A posição correta para adormecer um recém-nascido
Um bom descanso é fundamental para qualquer pessoa, mas torna-se ainda mais importante quando se trata dos menores. Para eles, tal como nos ocorre, uma boa posição à hora de dormir pode criar a diferença entre um bom e um mau descanso.
No caso dos bebés, isto pode até ser uma questão de segurança. Ao parecer, segundo os especialistas, existem certas posições em que os recém-nascidos não só não se encontram cómodos, como também expostos a problemas de saúde.
A melhor posição para adormecer um bebé: barriga para cima
Segundo a American Academy of Pediatrics, a posição correta para adormecer um recém-nascido é de barriga para cima, sobre as costas. Ao parecer, esta é a posição mais segura na qual pode dormir um bebé. Isto deve-se a que, nesta posição, existem menos probabilidades de que o recém-nascido sofra de síndrome de morte súbita infantil, ou por outras palavras, a morte repentina de uma bebé menor de um ano aparentemente saudável.
Este síndrome é responsável pela maioria das mortes de bebés que ocorrem nos Estados Unidos (mais que qualquer outra causa). Embora que ainda não seja clara a razão pela qual isto se sucede, parece que podia estar relacionada com o facto de que um bebé que dorme sobre o seu estômago inala menos oxigénio e expira menos dióxido de carbono. Isto podia ser porque respira todo o ar de uma pequena bolsa que se forma pela roupa de cama ao redor do nariz.
Que posições são importantes evitar?
Segundo a Associação Espanhola de Pediatria de Atenção Primária, é importante não deitar o recém-nascido de barriga para baixo. Ao parecer, colocar o bebé na postura de barriga para baixo com a cabeça de lado para dormir (postura conhecida como posição de bruços) poderia aumentar o risco de morte súbita do bebé.
Tanto é que o Livro Branco da Morte Súbita do bebé assegura que existe uma relação indiscutível entre esta postura dos bebés a dormir e a síndrome de morte súbita. De facto, parece que a probabilidade de que o bebé sofra de morte súbita quando dorme de barriga para baixo seja de entre 3 a 9 vezes superior do que qualquer outra posição.
Por essa razão segundo os médicos o mais recomendável é colocar o bebé de barriga para cima quando o deitamos. Trata-se da posição mais correta e mais segura que se conhece. Esta recomendação de colocar um recém-nascido na posição correta para dormir aplica-se a todos os bebes com idade inferior a um ano, sendo especialmente importante durante os primeiros seis meses, quando existe uma probabilidade mais alta de síndrome de morte súbita.
E a posição lateral?
Segundo a pesquisa realizada sobre as posições em que colocar um recém-nascido, a posição lateral diminui o risco de morte súbita em comparação com a postura de barriga para baixo. Em concreto, a posição lateral diminui até cinco vezes mais este risco. Porém, continua a existir um risco considerável de síndrome de morte súbita: em concreto, o risco é duas vezes superior em comparação à posição de barriga para cima.
Para diminuir este risco, caso coloque o bebé de lado, os especialistas recomendam levantar o braço inferior para a frente (assim fica preso ao colchão) para que bloqueie e evite assim que o bebe se gire de forma natural e se coloque de barriga para baixo.
Em qualquer caso, parece que o mais seguro é deitar o bebé sobre as costas, ao menos durante o primeiro ano de vida. Porém, esta postura não é o único que importa para assegurar-nos de que o recém-nascido tenha um bom descanso. Se colocamos o bebé sobre superfícies macias e porosas, que não estão especificamente indicadas para o seu descanso, podemos correr o risco de que se coloque de barriga para baixo ou que o seu descanso não seja o ideal.
Dado que o tempo que o bebé há de estar no berço normalmente é de dois anos, convém escolher um bom colchão para que o descanso até esta idade seja ótimo e suficiente. Por isso convidamos-lhe a dar uma vista de olhos aos distintos modelos de colchões para berço que dispomos na Maxcolchon, assim como as capas transpiráveis para estes colchões, que protegem o colchão de fluidos durante o seu uso e que proporcionam um descanso suave e transpirável ao bebé.
Agora que sabe qual é a posição correta para adormecer um recém-nascido, recomendamos-lhe tratar de que o seu bebé durma assim todas as noites. Desta maneira, nos asseguramos de que o seu descanso seja seguro, e com um bom colchão ainda mais!