As 8 Melhores Infusões para Dormir

Nov 28, 2024 | CONSELHOS, DESCANSO | 0 comments

As insónias e os problemas para conciliar o sono afetam a milhões de pessoas em todo o mundo. Muitas vezes, procuramos soluções naturais e que nos ajudem a relaxar e a dormir melhor sem recorrer a medicamentos. E uma das opções mais populares pode ser encontrada nas infusões para dormir, que incluem ervas e plantas com propriedades relaxantes e sedantes.

Neste novo artigo da Maxcolchon vamos apresentar as 8 melhores ervas naturais para dormir e, além disso, indicar qual é a melhor infusão para dormir.

Benefícios das infusões para o sono

As infusões têm sido utilizadas durante séculos como remédios naturais para tratar uma grande variedade de doenças e problemas, incluindo as insónias. A principal vantagem de consumir infusões antes de dormir é que estas ervas relaxantes costumam ser mais suaves e têm menos efeitos secundários, em comparação com os medicamentos para dormir mais convencionais.

Além do mais, muitas destas plantas contêm compostos bioativos, como flavonoides e óleos essenciais, que atuam sobre o sistema nervoso para reduzir o stress e a ansiedade, dois dos principais fatores que podem interferir com um sono reparador. Tomar uma infusão para dormir é uma forma simples de introduzir um ritual relaxante antes de se deitar, o que também pode favorecer a desconexão mental e a preparação do corpo para o descanso.

Se está à procura de alternativas naturais para dormir profundamente, continue a ler este texto da Maxcolchon para descobrir que infusão é boa para dormir segundo a evidência científica e a tradição popular.

Infusões Recomendadas para Dormir

Existem muitas ervas e plantas naturais que nos podem ajudar a conciliar o sono, mas nem todas têm os mesmos efeitos em cada pessoa. Estas infusões promovem o relaxamento e reduzem o stress, além de melhorarem a qualidade do sono e reduzirem os despertares noturnos.

Em seguida vamos apresentar-lhe uma seleção com as infusões indicadas para dormir melhor, todas elas respaldadas por investigações científicas e pelo uso tradicional.

Cada uma destas infusões foi selecionada devido às suas propriedades calmantes, à sua acessibilidade, assim como devido à sua popularidade em distintas culturas como remédios naturais para dormir profundamente.

Quer saber qual é a melhor infusão para si de modo a que possa dormir bem?

Passiflora

A parte aérea desta planta contém inúmeras substâncias: flavonoides, fenóis, óleos essenciais… Mas, o que dizer das suas propriedades sedantes e/ou ansiolíticas? Por que é que esta planta é tão conhecida para conciliar o sono?

Ao que parece, a passiflora teria especificamente um poder ansiolítico. Assim o assegura uma investigação publicada em 2002 na revista Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics. Os investigadores deste estudo compararam este remédio popular com um ansiolítico, o oxazepam, utilizado habitualmente como tratamento no transtorno de ansiedade generalizada. Assim, concluíram que o extrato de passiflora seria um remédio eficaz para o controlo do transtorno de ansiedade generalizada, o que sugere que nos poderia ajudar a dormir melhor.

Falamos de uma planta comum e que pode ser encontrada em ervanários. Portanto, podemos tomar uma infusão de passiflora acompanhada de leite, mel ou açúcar antes de dormir.

Camomila

A camomila é um dos remédios naturais mais conhecidos na hora de fazer frente, quer a problemas de insónias, como a problemas gastrointestinais. No entanto, que evidência científica podemos encontrar no seu uso para dormir?

Esta mesma pergunta foi feita por cientistas da universidade de Ciências Médicas de Kashan, no Irão. Para determinarem a sua eficácia, os cientistas levaram a cabo um estudo em 2017 no qual utilizaram uma amostra de 60 pessoas idosas, de 60 anos ou mais, residentes no Irão.

Concluíram que, pelo menos nesta amostra de pessoas idosas, a camomila poderia melhorar significativamente a qualidade do sono. Parece, pois, que a camomila nos pode ajudar a dormir melhor!

Tília

A tília também é popularmente conhecida pelas suas propriedades relaxantes. De fato, trata-se de uma das infusões mais famosas para conciliar o sono, principalmente porque a podemos encontrar em qualquer supermercado e em ervanários.

A investigação acerca da Tilia tomentosa, também conhecida como tília, parece respaldar o seu uso para nos ajudar a conciliar o sono. Segundo várias investigações, tomar uma chávena de chá de tília na hora de ir dormir poderia ter efeitos relaxantes. A que se deveria isto? Basicamente, ao seu efeito neuroquímico no neurotransmissor GABA.

Valeriana

A valeriana é outra das plantas mais utilizadas para tratar problemas de insónias e de ansiedade. As suas raízes contêm compostos com efeitos sedantes e que atuam sobre o sistema nervoso, ajudando a acalmar a mente e a preparar o corpo para o sono.

A valeriana é especialmente recomendada para pessoas que sofrem de insónias crónicas ou que têm dificuldades para conciliar o sono devido ao stress.

Um estudo publicado na revista Sleep Medicine Reviews analisou várias investigações feitas sobre a eficácia da valeriana para melhorar o sono. Os resultados mostraram que esta planta pode reduzir o tempo necessário para conseguir adormecer e melhorar a qualidade geral do sono, fazendo da infusão de valeriana uma opção excelente para quem procura uma alternativa natural aos soporíferos.

Melissa

A melissa, também conhecida como cidreira, é outra das ervas naturais utilizadas para dormir que se destaca pelas suas propriedades calmantes. Esta planta é utilizada de forma comum para tratar a ansiedade, o nervosismo e as insónias. Os seus efeitos devem-se aos óleos essenciais que contêm, os quais atuam diretamente sobre o sistema nervoso.

Um estudo realizado em 2011 concluiu que a infusão de cidreira para dormir pode reduzir os sintomas de insónia em pessoas que experimentam stress moderado. Esta alternativa é ideal para quem procura aliviar a tensão diária e conciliar o sono mais facilmente.

Menta

A menta é conhecida, principalmente, pelas suas propriedades digestivas, mas também pode ser um aliado na luta contra as insónias. Beber uma infusão de menta antes de dormir pode ajudar a relaxar-se e a aliviar o mal-estar estomacal, o que facilita um descanso reparador. Além disso, o seu suave sabor converte-a numa opção agradável para terminar o dia.

Ainda que a evidência científica sobre os seus efeitos diretos no sono seja limitada, a sua capacidade para acalmar o sistema digestivo e relaxar os músculos converte-a numa boa opção para pessoas que sofrem de stress digestivo, algo que lhes pode atrapalhar uma boa noite de sono.

Lavanda

A lavanda é conhecida, principalmente, pelo seu agradável aroma, que se costuma utilizar em óleos essenciais para induzir o relaxamento. No entanto, também se pode consumir sob a forma de infusão, de modo a aproveitar as suas propriedades calmantes.

A lavanda já demonstrou ser eficaz na redução do stress e da ansiedade, o que, por sua vez, favorece um sono mais reparador. De fato, um estudo realizado em 2015 concluiu que as pessoas que inalaram óleo essencial de lavanda ou consumiram infusões desta substância antes de se deitarem experimentaram uma melhoria na qualidade do seu sono.

Rooibos

O rooibos é uma planta originária da África do Sul, famosa pelo seu sabor doce e suave. Ainda que não contenha cafeína, o rooibos é rico em antioxidantes que podem ajudar a reduzir o stress oxidativo e a favorecer um estado de relaxamento.

Ao contrário de outras infusões, o rooibos não tem efeitos diretos sobre o sistema nervoso, mas a sua capacidade para reduzir os níveis de cortisol, a hormona do stress, fazem desta planta uma opção ideal para incluir na sua rotina noturna.