alongando o músculo afetado. No entanto, existem outras medidas que possivelmente serão úteis, ante as cãibras noturnas:
- Exercícios de alongamentos das pernas
- Exercício antes de descansar em pacientes que levem uma vida sedentária, como por exemplo, com a bicicleta estática
- Manter os lençóis soltos (não demasiado ajustados), na zona dos pés
- Utilizar calçado adequado durante o dia
No momento em que se produza uma cãibra, recomenda-se:
- Andar
- Alongar o músculo da perna ou do pé contraído
- Aplicar água quente
- Dar uma massagem com gelo
Podem-se prevenir as cãibras musculares?
Dado que a sua causa é desconhecida, não é certo que possamos prevenir o aparecimento das cãibras noturnas nas pernas. No entanto, algumas medidas, como fazer exercício, beber líquidos suficientes, ou alongar os músculos, podem servir de auxílio.
Em qualquer caso, o melhor será consultar com o seu médico acerca da melhor solução possível para este problema. Um profissional poderá indicar a melhor solução nestes casos. O que nós lhe podemos recomendar é que tente levar um sono regular sempre que possa!